O atendimento do Sistema OCB/ES às necessidades das cooperativas tem superado as expectativas. É o que aponta uma pesquisa encomendada pela organização à empresa Enquet, filiada à Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (Abep). De acordo com o levantamento, a média geral de satisfação das coops com os serviços prestados pela entidade é de 9,6 pontos, em uma escala de zero a dez.
A mesma nota foi alcançada em 2022, quando a pesquisa foi aplicada pela primeira vez, com o intuito de mensurar e documentar a percepção dos clientes do Sistema OCB/ES sobre os serviços e produtos que a organização disponibiliza às coops capixabas. “Ficamos felizes que a nossa média tenha sido mantida, pois sempre primamos por um atendimento de excelência aos nossos clientes”, afirma o diretor-executivo do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira.
A pesquisa foi realizada entre os dias 9 e 16 de novembro deste ano, por meio de 152 entrevistas. Foram contempladas 89 cooperativas com relacionamento próximo e ativo junto ao Sistema OCB/ES. Os resultados mostram que a Organização Estadual de representação do coop segue na zona de excelência.
Além do índice de satisfação, a pesquisa aponta que 99% das coops entrevistadas concordam que a organização está cumprindo o seu propósito, que é promover um ambiente favorável para o desenvolvimento do cooperativismo capixaba. “Honrar a nossa razão de ser é primordial, e saber que estamos no caminho certo nos motiva a sempre aprimorarmos a nossa atuação”, celebra o presidente do Sistema OCB/ES, Dr. Pedro Scarpi Melhorim.
ENCANTAMENTO
O Sistema OCB/ES também alcançou notas elevadas em diversos outros aspectos. Um deles é o índice Net Promote Score (NPS), que identifica e contabiliza o percentual de clientes promotores, neutros e detratratores. Subtraindo a porcentagem de promotores dos detratores, chegou-se a um índice de 91,95%. Isso significa que o Sistema OCB/ES também está em uma zona de excelência quando se trata de encantar as cooperativas.
“O nosso esforço é para proporcionar serviços que possam surpreender pela sua qualidade, e não apenas atender às expectativas das cooperativas. É gratificante ter conhecimento de que essa diretriz esteja sendo reconhecida por elas”, expressa Carlos André, diretor-executivo da organização.
REPRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL
Dialogar com o poder público e demais parceiros do cooperativismo capixaba é um dos papéis que o Sistema OCB/ES desempenha com proeminência. Ao longo de 2023, a instituição tem atuado em defesa de uma série de pleitos do modelo de negócio, com destaque para a sanção de leis que instituem a Política Municipal do Cooperativismo. Somente este ano dez, municípios já implementaram a legislação.
Também foram acompanhadas conversas de órgãos públicos sobre temas atinentes à cafeicultura, à pecuária, à agricultura familiar, à regulamentação do transporte e diversos outros segmentos. Dada essa conduta, a pesquisa revelou que 99% dos entrevistados reconhecem o envolvimento do Sistema OCB/ES nos principais fóruns de diálogo e decisão.
INFORMAÇÃO, CONHECIMENTO E COMUNICAÇÃO
Manter as cooperativas a par de assuntos que sejam de seu interesse é outra frente de trabalho pela qual o Sistema OCB/ES se destaca. O questionário aplicado pela Enquet revelou que 98% das coops abordadas consideram a instituição uma fonte de informação. As redes sociais são um dos meios utilizados pela entidade para se comunicar, e 99% das coops que acompanham as postagens com regularidade avaliam que os conteúdos são interessantes.
Em complemento, 99% das coops entrevistadas afirmam conhecer os serviços ofertados pela organização estadual. Quase todas (98,5%) utilizaram as soluções de desenvolvimento humano disponibilizadas ao longo do ano, como os cursos e eventos sobre os mais variados temas. Por essa razão, 99% das coops concordam que o Sistema OCB/ES tem efetividade quando o assunto é capacitação, ou seja, entrega o que os seus clientes precisam.
Fonte: Sistema OCB/ES
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