Dois programas de Educação fiscal e cidadã do Observatório Social de Brusque (OSB Brusque) foram contemplados neste mês de agosto com recursos de editais de Fundo Social das cooperativas de crédito Sicoob MaxiCrédito e Sicredi Vale Litoral SC para o desenvolvimento de suas atividades. Além destes, o OSB Brusque tem parceria contínua com a Viacredi, por meio de termo de cooperação, para aplicação do Programa Observador Social Mirim.
Segundo o presidente, Evandro Carlos Gevaerd, é com muita alegria que o Observatório mantém essas parcerias. “Uma das principais missões é despertar o espírito de cidadania na sociedade, tornando-a proativa. E quando recebemos esse apoio de instituições tão consolidadas, temos a certeza de que estamos no caminho certo. Com certeza esses recursos serão muito bem aplicados”, comenta.
Na quarta-feira, 9 de agosto, as consultoras Priscila dos Santos Petermann e Mitchi Corrêa Galvão do Rio Apa, participaram de evento em Blumenau, onde foram apresentadas as entidades contempladas pelo recurso do Fundo de Desenvolvimento Social do Sicoob MaxiCrédito. O programa “Era uma vez, uma semente do bem”, de contação de histórias no formato virtual, foi um dos beneficiados.
Segundo a gerente de Brusque, Julia Camatti, a instituição acompanha as ações do OSB e a parceria é de longa data. “O trabalho que o Observatório faz é muito importante para a comunidade e é por isso que que a Maxi Crédito apoia. Existe muita honestidade e busca por trazer para os cidadãos toda a transparência de suas ações. A cooperativa já apoiava outro Observatório no Oeste e para mim foi um exemplo e quando veio esta oportunidade e fui pesquisar como eles faziam”, conta.
Na região do Vale do Itajaí foram 63 projetos beneficiados, com um valor que ultrapassa os R$ 600 mil.
Na noite de quinta-feira, 17 de agosto, a advogada voluntária, Mohana Zimmer Müller, esteve em Itapema participando de um evento do Sicredi Vale Litoral SC, onde foi realizada a entrega da premiação às entidades beneficiadas com o recurso do Fundo Social. O incentivo recebeu a inscrição de 203 projetos, através da plataforma Sicredi na Comunidade e destes, 161 foram aprovados, entre eles o programa “Observador Social Mirim”.
Segundo o gerente da agência Sicredi do Centro de Brusque e Angeloni, Leandro de Almeida, esse é apenas o início de uma parceria entre a entidade e a cooperativa.
“É uma satisfação saber que um projeto de extrema importância para nossa cidade e comunidade foi aprovado. Gostaria que não parasse apenas no fundo social e que a gente pudesse incluir outros projetos da entidade. A temática abordada pelo Observatório Social, especialmente nas escolas, é muito importante para nós e tem tudo a ver com o que propagamos, que é a questão cooperativismo”, resume.
A parceria com a Viacredi foi firmada em outubro de 2022, para manutenção e continuidade do programa Observador Social Mirim em todas as escolas públicas municipais, estaduais e particulares dos municípios de Brusque, Guabiruba e Botuverá.
Segundo o presidente da Viacredi, Sérgio Cadore, refletir com as crianças seus direitos e deveres como cidadãos, são fundamentais na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, portanto iniciativas como as do Observatório Social de Brusque são de fundamental importância. “Este programa desperta o interesse das crianças em acompanharem e participarem das ações e atividades da sua cidade, colocando em prática sua cidadania, reforçando a necessidade de cooperar cada vez mais com o desenvolvimento da sua comunidade”, enfatiza.
Fonte: Araguaia 104.5
Discussão sobre post