• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Encontro discute comunicação e marketing como estratégia de negócio para as cooperativas

MundoCoop POR MundoCoop
23 de novembro de 2022
ACONTECE NO SETOR
img 1 14

img 1 14

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

No dia 11 de novembro, após o grande evento para firmar o compromisso de presidentes e executivos das cooperativas gaúchas com o RSCOOP150, foi a vez dos profissionais de Comunicação e Marketing se reencontrarem presencialmente para discutir estratégias de marketing para alcançar resultados reais do projeto RSCOOP150 e desenvolver cada vez mais o cooperativismo no Estado. O hub de inovação Instituto Caldeira, em Porto Alegre, foi o palco do encontro e inspirou os participantes a buscarem soluções de comunicação para os próximos cinco anos.

O presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann, realizou a abertura do evento, destacando a importância da comunicação no alcance do objetivo que é comum a todos: alcançar R$150 bilhões de faturamento até 2028. “A proposta é que haja um intercâmbio de ideias, conhecimentos, pois com diferentes experiências e saberes, podemos ir muito mais longe e muito mais rápido. Vocês são os olhos, os ouvidos e a boca dos associados e comunidade das cooperativas. Precisamos de vocês para chegarmos cada vez mais longe e mostrar à sociedade os diferenciais de competitividade das nossas cooperativas”, finaliza Hartmann.

Fortalecer a imagem e a comunicação do cooperativismo brasileiro é um dos desafios
do Sistema e temos trabalhado junto com as coops para que a sociedade brasileira conheça os valores e os diferenciais do nosso movimento. A gerente de Comunicação do Sistema OCB, Samara Araujo, apresentou a Campanha SomosCoop aos presentes e lembrou da importância do uso do carimbo SomosCoop para que o consumidor possa identificar facilmente produtos e serviços do coop e reconhecer que o que está adquirindo tem qualidade e carrega os valores do movimento.  

A gerente de Comunicação do Sistema Ocergs, Simone Zanatta, apresentou o time de Comunicação da casa, reestruturado para atender as demandas das cooperativas e pensar estratégias assertivas de marketing para o futuro da organização e do cooperativismo no Estado. Além disso, apresentou as novidades como a criação de perfil no LinkedIn e Instagram, lançamento do Prêmio de Jornalismo da Ocergs – com entrega prevista para setembro de 2023, e a consolidação de dois eventos para Comunicação e Marketing no próximo ano.

Networking em grupos de trabalho

Com o objetivo de emergir a inteligência coletiva, em parceria com a Escoop, os participantes foram divididos em grupos por ramos de atuação do cooperativismo para discutir os gaps, identificar os acertos e estabelecer para 2023 as prioridades das estratégicas de marketing e comunicação do coop, trazendo os profissionais de comunicação como peça peça-chave nisso.

Durante a manhã, os grupos definiram as estratégias para quatro áreas: estratégias para lideranças, assessoria de imprensa, marketing e redes sociais e comunicação institucional. A interação sobre as construções coletivas de cada grupo foi apresentada respondendo por que o tema deve
ser importante para o Sistema Ocergs; quais são as maiores dificuldades e acertos existentes em cada temática e quais devem ser as prioridades para o Sistema Ocergs para 2023? O objetivo da metodologia é que a Escoop e a Comunicação do Sistema Ocergs apresentem um relatório às cooperativas com as ações que serão o foco para o próximo ano.

LinkedIn Day e Pitch Day Coop

Os participantes puderam conhecer de perto as formas de otimizar os perfis das coops no LinkedIn, com estratégias de anúncios. Para Carlos Silva e Caroline Moura, Client Solutions Manager e Account Executive do LinkedIn, a plataforma é muito mais do que busca de emprego e sim uma forma de conectar-se a outras pessoas e empresas através de capacitação, vendas e publicidade. De acordo com o Relatório de Confiança Digital da Business Insider, a plataforma vem sendo avaliada como a mais confiável nos últimos cinco anos e os participantes receberam dicas de como começar ou manter um perfil da mesma forma.

O primeiro Pitch Day Coop foi preparado para criar uma conexão dos profissionais às principais tendências e soluções de marketing e comunicação corporativa. Para incentivar o “pensamento fora da caixa”, empresas do mercado foram trazidas para mostrar soluções reais e inovadoras.

A Soundthinkers, com alta expertise em projetos de Sound Branding, Sound UX e inovação, apresentou como desenhar soluções sonoras para a marca das cooperativas. A empresa Zeeng trouxe a possibilidade de análise de marcas concorrentes para melhorar a competitividade de mercado de marketing e comunicação para as coops. A empresa Adtail, especializada em alta performance discutiu como escalar resultados através do marketing no e-commerce e mostrou como unir tecnologia e comunicação para otimização de resultados. E, por fim, a Critério, especialista em reputação e opinião pública apresentou como fortalecer o principal ativo de marca e manter uma opinião pública positiva.

Comunicação como ferramenta estratégica de negócio

A palestra “7 maneiras de convencer seu gestor a colocar a comunicação como estratégia de negócio”, com a Fale Consultoras, especialista em Desenvolvimento Humano e Facilitação de processos de Comunicação, encerrou o evento com chave de ouro e possibilitou aos participantes levarem dicas para convencer a diretoria das cooperativas a enxergar a comunicação como estratégia de negócio para o alcance de resultados.

Apresente números, dados e fatos (números, números, números); dê um “choque de realidade” (a comunicação mudou o mundo); faça benchmarking e leve exemplos (não estamos sós!); esteja antenado(a) nas tendências; ensine sobre o tema; convide para participar de eventos de comunicação (forma eficiente de ficar por dentro das tendências, trocar ideias e acessar inovações do mercado, além de fortalecer networking); e se, depois disso tudo, ainda não foi possível convencer seu gestor, pergunte: por que não?

“Construímos e vivemos um encontro cheio de trocas de experiências e muita vontade de fazer a diferença nas nossas organizações. E fizemos isso porque não existe cooperativismo sem o ingrediente principal: as pessoas que transformam nosso movimento num modelo econômico e social que impacta a realidade de muita gente”, destaca a gerente de Comunicação do Sistema Ocergs, Simone Zanatta.

Se você perdeu nosso Workshop de Comunicadores, acompanhe as redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do Sistema Ocergs.

Saiba mais sobre o projeto que norteará o planejamento estratégico das coops gaúchas nos próximos cinco anos: RSCOOP150bi de prosperidade!


Fonte: Sistema Ocergs

ANTERIOR

Importância das cooperativas no mercado é destaque na Semana Internacional do Café

PRÓXIMA

Cooperativa agropecuária lança primeiro insumo com marca própria

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Sistema Ocergs promove treinamento em Gestão de Desenvolvimento Humano
ACONTECE NO SETOR

Sistema Ocergs promove treinamento em Gestão de Desenvolvimento Humano

14 de maio de 2025
Com apoio do Sistema OCB/GO, cooperativas de reciclagem participam do Congresso Nacional de ESG
ACONTECE NO SETOR

Com apoio do Sistema OCB/GO, cooperativas de reciclagem participam do Congresso Nacional de ESG

13 de maio de 2025
energia
ACONTECE NO SETOR

Cooperativas catarinenses são pioneiras em projeto nacional de eficiência energética

13 de maio de 2025
Paraná firma acordos com região italiana para inovação e cooperativismo
ACONTECE NO SETOR

Paraná firma acordos com região italiana para inovação e cooperativismo

12 de maio de 2025
Cooperativas educacionais participam da 30º Bett Brasil, com apoio do Sescoop/SP
ACONTECE NO SETOR

Cooperativas educacionais participam da 30º Bett Brasil, com apoio do Sescoop/SP

10 de maio de 2025
Câmara aprova novo marco legal das PPPs com inclusão de cooperativas
ACONTECE NO SETOR

Câmara aprova novo marco legal das PPPs com inclusão de cooperativas

9 de maio de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cooperativa financeira impacta mais de 40 mil pessoas com foco na educação financeira de jovens e mulheres
ECONOMIA & FINANÇAS

Cooperativa financeira impacta mais de 40 mil pessoas com foco na educação financeira de jovens e mulheres

14 de maio de 2025
destaque 2 1
DESTAQUES

ACI anuncia tema do Dia Internacional das Cooperativas de 2025

14 de maio de 2025
Mulher rural: protagonista - José Zeferino Pedrozo é Presidente da Faesc e do Senar/SC
ARTIGO

Mulher rural: protagonista – José Zeferino Pedrozo é Presidente da Faesc e do Senar/SC

14 de maio de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 123

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.