Quais os principais desafios e dilemas do agronegócio atualmente? O panorama completo que traz respostas a essa pergunta foi apresentado ontem, 14, durante o 14º Congresso de Marketing do Agro – ABMRA. Promovido para ser palco de debates e discussões sobre os principais temas relevantes para os membros e não membros do agro nacional, o encontro contou com o apoio de diversos veículos e empresas que se destacam no agronegócio brasileiro. E a MundoCoop, um dos principais veículos sobre o cooperativismo no país, foi mídia oficial deste grande evento.
Com a presença de mais de 20 especialistas convidados, o Congresso que começou na manhã de ontem e foi até o fim do dia, se propôs a realizar uma reflexão sobre como a comunicação e o marketing podem ser grandes aliados do agro nacional.
Para iniciar os trabalhos, a abertura oficial contou com as presenças de Roberto Rodrigues, Ex-Ministro da Agricultura; Jorge Espanha, Presidente do Conselho Consultivo da ABMRA; Liliane Bortoluci, Diretora Responsável pelo Congresso ABMRA e Ricardo Nicodemos, Presidente da ABMRA. Em sua fala, Rodrigues, que ficou à frente do Ministério da Agricultura de 2003 a 2006, destacou alguns dos feitos do setor, que vem crescendo exponencialmente nos últimos anos.
No decorrer do dia, diversas palestras buscaram trazer um olhar inédito sobre o papel da comunicação no agro. Um dos grandes destaques foi a divulgação da pesquisa “Percepções Sobre o Agro. O Que Pensa O Brasileiro”, idealizada pelo Movimento Todos a Uma Só Voz. Segundo o estudo, 7 em cada 10 pessoas possuem uma percepção positiva em relação ao Agronegócio. Paulo Rovai, Coordenador Geral da Pesquisa, destacou durante a apresentação um importante recorte: quem já trabalhou (84%) ou tem parentes que trabalham no Agronegócio (80%) avaliam o setor de forma mais positiva. Além disso, a faixa etária de 30 a 59 anos tendeu a ser mais crítica que o total da amostra em aspectos ambientais. “Para esta faixa etária, o Agro é mais descrito como responsável por impactos ambientais e má utilização de recursos hídricos”, apontou o coordenador.
Outra importante pesquisa que teve parte de seus resultados divulgados durante o Congresso foi a “8ª Pesquisa ABMRA Hábitos do Produtor Rural”, que traz um recorte minucioso sobre os principais hábitos do produtor brasileiro, além do perfil completo dessa população. Segundo o levantamento, a população jovem que faz parte do agro vem crescendo no Brasil. Hoje, por faixas de idade, os indivíduos situados na faixa dos 18 aos 40 anos vem aumentando sua presença no campo, enquanto os grupos a partir dos 41 anos, tem visto sua presença cair nos últimos anos. Quando comparado com anos anteriores, a média de idade dos produtores passou de 48 anos, para 45,4 na última pesquisa. “De 2013 para cá, um dado interessante que pode ser visto é a fusão de tradição e conhecimento, e conhecimento tecnológico juntos na propriedade rural”, frisou Claudino, engenheiro agrônomo responsável pela área de business intelligence para o Brasil e América do Sul na S&P Global.
Além das pesquisas, grande destaque do evento, o Congresso ainda contou com palestras internacionais, com a participação de nomes que estão redefinindo a forma como a agro produz. Entre eles, Stephen James, diretor do projeto “Got Milk”, da Associação dos Produtores de Leite da Califórnia, EUA, que trouxe a história da campanha que veicula desde 1993, responsável pelo aumento do consumo de leite no país. aumentou muito o consumo de leite. Para completar, Ivonne Kinser, vice-presidente de marketing do ‘Avocados From Mexico’, contou como a marca chegou ao Super Bowl (um dos principais eventos do esporte norte-americano) e o papel do projeto de comunicação nesta conquista.
Por Redação MundoCoop, com informações da Assessoria de Imprensa ABMRA
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