O Encontro Estadual do Programa Cooperjovem foi concluído, nesta quarta-feira (06/11), com uma atividade colaborativa muito especial. Divididos em grupos, os 380 participantes montaram 44 bicicletas infantis. Para surpresa de todos, ainda no encerramento, 44 crianças da rede municipal de educação de São José dos Pinhais entraram para receber os veículos em doação ali mesmo, no evento. O momento emocionou a todos, os pequenos, os agentes e os realizadores.
A atividade foi desenvolvida pela ODI Treinamentos. Nas mesas, ou ilhas, formadas para as montagens, havia ferramentas insuficientes para concluir a missão. Ou seja, os grupos tinham que interagir uns com os outros para conseguir montar a bicicleta. Sozinha, nenhuma ilha iria conseguir.
Segundo a coordenadora de Cooperativismo do Sescoop/PR, Eliane Lourenço Goulart Festa, na organização do Encontro, o Sistema Ocepar sempre pensa em exercitar o lado cooperativo de todos. “Essa atividade, além de prática, mexe com as habilidades e competências de trabalho em grupo e de comportamentos colaborativos”, afirma Eliane.
Emocionada, ela diz que esse fechamento, além de Cooperjovem, foi também um Dia de Cooperar que culmina em voluntariado e no olhar além dos muros da cooperativa, para a comunidade. “Esses projetos são nossos pontos altos. Que todos nós possamos crescer com eles”, completa.
Não apenas pelo grande e emocionante fechamento, mas por todos os demais momentos desses dois dias de encontro, a coordenadora do Sescoop/PR avalia como muito produtiva a edição de 2024. “Tivemos muitas trocas, reflexões importantes sobre os nossos desafios nas escolas de hoje, principalmente no de transformar a escola em um ambiente que traga também um aprendizado de cooperação e colaboração”, conclui.
Clientes
Se os professores e organizadores já se emocionaram com o gesto, imagine as crianças que nem sonhavam que ganhariam, como muitos, a primeira bicicleta. Os alunos, de 6 e 7 anos, são da Escola Municipal Papa Paulo VI, do município de São José dos Pinhais, e estavam no Encontro acompanhados da diretora Deise Voltolini.
“A nossa escola atende crianças em situação de vulnerabilidade social de todas as regiões de São José dos Pinhais. São crianças que já passaram por situações muito difíceis. Elas realmente precisam desse carinho, desse afeto e desse olhar. Eles estão maravilhados”, conta a diretora, também bastante emocionada.
A experiência, certamente, será levada para a vida; das crianças e dos participantes. A professora Taigra Begui, da Escola Municipal João Bertoli, de Ubiratã, onde o programa é apoiado pela Sicoob, participou do encontro pela primeira vez. “Eu nunca havia montado uma bicicleta antes. Foi muito desafiador e, ao mesmo tempo, muito interessante porque todo mundo cooperou e se ajudou”, comenta.
Ela gostou muito de toda a programação e sai do encontro animada para ampliar ainda mais o programa na escola. “Hoje aplicamos no primeiro e no quarto anos do ensino fundamental. Desenvolvemos vários jogos, trabalhamos o livrinho, distribuíamos as funções, que se revezavam, montamos cantinho da memória, destacando as principais atividades. Em 2024 realizamos sonhos, mas ainda tem muitos outros que queremos concretizar”, conclui Taigri.
A exemplo dos projetos desenvolvidos pela Escola Municipal João Bertoli, em 2024, Eliane Festa conta que foram 377 projetos do Programa Cooperjovem mapeados ao longo deste ano. “Que a gente possa expandir ainda mais. Nossa expectativa é que novas cooperativas possam aderir ao programa. A gente sabe que cada uma dessas ações são ações pelas quais o cooperativismo caminha para dentro da comunidade”, deseja a coordenadora de cooperativismo Sescoop/PR.
Fonte: Sistema OCB