Pensando em preparar seus colaboradores para temas que orientam a prática profissional cotidiana, o Sistema OCB/ES realizou o primeiro encontro do seu Projeto de Capacitação e Treinamento no último dia 27 de dezembro. Todos os colaboradores da organização se reuniram no auditório da instituição para conhecer os objetivos da iniciativa e, em um segundo momento, aprofundarem seus conhecimentos sobre um tema que hoje é fundamental para as empresas: a segurança da informação.
O projeto está capacitando os membros da organização para temas como compliance, mudança de normativos internos, Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), condutas profissionais e cultura organizacional. Os encontros ocorrerão pelo menos uma vez por mês. A meta é que, ao final de 2023, os colaboradores tenham uma nova percepção coletiva acerca da importância e finalidade dos assuntos abordados.
A assessora jurídica do Sistema OCB/ES Juliana Linhares conduz o projeto junto com outros colaboradores. Ela lembra que capacitar e treinar é um dos dez pilares contemplados por um programa efetivo de compliance. A assessora também enxerga esse método como um instrumento de gestão.
“Não basta adequar processos e documentos e não mudar a cultura organizacional. Para que as mudanças que ocorrem em uma organização gerem resultados efetivos, a transformação deve começar e terminar nas pessoas”, avalia Linhares, frisando o protagonismo dos colaboradores para viabilizar transições nos ambientes profissionais.
O programa possui quatro pilares, que formam etapas: comunicar novas condutas e normativos, treinar as equipes sobre o que foi comunicado, revisar aquilo que foi implementado para avaliar se os objetivos foram atingidos e corrigir as mudanças executadas, caso necessário. O resultado esperado é manter as ações diárias dos colaboradores alinhadas à estratégia do Sistema OCB/ES.
“O programa é fundamental para que as pessoas internalizem os objetivos da organização e saibam para onde devem caminhar a fim de acompanhá-la, seja por meio de suas condutas, obedecendo as legislações e documentos internos, ou agindo de acordo com os princípios cooperativistas e demais normas em busca da conformidade, efetividade e entrega de resultados”, observa a assessora jurídica.
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
Um dos temas que está diretamente ligado à conduta dos colaboradores é a segurança da informação. Everaldo Sather, coordenador de Tecnologia da Informação do Sistema OCB/ES, destrinchou o assunto durante o primeiro encontro do Projeto de Capacitação e Treinamento. O profissional explicou aos colaboradores da organização as vantagens de agir de forma ética em relação aos dados. Um dos benefícios é ajudar a preservar informações essenciais para o funcionamento e integridade da entidade ou empresa em questão, explica Sather.
“Quando orientamos bem os colaboradores de uma organização sobre a segurança da informação, conseguimos inserir em suas rotinas de trabalho os cuidados no manuseio, armazenamento e compartilhamento de dados relevantes. Com as atitudes certas podemos evitar perdas parciais ou totais de informações e até mesmo impedir o acesso de pessoas não autorizadas aos dados de uma empresa, seja essa ação intencional ou não”, conclui.
Fonte: Sistema OCB/ES
Discussão sobre post