A primeira edição do LegadoCoop, realizado nos dias 15 e 16 de maio, em Nova Petrópolis, o berço do cooperativismo brasileiro, encerrou com resultados expressivos e grande impacto para o setor. A MundoCoop, mídia parceira e oficial do evento, esteve presente e acompanhou as principais novidades.
Reunindo mais de 1000 participantes e 260 cooperativas de diversas partes do Brasil. Segundo a organização, foram ao menos 13 estados presentes, além do Distrito Federal; além de participantes do Chile, Uruguai, Argentina e do palestrante internacional RAJ SISODIA, indiano que reside nos Estados Unidos.
Realizado na Linha Imperial, que traz um significado histórico para o cooperativismo nacional, a primeira edição do LegadoCoop consolidou o seu foco no fortalecimento do cooperativismo, através da gestão e da inovação. Em uma programação de mais de 17 horas de conteúdo, distribuídas em dois palcos simultâneos, os participantes puderam ter contato com nomes de destaque do mercado, especialistas nas mais diversas áreas de interesse do grande público.



Entre os destaques, o LegadoCoop reuniu nomes do cenário nacional e internacional, incluindo o renomado autor e cofundador do movimento Capitalismo Consciente, RAJ SISODIA; o especialista em criatividade, inovação e futurismo, MURILO GUN; ALEXANDRE PELLAES, especialista em novos modelos de gestão e RH; MARTHA GABRIEL, referência em inovação e inteligência artificial; e ARTHUR IGREJA, especialista em tecnologia e futuro dos negócios.
Heloisa Helena Lopes, presidente da Casa Cooperativa de Nova Petrópolis e vice-presidente do Conselho de Administração da Sicredi Pioneira, destacou o propósito do evento em fortalecer as conexões entre cooperativas, lideranças e comunidades. “Este evento foi uma oportunidade de reafirmar nosso legado e demonstrar que, juntos, podemos enfrentar desafios e promover um futuro mais colaborativo e inclusivo. O LegadoCoop 2025 superou nossas expectativas e confirmou a importância de criar espaços que valorizem a história e o potencial do cooperativismo no Brasil”, afirmou.

MundoCoop destaca tendências e impulsiona novos debates
A MundoCoop, além de ser a mídia oficial do Legado Coop, desempenhou um papel central na programação do evento, promovendo discussões relevantes sobre o futuro e o legado do cooperativismo.
No dia 15, o painel “MundoCoop 25 Anos • Para além das metas” inaugurou os debates com uma conversa inspiradora entre Kasuo Yassaka, fundador da Yassaka, e Luis Cláudio Silva, sócio-diretor da MundoCoop. A dupla explorou a importância de equilibrar metas com o propósito fundamental que impulsiona as transformações no cooperativismo, ressaltando que o legado transcende os números.
A discussão ganhou um novo foco no dia 16, com o painel “ESG e a inovação financeira”. Mediado também por Luis Cláudio Silva, o debate contou com a participação de Maurício Rodrigues, CEO da ESGreen. Os participantes convergiram na ideia de que a inovação responsável, ancorada nos princípios ESG (Ambiental, Social e Governança), é um caminho inevitável para a sustentabilidade do cooperativismo e um compromisso com as futuras gerações.

Luis Cláudio Silva sintetizou a essência do evento, afirmando que “o verdadeiro legado coop é esse: pessoas que inspiram, ideias que movem e ações que transformam”. A MundoCoop, ao protagonizar esses momentos de reflexão, reafirma seu compromisso com o desenvolvimento e a evolução do movimento cooperativista.
Segunda edição é confirmada
Ao final do encontro, a organização confirmou a data para segunda edição, definida para os dias 12, 13 e 14 de maio de 2027, novamente em Nova Petrópolis. A expectativa é de um evento ainda maior em termos de alcance e impacto.
O LegadoCoop 2025 foi uma realização da Casa Cooperativa de Nova Petrópolis, com apresentação da Icatu Coopera e patrocínio de Sicredi Pioneira, Sistema OCB, FGCOOP, YASSAKA, Br Supply, Coletiva Educação Corporativa, Sistema Ailos, SICOOB, DBServer e COOPEEB. O evento contou com o apoio de Prossegur e ICEHOT, curadoria de conteúdo da Coonecta, parceria de mídia do MundoCoop e apoio institucional da Confebras e Sistema OCERGS. A organização ficou a cargo da Planeje + e o receptivo da Zeppelin Agência de Viagens e Turismo.
Por Redação MundoCoop, com informações de LegadoCoop e Sicredi
Fotos: Pêndulo Audiovisual