O contentamento das cooperativas do Espírito Santo com os serviços prestados pelo Sistema OCB/ES continua elevado. É o que revelou uma pesquisa de satisfação encomendada pela organização estadual e desenvolvida pela empresa Enquet, filiada à Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (Abep). De acordo com o levantamento, a média geral de satisfação das coops com os serviços prestados pela entidade e com o atendimento prestado é de 9,6 pontos, em uma escala de zero a 10.
A nota também foi alcançada em 2022 e em 2023, seguindo os mesmos parâmetros da pesquisa deste ano. Para o presidente do Sistema OCB/ES, o resultado evidencia a manutenção da qualidade dos atendimentos prestados pela instituição às cooperativas capixabas. “Fomos positivamente surpreendidos com a pontuação que alcançamos na primeira pesquisa, mas a partir daí fomos desafiados a manter a média, o que felizmente e com muito empenho temos conseguido cumprir”, celebra Dr. Pedro Scarpi Melhorim.
A metodologia da pesquisa foi quantitativa, realizada por meio de contatos telefônicos. A amostra é composta por 153 entrevistas com representantes de 79 cooperativas registradas no Sistema OCB/ES e que utilizaram pelo menos uma das soluções da organização estadual ao longo de 2024. A aplicação ocorreu entre 21 e 25 de novembro de 2024.
O diretor-executivo do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira, explica que as repostas obtidas auxiliarão a organização a entender os seus pontes fortes e identificar os que podem ser melhorados. “Enquanto clientes, as cooperativas enxergam na ponta a efetividade do nosso trabalho. Por isso, ouvi-las é essencial para mantermos os nossos serviços relevantes”, pondera.
Representação
Enquanto instituição que representa e defende os interesses das cooperativas capixabas, o Sistema OCB/ES tem o papel de intermediar diálogos com parceiros, por meio da participação em fóruns de discussão que influenciam o desenvolvimento das coops do estado. A pesquisa revelou que 98,04% concordam sem ressalvas que existe um envolvimento ativo por parte da entidade nesses espaços, enquanto 1,96% concordam em parte.
Com base na metodologia Net Promoter Score (NPS), em que os avaliadores são classificados como detratores (0 a 6), neutros (7 a 8) ou promotores (9 a 10), a pesquisa também mensurou o quanto os entrevistados recomendam o Sistema OCB/ES para grupos interessados em constituir cooperativas. A média ficou em 9,86 pontos, a maior desde 2022.
Com relação ao NPS geral desse indicador, a organização se mantém em uma zona de excelência, tendo alcançado o índice de 96,71%, o melhor resultado dos últimos três anos (91,95% em 2023 e 93,89% em 2022). Em 2024, não houve nenhuma resposta classificada como detratora.
Capacitações
Com o propósito de criar um ambiente favorável para o desenvolvimento do cooperativismo capixaba, o Sistema OCB/ES oferece uma gama de capacitações para as cooperativas do estado, além de investir financeiramente em projetos educacionais gerenciados por elas.
Dos entrevistados que afirmaram ter utilizado os serviços de formação profissional do Sistema OCB/ES, totalizando 143 pessoas, 98,59% concordam que a entidade promove capacitações conectadas à maioria das necessidades das cooperativas. Para 99,29% do público, a qualidade dos treinamentos é satisfatória.
A constatação de que as soluções de formação profissional melhoram a capacidade operacional da coops foi corroborada por 97,88% dos respondentes. Em relação à facilidade de conversar com o Sistema OCB/ES quando a coop necessita de capacitações, 99,29% dos participantes da pesquisa concordaram com a afirmação.
Propósito e gestão
Quando o assunto é o compromisso com o seu propósito, o Sistema OCB/ES é referência. Todos os entrevistados concordaram que a organização promove um ambiente favorável para o desenvolvimento do cooperativismo capixaba. A concordância total foi de 96,73%, enquanto a parcial foi de 3,27%.
A gestão da organização também teve uma avaliação de excelência, com uma média de 9,7 pontos, 0,2 pontos percentuais a mais que em 2023. Os itens avaliados foram o relacionamento com o poder público, o relacionamento com as cooperativas, o relacionamento com o mercado e a transparência.
Informação
A pesquisa revelou que as informações geradas pelo Sistema OCB/ES estão chegando até as cooperativas. Dos entrevistados, 100% disseram que se consideram informados ou muito bem-informados. De acordo com os respondentes, as principais fontes de informação institucional são o e-mail (41,3%) e o WhatsApp (37,9%). Os resultados ainda mostram que 97,4% avaliam os conteúdos enviados por e-mail como interessantes ou muito interessantes.