Foi com um grande debate entre candidatos de diferentes cargos e partidos políticos que o Sistema OCB/RJ – composto pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio de Janeiro e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Rio de Janeiro (Sescoop/RJ) – lançou o seu Programa de Educação Política. Realizada pelo Canal do YouTube da entidade no último dia 28, uma live reuniu 18 candidatos a cargos do Legislativo e do Executivo de 12 partidos que apresentam as suas propostas ao segmento cooperativista do estado do Rio de Janeiro.
Na abertura dos trabalhos, o presidente do Sistema OCB/RJ, Vinicius Mesquita, salientou que a iniciativa marcava o início do Programa de Educação Política do Sistema OCB/RJ, cujo objetivo é colaborar para que as cooperativas entendam melhor os mecanismos de funcionamento dos poderes e tenham uma aproximação maior com seus representantes nas diversas esferas de decisão.
“Convidamos candidatos que tenham interesse em defender os nossos princípios, o nosso modelo econômico, que é o cooperativismo. No Rio de Janeiro, temos a missão de transformar o Rio em um Rio mais Coop. Hoje estamos lançando nosso Programa de Educação Política. Queremos que as pessoas entendam o papel dos parlamentares, do Executivo, entendendo como funcionam os poderes para que assim nos ajudem na luta pelo desenvolvimento do Cooperativismo no Rio de Janeiro”, explicou.
Em seguida, o presidente da Organização das Cooperativas do Paraná (Sistema Ocepar), José Roberto Ricken, apresentou sua experiência no Programa de Educação Política que desenvolveu em seu estado e que serve de modelo para o Sistema OCB/RJ. Instituída em 2018, a iniciativa conquistou o apoio da Organização de Cooperativas do Brasil, o Sistema OCB Nacional.
“Começamos em 2018, de forma pioneira, nosso Programa de Educação Política. Queríamos, dos 30 parlamentares do Paraná influenciarmos pelo menos 10 com a nossa pauta. Conseguimos 12 adesões e criamos uma rede de informação no meio cooperativo. Repetimos isso em 2022 de uma forma mais bem organizada, com a coordenação da OCB Nacional. Mantivemos a linha da educação política. Tomamos a iniciativa de ajudar os parlamentares nas pautas voltadas para o cooperativismo”, explica o presidente da Ocepar.
Os debates continuaram com a participação da desembargadora do Tribunal Regional Eleitoral do RJ, diretora da Escola Judiciária Eleitoral do TRE-RJ e diretora do Instituto de Advocacia Racial e Ambiental, Kátia Junqueira, que abordou o tema “A importância e segurança do Processo Eleitoral e de ações educativas que promovam o voto consciente”.
Em sua fala, a jurista parabenizou os organizadores do encontro, destacando a relevância de iniciativas voltadas para esclarecer as pessoas com relação à importância do voto. “É uma honra estar nesse debate. Percebo que o Sistema OCB/RJ e, pelo que vi do Sistema OCB do Brasil inteiro, está muito envolvido com esse programa de Educação Política que é um serviço promovido a favor dos eleitores, a favor do direito de voto, que é um direito tão importante para o valor do cidadão. Temos que valorizar o nosso direito de voto”, destacou.
O superintendente do Sistema OCB/RJ, Abdul Nasser, mediou o debate que contou com a participação dos candidatos a deputado estadual: Dr. Bernardo Barros (PL); Jorge Felippe Neto (Avante); George Neder (Novo); Wesley Teixeira (PSB); Paulo Ramos (PDT); e Mônica Francisco (PSOL).
Também participaram os candidatos a deputado federal Alexandre Freitas (Podemos); Christino Áureo (Progressistas); Martha Cardoso (Republicanos); Hugo Leal (PSD); Alencar Dacíolo (PDT); e Otávio Leite (União Brasil). Estiveram presentes ainda o candidato ao Senado Federal, Cabo Daciolo (PDT); e o candidato ao governo do Rio, Paulo Ganime (Novo).
Fonte: Assessoria de Imprensa do Sistema OCB/RJ
Discussão sobre post