O Sistema OCB/GO deu início a um projeto que levará a cultura cooperativa a alunos matriculados nas escolas do Serviço Social da Indústria em Goiás (Sesi/GO). A parceria vai possibilitar o ensino do cooperativismo e empreendedorismo a estudantes de 6 a 9 anos matriculados em unidades do Sesi. As atividades pedagógicas serão realizadas, incialmente, por 13 professores já capacitados pelo sistema cooperativista, que multiplicarão os ensinamentos na rede.
“Esse projeto é uma forma de materializar o que tanto queríamos, mas não sabíamos como fazer: levar o cooperativismo e o empreendedorismo para as escolas”, disse Luís Alberto Pereira, presidente do Sistema OCB/GO. Certo de que as cooperativas serão apresentadas como uma opção de empreendimento diferenciado e com bons resultados, o presidente entende que os pequenos vão compreender e absorver, como princípio e prática, a ideia de que “cooperar é melhor do que competir”. “E isso, a longo prazo, pode gerar a uma grande transformação econômica e social”, destaca Luís Alberto.
O presidente da Federação das Indústrias de Goiás (Fieg), André Rocha, também destacou a importância da iniciativa. “Ensinar esses conceitos, além de ser uma ação cívica, é pensar no futuro e prezar diferenciais para nossos alunos.”
Para que o projeto aconteça, o Sistema OCB/GO firmou um convênio com o Sesi/GO, na sede da Fieg, na tarde desta segunda-feira (28/04). O documento foi assinado durante a 25ª reunião de Diretoria Plena e Executiva, Presidentes de Sindicatos e Executivos e Conselhos Temáticos.
Os estudantes terão contato com o Projeto SementesCoop, voltado para o ensino do cooperativismo, e o suporte da plataforma Jogar + Aprender, idealizada pelo Sistema OCB Nacional. A ferramenta disponibiliza uma série de produtos educativos, como jogos e cursos, sobre temas diversos.
Além disso, serão oferecidos cursos de capacitação a mais educadores, com acesso gratuito a material didático especializado, e o suporte da plataforma “Jogar + Aprender”, para o desenvolvimento das atividades pedagógicas.
Expansão
No SementesCoop, as crianças assistem a uma série de vídeos com linguagem adaptada à faixa etária e que apresentam os conceitos básicos do cooperativismo. Os alunos também respondem a um quis e recebem certificados.
Já a plataforma Jogar + Aprender tem atividades, vídeos e jogos sobre temas como empreendedorismo, cooperativismo, educação socioemocional e inclusão. Essa capacitação moderna e gamificada será introduzida inicialmente em cinco escolas do Sesi em Goiás, nas cidades de Goiânia, Rio Verde, Rio Quente, Mineiros e Luziânia.
Entretanto, segundo a gerente de educação básica do Sesi, professora Márcia Farinella, todas as unidades de Goiás participarão do projeto, a partir de 2026. O objetivo, a longo prazo, é levar essa formação também para a rede pública de ensino.
O superintendente do Sesi/GO e diretor regional do Senai/GO, Paulo Vargas, destacou ainda que as escolas vão “associar a experiência do Sesi na educação, com a expertise da OCB/GO no cooperativismo.”
Fonte: Sistema OCB/GO