Com o objetivo de promover a inovação nas cooperativas do Estado de Goiás, o Sistema OCB/GO firmou um convênio com o Sebrae/GO. O evento de lançamento do Programa Inovacoop Goiás foi realizado nesta terça-feira (20/09), com a presença do presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira; do diretor de Tecnologia e Gestão do Sebrae/GO, João Carlos Gouveia; do Superintendente do Sistema OCB/GO, Jubrair Gomes Caiado; da representante da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi-GO), Sheila Pires; do vice-reitor da UFG, Jesiel Carvalho, e do consultor de inovação, Igor Montenegro.
O programa foi apresentado pelo consultor, Igor Montenegro, para representantes de cooperativas, autoridades e colaboradores e visa implementar um conjunto de projetos destinados a estimular o segmento cooperativista na implantação de novas tecnologias, na transformação digital dos negócios existentes, na inovação de produtos/serviços, processos, marketing e na criação de novos negócios, por meio da interação entre o conhecimento adquirido pelos cooperados, dirigentes e empregados. As ações têm foco em empresas já existentes (spin-offs) ou empresas novas e que tenham como característica a inovação (startups).
Para o presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, a assinatura do convênio com o Sebrae/GO formaliza uma parceria que já existia com foco no ambiente de inovação. “Esse é um programa perene que estamos desenvolvendo com objetivo de provocar o cooperativismo para o anseio por projetos inovadores. Estamos no caminho certo e que possamos continuar juntos”, agradeceu.
Apoio
Segundo a representante da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação, Sheila Pires, o Sebrae/GO e o cooperativismo são importantes parceiros no ecossistema de inovação do estado de Goiás. “As cooperativas de modo geral trazem cooperação e complementariedade, elementos para o trabalho em cadeia. O cooperativismo nos ensina a trabalhar cooperando para competir. Essa junção é uma oportunidade singular para de fato somarmos ao sistema de inovação. Contem com todo apoio da Sedi”, revelou Sheila.
Inovar
De acordo com o consultor Igor Montenegro, o momento que vivemos é de transformação em todo mundo. Para ele, o cooperativismo, com toda sua força de crescimento, está enfrentando a concorrência da inovação digital de empresas inovadoras. “É preciso então estruturar o contra-ataque com uma jornada para preparar as cooperativas para uma transformação digital com a elaboração de projetos inovadores não só no digital, mas também em outras áreas como processos, marketing, organizacional e produtos. A ideia é ajudar as cooperativas a alcançarem a inovação”, revelou o consultor.
Fonte: Sistema OCB/GO – Sescoop GO
Discussão sobre post