A unidade goiana do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/GO) comemora 24 anos de fundação (completados no dia 28 de outubro) com uma marca histórica: 965 mil pessoas beneficiadas ao longo de sua história. Somente neste ano, 44 mil pessoas já foram atendidas no Estado pela entidade – braço educacional do Sistema OCB/GO –, seja com o acesso direto a cursos e treinamentos profissionalizantes ou com ações de promoção social.
Para o superintendente do Sistema OCB/GO, Jubrair Gomes Caiado, é difícil destacar uma conquista marcante, em meio a um cenário de tanto progresso para o cooperativismo. “Com o Sescoop/GO, as cooperativas podem realizar diagnósticos de gestão, governança e desempenho econômico-financeiro, focando as capacitações nas suas reais necessidades. Temos visto, ao longo desses 24 anos, um crescimento enorme no faturamento, no número de empregados e de cooperados das cooperativas. Para se ter uma ideia, em 2023, até agora, já são mais de 11 mil horas de atividades realizadas”, diz.
A rápida e crescente evolução do cooperativismo goiano, como apontou o anuário publicado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), tem influência direta na profissionalização da gestão. Em 2022, o Sescoop/GO ofereceu mais de 1.250 atividades, distribuídas em cursos (presenciais e virtuais), treinamentos, palestras, seminários, workshops e diversas outras opções. Também tem disponível uma plataforma de Educação a Distância, na qual o cooperado tem acesso a mais de 160 cursos on-line gratuitos, com linguagem acessível, focados na especificidade do cooperativismo em diversas áreas (Marketing, Educação Financeira, Contabilidade, Tecnologia da Informação, Liderança, dentre outros).
As cooperativas goianas superaram a marca de R$ 30 bilhões em receitas, em 2022. Atualmente, são sete os ramos do cooperativismo: o agropecuário, que lidera com 82 cooperativas, seguido pelo transporte (50), saúde (44), crédito (32), trabalho, produção de bens e serviços (25), infraestrutura (15) e consumo, com 12 cooperativas. No último ano, o número de cooperados bateu na casa dos 465 mil e o de empregados, quase 16 mil. Com a formação profissional alavancada, o cooperativismo passou a contribuir com 11% do Produto Interno Bruto (PIB) de Goiás.
Fonte: A Redação
Discussão sobre post