O cooperativismo na Região Sul do Brasil se destaca como um dos pilares do desenvolvimento regional, com forte presença em diversos setores da economia e um impacto significativo na vida das pessoas.
Com raízes históricas que remontam ao final do século XIX, o movimento cooperativista na região se consolidou como uma alternativa eficaz para o desenvolvimento socioeconômico, impulsionando o agronegócio, a indústria, o comércio, a prestação de serviços e muitas outras áreas.
Neste ano, o Dia de Cooperar na Região Sul foi amplamente impactado pelo tragédia ambiental no Rio Grande do Sul. Com isso, cooperativas da região e de todo o Sul, utilizaram o Dia C para arrecadar mantimentos, doações e outros itens essenciais nesse momento de fragilidade.
No dia 5, cooperativas de Londrina (PR) realizaram o lançamento de uma ação da campanha “Quem coopera faz o bem”, em benefício do Programa Mesa Brasil, que tem atuação nacional e atende 90 entidades de Londrina e outros sete municípios da região. A campanha “Quem coopera faz o bem” conta com a participação da Integrada, Sicredi Dexis, Cresol, Uniprime e Sicoob.
Na abertura do evento, a analista de relacionamento da Integrada, Ligia Savioli reforçou a importância da união das cooperativas em prol da sociedade “estamos incentivando a contribuição voluntária de alimentos não perecíveis, que serão repassados ao Mesa Brasil. As ações serão realizadas em vários supermercados e, também, nas agências e sedes das cooperativas envolvidas”, declarou.
Para a gerente regional da Sicredi Dexis, Carla Sonoda, por meio da campanha será possível fortalecer a essência do cooperativismo“ além do interesse pela comunidade, também, a intercooperação é um dos princípios do cooperativismo. Neste momento, temos a oportunidade de praticá-lo em favor de centenas de famílias que muitas vezes, sem a ajuda das entidades, não teriam o que comer. Para nós, comemorar o Dia C desta forma é um grande orgulho”, afirmou Carla.
As arrecadações seguem até o dia 31 de julho. No ano passado foram arrecadas 3,5 toneladas de alimentos. Para mobilizar cooperados, parceiros, clientes e colaboradores, a Integrada está contando com a ajuda dos voluntários da equipe de cultura da cooperativa, que ficou responsável por divulgar as ações do dia C “temos esse olhar de ajudar o próximo, sempre. Isso faz parte da essência do cooperativismo, que se estende para nós, colaboradores”, afirma Fábio Aparecido Rodrigues, analista comercial da Integrada.
O Sicoob (Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil) está participando da mobilização do Dia C por meio do Banco de Sangue Virtual. De acordo com Eduardo Jerônimo, analista de marketing do Sicoob o trabalho desenvolvido pelo banco de sangue virtual estará sendo divulgado durante a campanha “o banco de sangue é um site que conecta pessoas que precisam receber sangue e doadores. Basta fazer o cadastro que a plataforma localiza e notifica as pessoas a procurarem o hemocentro mais próximo”, explicou Eduardo.
No Paraná, cerca de cinco mil voluntários estiveram envolvidos nas ações do Dia C. Em Curitiba, as atividades promovidas sábado na Escola Social Marista, no bairro Prado Velho, contaram com a presença de aproximadamente 60 voluntários do Sistema Ocepar e cooperativas Dental Uni, Sicoob Sul, Sicredi Medicred, Sicredi Integração e Unimed Federação. Havia ainda profissionais das entidades parceiras Sesi e Senac. Voluntários ouvidos pelo Informe PR Cooperativo expressaram gratidão pelo trabalho que estavam realizando.
“É muito gratificante atender as pessoas que mais necessitam. Nós trabalhamos com a prevenção, então, aproveitamos para passar o máximo de conhecimento, para que as pessoas possam ter uma boa saúde bucal. É muito importante esse atendimento ao próximo. Se eu pudesse, trabalharia em todos os projetos sociais. Eu me sinto agradecida, realizada e muito feliz”, afirmou Sheila Cristina Nunes de Oliveira, técnica de Saúde Bucal da Dental Uni, que estava prestando atendimento na unidade móvel da cooperativa odontológica.
“É importante estar próximo da comunidade e compartilhar os valores do cooperativismo. É dividir aquilo que a gente tem. Voluntariado e cooperativismo têm tudo a ver e essa é uma iniciativa ligada ao sétimo princípio do cooperativismo: o interesse pela comunidade. Também estamos aqui com voluntários de duas cooperativas trabalhando em intercooperação, a Sicredi Medicred e a Sicredi Integração, prestando atendimento à comunidade, que necessita de carinho, atenção e muito cuidado. A gente faz isso como muito amor e paixão”, disse a diretora-executiva da Sicredi Medicred, Francislane Alves dos Anjos
Além disso, mais de 90 voluntários das cooperativas Civia, Cresol, Sicredi, Sicoob, Unicred, Unimed e Transpocred participaram da ação de arrecadação de alimentos promovida pelo Núcleo Regional de Cooperativas da Acisbs. Na campanha, que também contou com uma semana de doações nos postos de atendimento das cooperativas, foram arrecadadas 2,5 toneladas de alimentos.
O coordenador do Núcleo Regional de Cooperativas da Acisbs, Luciano Diniz Missagia, agradeceu a participação dos voluntários e também de quem realizou a doação. “A nossa iniciativa foi bem atendida e acolhida por todos. O Dia C continua sendo um passo importante para olharmos a união do grupo, a intercooperação e o interesse pela comunidade, ainda mais quando nos unimos em várias cooperativas por um bem comum”, ressalta.
Fonte: Sistema Ocepar/Integrada/Primeira Página SC
Discussão sobre post