Eleva: times de excelência para impulsionar o coop. Esse é o tema de uma jornada criada em 2023 pelo Sistema OCB para fomentar o cumprimento de metas por parte das organizações estaduais do cooperativismo. A estratégia tem contribuído com o fortalecimento das cooperativas em todo país e com a alimentação de sistemas e diagnósticos que reúnem informações relevantes sobre o modelo de negócio.
Neste mês de janeiro, a Unidade Nacional divulgou os resultados das três metas que compuseram a jornada de 2024, alinhadas à meta do BRC 1 Tri, desafio do cooperativismo brasileiro que pretende movimentar R$ 1 trilhão e agregar 30 milhões de cooperados até 2027.
O Sistema OCB/ES, que representa as cooperativas do Espírito Santo, se destacou nas metas e conseguiu superar as marcas atingidas na edição anterior, tendo alcançado duas primeiras colocações e uma terceira posição.
As 27 organizações estaduais foram divididas em grupos e, assim como no último ano, o Espírito Santo fez parte do grupo 2, juntamente com as organizações estaduais da Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro.
“Sentimos uma satisfação enorme ao analisar os resultados do Eleva de 2024, especialmente ao compararmos o desempenho que obtivemos nesse ano com o da edição de 2023. Os dados revelam a evolução e o compromisso da organização com cada meta”, ressalta o diretor-executivo do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira.
O presidente do Sistema OCB/ES, Dr. Pedro Scarpi Melhorim, agradeceu as partes envolvidas no processo. “Gratifico todas as cooperativas capixabas, que participaram dos diagnósticos e forneceram informações relevantes, e a equipe do Sistema OCB/ES, que não mediu esforços para alcançar esses resultados excepcionais”, elogia.
A seguir, saiba como foi o desempenho do Sistema OCB/ES no Eleva 2024:
Meta AnuárioCoop
O objetivo da primeira meta era o preenchimento do fluxo “Anuário do cooperativismo” no portal SouCoop. Para passar dessa fase, ao menos 80% das cooperativas registradas e não suspensas do estado deveriam preencher os campos obrigatórios do fluxo.
O Espírito Santo foi o único estado de seu grupo a alcançar o objetivo em sua totalidade, tendo 100% das cooperativas preenchido os campos. Conforme previsto pelo regulamento, a organização estadual foi premiada com um Iphone.
1º lugar – ES
2º lugar – RJ
3º lugar – MS
Meta Fundecoop
Na segunda meta, a organização estadual deveria promover a realização dos diagnósticos que compõem o plano de ação do Bônus Fundecoop. Foram considerados dois pré-requisitos para que a unidade fosse aprovada para a última fase: o preenchimento de 50% da meta em cada diagnóstico e de 80% da soma de todos os diagnósticos planejados.
Todas as sete organizações estaduais atingiram esses resultados e receberão o bônus relativo à meta no ano de 2025. Como houve empate, o critério de desempate foi o maior número de diagnósticos aplicados. Com isso, o Espírito Santo alcançou a 3ª posição, sendo premiado com um notebook.
1º lugar – MT
2º lugar – GO
3º lugar – ES
Meta Atualização Cadastral
Na última fase da jornada, as organizações estaduais deveriam engajar pelo menos 60% de suas cooperativas a preencherem o fluxo “Atualização cadastral” na plataforma SouCoop.
Alcançando a primeira colocação pela segunda vez nesta edição, com 96% de adesão, o Espírito Santo recebeu do Sistema OCB outro Iphone como prêmio pelo alcance da meta.
1º lugar – ES
2º lugar – CE
3º lugar – BA
Fonte: Sistema OCB/ES