A Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), responsáveis pela iniciativa, anunciaram os contemplados da edição 2024 no último dia 18, com destaque para produções científicas de alta relevância para o cenário socioeconômico brasileiro.
Na categoria Desenvolvimento e Cooperativismo de Crédito, o artigo O Impacto das Cooperativas de Crédito no Desenvolvimento dos Municípios Brasileiros, produzido por Mateus Neves, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), em co-autoria com Valéria Fully Bressan, Marcelo Shinkoda, João Romero e Gustavo Henrique Souza, conquistou o 1º lugar. A pesquisa analisa os impactos positivos das cooperativas de crédito no desenvolvimento de pequenos municípios, com evidência à sua contribuição para o crescimento econômico sustentável. Em segundo lugar, foi escolhido o artigo A Cooperação entre os Sistemas de Garantia de Crédito e o Sistema Cooperativista de Crédito: Case CRECAXIAS FASE II, de Marcelo de Lima, da RS Garanti.
Guilherme Souza Costa, gerente do Núcleo de Inteligência e Inovação do Sistema OCB, explicou que a entidade incentiva a participação de pesquisadores em prêmios como esse com o objetivo de promover o desenvolvimento do movimento com ênfase em sua relevância e no fortalecimento econômico e social do Brasil. “Pesquisas e estudos colaboram para ampliar o reconhecimento do cooperativismo como um modelo essencial para o progresso sustentável. E, no caso do Prêmio ABDE-BID, a destacar os benefícios que as cooperativas de crédito garantem aos seus cooperados e comunidades onde atuam”, afirmou.
Incentivo
A premiação é fruto de uma parceria entre a ABDE, o BID e o Sistema OCB, com apoio de importantes instituições como a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL/ONU) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Para Guilherme, o prêmio também reflete o compromisso da entidade com o avanço do conhecimento científico no cooperativismo. “Ela reafirma nosso esforço em fortalecer a pesquisa acadêmica, especialmente no segmento de crédito, que é um motor de desenvolvimento econômico e social no país. Parabenizamos os vencedores por contribuírem com estudos de tamanha relevância”, disse.
Mateus Neves, principal autor do artigo vencedor, celebrou a conquista. “Esse trabalho é o resultado de meses de dedicação e colaboração de um grupo de entusiastas do cooperativismo e da ciência pública de qualidade. Foi recompensador unir esses esforços e verificar os resultados positivos das cooperativas de crédito no desenvolvimento dos pequenos municípios brasileiros. Receber este reconhecimento é motivo de muita gratidão. Agradecemos ao Sistema OCB pelo constante incentivo à pesquisa sobre cooperativismo no país”, comemorou.
Fonte: Sistema OCB