Com o objetivo de investigar, conhecer e observar as boas práticas do cooperativismo espanhol e português, bem como criar nova rede de negócios, o Programa de Gestão Avançada para Lideranças Cooperativistas do Sistema OCB/ES, o LiderCoop, realizou seu módulo internacional entre os dias 7 e 16 de novembro. A missão é a continuidade da formação on-line dos dirigentes e gestores das coops dos Ramos Saúde, Agro e Crédito capixaba, cujo módulo internacional contou com a participação da Coopeavi, Coobriel, Selita e Sicoob Espírito Santo (que representou oito cooperativas que integram sua central).
Os participantes passaram por seis meses de formação, somando 98 horas de capacitação sobre temas diversos como cenário político econômico; gestão estratégica de cooperativas; gestão da mudança; transformação digital e inovação; inovação em modelos de negócios; governança corporativa em cooperativas; finanças e gestão de risco financeiro; gestão estratégica de pessoas; gestão de riscos do negócio; sustentabilidade e prosperidade; liderança 4.0; e orientação para mercados.
Espanha
Na Espanha, a comitiva visitou a Federação de Cooperativas Agropecuárias, denominada AgroAlimentarias, e pôde conhecer de perto a atuação da organização que defende os interesses do coop agrícola no país. Os brasileiros puderam apresentar informações gerais sobre o desempenho do coop brasileiro e capixaba.
O grupo foi recebido na União das Cooperativas de Crédito da Espanha (Unacc) com apresentação sobre como o coop financeiro espanhol contribui para o aprofundamento do modelo cooperativo e seus valores.
Eles seguiram para a Embaixada do Brasil na Espanha, onde foram recebidos pelo embaixador Orlando Leite Ribeiro. Neste encontro, eles também foram recepcionados pelo chefe do Departamento de Promoção Comercial, conselheiro Flávio Bettarello, e pela embaixatriz do Brasil, Andressa Beig. O encontro debateu as oportunidades e entraves para as exportações das coops capixabas para Espanha e União Europeia.
Em Mondragon, no país Basco, a comitiva conheceu o maior grupo cooperativo do mundo. A visita guiada na estrutura da Corporação Mondragon permitiu aos brasileiros conhecerem a história e o panorama atual das coops vinculadas ao sistema por meio da experiência Mondragón. Participaram ainda de workshop sobre inovação e liderança de cooperativas, oferecido pelo Instituto de Estudos Cooperativos Lanki. A instituição, criada em 2001, oferece serviços de ensino, treinamento, assistência técnica e pesquisas sobre os diferentes aspectos da gigante Mondragon. Os capixabas somaram conhecimentos com o modelo de governança cooperativa e intercooperação da gigante do país Basco.
As visitas foram encerradas na Cooperativa Bodega Vinícola Cuatro Rayas, uma das mais prestigiadas do país por seus vinhos verdes. A coop é reconhecida nos mercados estrangeiros e produz e distribui vinhos Sauvignon Blanc, Tempranillo, Viura e Palomino Fino. Tem ainda, o selo “verde & social”, pelo comprometimento e respeito ao meio ambiente, além de um modelo que tem contribuído para a sucessão familiar, mantendo jovens na produção de uva e atuantes na cooperativa.
Portugal
Em Portugal, o grupo participou do curso Geopolítica e o impacto nas Organizações e na Economia Mundial, ofertado pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Porto (Iscap). O instituto foi criado em 1886 e abarca áreas de contabilidade, administração, marketing, comércio internacional, comércio eletrônico, comunicação empresarial, assessoria e tradução.
O objetivo da capacitação foi levar informações e reflexões sobre a geopolítica mundial com base nos principais acontecimentos dos últimos anos: guerra, pandemia, eleições na Europa e outros temas que impactam as organizações. A capacitação instigou sobre as tendências, perspectivas e oportunidades geradas por essas realidades.
A coop com viés social, Cooperativa Antônio Sérgio de Economia Social (Cases), que atua desde sua fundação na promoção, fortalecimento e qualificação no segmento de economia social, foi o próximo destino do grupo. A comitiva conheceu de perto como ela estimula o potencial da economia social e das suas organizações em defesa de todos.
Já na Confederação das Cooperativas Agrícolas e de Crédito (Confragri), última visita da agenda, absorveram conhecimentos para o crescimento e desenvolvimento dos dois setores de forma equilibrada.
Coops capixabas
As brasileiras também são destaques dentro de suas áreas de atuação. Confira abaixo o potencial de cada uma:
- A Cooperativa Agropecuária Centro Serrana (Coopeavi) conta com 17 mil cooperados e atua nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia. Seus serviços estão disponíveis em suas lojas agropecuárias, supermercados, fábrica de ração e posto de gasolina. Ela é referência na produção de lácteos como doce de leite, manteiga, queijos, iogurte, entre outros. Na linha de cafés, atua desde o grão verde até os industrializados nas linhas tradicionais e de qualidade. Possui ainda a certificação Fairtraide.
- A maior coop de café conilon do mundo, a Cooperativa Agraria dos Cafeicultores de São Gabriel (Cooabriel), tem mais de 6 mil cooperados e 400 colaboradores. Tem certificação do 4C e Unidades de Negócios. Seus serviços podem ser acessados em suas lojas agropecuárias, viveiros e armazéns. Além do café, atua também com a produção de pimenta do reino.
- A Cooperativa de Laticínios Selita (Selita) é a mais antiga do Espírito Santo, com mais de 83 anos de atuação. Com seus 1,6 mil cooperados e 350 colaboradores, oferece produtos lácteos como doce de leite, leite em pó, manteiga, queijo, iogurte, creme de leite, requeijão e leite longa vida. Seus serviços estão disponíveis em suas lojas de produtos lácteos e veterinária. Recentemente inaugurou o maior parque industrial de leite do estado.
- Com mais de 550 mil cooperados e 2 mil empregados, o Sistema Sicoob Espírito Santo atua também no Rio de Janeiro e na Bahia. São 169 agências distribuídas em 106 municípios, o que a consolida como maior cooperativa de crédito de livre admissão capixaba. Com amplo portfólio de produtos e serviços para os mais variados perfis de clientes, é considerada a melhor empresa de serviços financeiros e o maior grupo empresarial do estado.
Discussão sobre post