No último sábado, 06 de julho, cidades do interior de Mato Grosso – Primavera do Leste, Lucas do Rio Verde e Sinop – realizaram o Dia C (Dia de Cooperar). A iniciativa, apoiada pelo Sistema OCB/MT e pela Unidade Nacional do Sistema OCB, reuniu cooperativas e parceiros com o objetivo de proporcionar acesso a serviços nas áreas de saúde, educação, meio ambiente e oferecer atividades recreativas, reforçando o 7º princípio do cooperativismo, Interesse pela Comunidade, e o compromisso com o desenvolvimento sustentável.
O presidente da Cooperativa Sicredi Ouro Verde, de em Lucas do Rio Verde, Eledir Techio, expressou sua alegria sobre o Dia C, um evento dedicado ao cooperativismo, e destacou a relevância das cooperativas de crédito na demonstração da importância dessas instituições para a sociedade “O cooperativismo promove o desenvolvimento comunitário e conscientiza sobre sua importância, realizando ações de voluntariado com colaboradores da agência. Já realizamos várias iniciativas e continuaremos fortalecendo esses princípios. ”
O Dia C em Lucas do Rio Verde reuniu cerca de 2.400 pessoas, oferecendo diversos serviços gratuitos à comunidade. Em parceria com a Associação Brasileira de Odontologia (ABO), mais de 30 voluntários realizaram mais de 200 profilaxias e 250 escovações em crianças. Além disso, foram feitos mais de 50 cortes de cabelo femininos. O evento também incluiu mais de 200 diagnósticos de visão, dos quais 138 identificaram problemas visuais.
A coordenadora de investimento social estratégico do Sicoob Primavera, em Primavera do Leste, Kélyta Brito, afirmou que o DIA C aconteceu pelo terceiro ano consecutivo no mesmo formato, porém de maneira cada vez mais robusta. A organização estava plenamente convicta do propósito e do bem-estar que foi proporcionado à comunidade “Vinte parceiros de empresas públicas e privadas se uniram para transformar a comunidade, doando tempo, esforço e recursos para atender os mais necessitados em um dia de entrega, diversão, voluntariado e cooperação”, destacou.
Em Sinop, a Coopersino, em parceria com outras cooperativas, atendeu cerca de 1.700 a 1.800 pessoas. O evento ofereceu ações e orientações sobre transtorno do espectro autista, incluindo emissão de carteirinhas e esclarecimentos sobre direitos e leis. Além disso, foram realizadas campanhas de vacinação, sessões de cinema sobre educação financeira, atividades recreativas, e distribuição de picolés, pipoca, algodão doce, mudas de plantas, além de uma exposição de animais e insetos.
O superintendente da OCB/MT, Frederico Azevedo, esteve presente em Sinop, e enalteceu a importância do evento para as cooperativas e comunidades. “O Dia C é uma marca importante para as cooperativas, onde devolvemos para a sociedade o que recebemos. É um momento de integração social e atendimento à população. O mais significativo é que não se trata de uma ação isolada de uma única cooperativa, mas sim de várias cooperativas da região”, afirmou.
Em Campo Grande (MS), o Dia C foi realizado na Associação de Moradores do Coophavila II – AMOC II, das 13h às 17h, e contabilizou mais de 5 mil atendimentos. Em parceria com as cooperativas Conacentro, Sicoob Ipê, Sicoob Unique BR, Sicredi Campo Grande, Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia, Unimed Campo Grande, Uniodonto Mato Grosso do Sul, Uniprime, Unicred Eleva e Unimed Federação MS e a empresa Energisa, foram oferecidos à comunidade recreação para crianças, atividades de educação financeira, oficina de pipas, boas práticas de higiene, orientações de saúde, campeonato de futsal, doação de mudas frutíferas, cortes de cabelo, doação de livros, oficina de balões ornamentais, aferição de pressão, campeonato de ping-pong, escovação e orientação em saúde bucal e alimentação com cachorro-quente, pipoca e algodão doce.
A Energisa, concessionária que distribui energia elétrica para 74 municípios de Mato Grosso do Sul, esteve presente com a Unidade Móvel Educacional, compartilhando conhecimento sobre energia sustentável e o uso eficiente e seguro de energia para a população, além de cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), parcelamento de débitos e troca de lâmpadas incandescentes e/ou fluorescentes compactas por lâmpadas LED, mais econômicas e eficientes, para clientes cadastrados como baixa renda.
O presidente do Sistema OCB/MS, Celso Régis, ressaltou a participação dos voluntários no Dia de Cooperar. “O Dia C este ano foi fantástico, com uma participação muito grande, mais de dez cooperativas da cidade voluntariamente fizeram esse trabalho extraordinário. Nós tivemos a participação de toda a nossa equipe do Sistema OCB/MS, e também dos dirigentes, colaboradores das cooperativas aqui de Campo Grande. Nas outras cidades do estado não foi diferente, tivemos muitas cooperativas engajadas para celebrar o Dia de Cooperar. Nós agradecemos e desejamos a todos um profícuo ano de cooperação.”
O Diretor Administrativo e Financeiro do Sicoob Ipê, Antonio Marques, evidenciou o resultado do Dia de Cooperar deste ano. “O Dia C esse ano foi mais um sucesso, vimos que o pessoal da Coophavila II adorou o Dia C e vamos carregar esse sucesso para o próximo ano também, em outras comunidades. Foi muito bom, parabéns à OCB/MS!”
Celebrado todo primeiro sábado de julho, o Dia de Cooperar é um movimento nacional de estímulo às iniciativas voluntárias, contínuas e transformadoras realizadas por cooperativas, totalmente alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, propostos pela ONU para erradicar a pobreza extrema no mundo até 2030.
No Distrito Federal, os portões da praça em frente à Administração de São Sebastião nem haviam sido abertos ainda e o eletricista Antonio Benedito já aguardava com a esposa e os netos para saber quais serviços poderia aproveitar na edição 2024 da celebração do Dia de Cooperar. Ele, que mora em São Sebastião, foi com o objetivo de dar uma conferida na pressão, realizar um teste de glicemia e, claro, cortar o cabelo. ‘‘Uma ação dessas acontecendo pertinho de casa, a gente tem que aproveitar. Enquanto eu e minha esposa aproveitamos dos serviços, as crianças vão poder brincar aqui, afinal está bem seguro’’, disse.
Durante o evento, a população teve acesso a diversos serviços gratuitos, como análise de pressão arterial, orientações de enfermagem, corte de cabelo, brincadeiras e jogos para as crianças, pintura de desenhos educativos sobre preservação ambiental, distribuição de doces e brindes, contação de histórias, oficina de plantio de mudas e orientações financeiras para crianças. A programação incluiu também orientações culinárias e muito mais, proporcionando uma manhã repleta de atividades e informação para toda a família.
Segundo Remy Gorga Neto, presidente do Sistema OCB/DF, essa é uma forma de aproximar o cooperativismo da comunidade no DF. ‘‘Nos sentimos honrados em estar aqui, realizando essa atividade e levando um pouco do cuidado das cooperativas com a sociedade. Ações como o Dia de Cooperar são essenciais para aproximar as cooperativas das comunidades e mostrar a força do cooperativismo na promoção do bem-estar social e do desenvolvimento local”, destacou o presidente.
A celebração do Dia C no DF já passou por regiões como Ceilândia, Recanto das Emas, Itapoã, e este ano ocupou espaço na região administrativa de São Sebastião, que é pioneira na história do DF e conta com uma população de quase 120 mil habitantes. Valmir José, Chefe de gabinete da Administração de São Sebastião, prestigiou o encontro e celebrou iniciativas com este cunho. ‘‘Parabenizo toda as cooperativas por um evento como esse e agradeço os voluntários que dedicaram seu tempo para ajudar o próximo. Ficamos satisfeitos em participar de eventos como esse pois ajudam a comunidade trazendo momentos de integração para todos’’, disse.
A celebração do Dia C no DF registra o compromisso das cooperativas e das entidades parceiras com os princípios do cooperativismo de ajuda mútua, responsabilidade, democracia, igualdade, equidade e solidariedade.
Sistema OCB/GO leva serviços, lazer e cultura a mais de 7 mil pessoas
Mais de 7 mil pessoas participaram das atividades no Jardim Botânico. A celebração, promovida anualmente pelo Sistema OCB/GO, com apoio das cooperativas goianas e de parceiros, mobiliza voluntários, colaboradores, dirigentes e a sociedade em geral para um dia repleto de atividades e serviços comunitários.
O presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, destacou que o Dia C Goiás tem se tornado maior a cada ano, com mais cooperativas e parceiros participantes e um significativo aumento de público.
“Temos que nos aproximar da população, para que as pessoas conheçam melhor o modelo de negócio cooperativista. Com esse grande evento, além de proporcionar diversão e oferecer serviços para a comunidade, estamos também promovendo a cultura do cooperativismo, para que as pessoas sempre tenham em mente que a cooperação é um dos caminhos para o sucesso em suas vidas,” destacou.
A presidente da Cooperativa de Bordadeiras Bordana, Celma Grace, também ressaltou a importância da Celebração do Dia de Cooperar para aproximar as cooperativas da população. “No dia a dia, estamos na correria da cooperativa, mas nesta data podemos mostrar à comunidade o que é o cooperativismo. Essa é uma ação voluntária que tem tudo a ver com nossos princípios e valores, uma oportunidade de compartilhar todo o nosso conhecimento sobre essa técnica milenar do bordado,” ressaltou da Jordana, que ofereceu aula de bordado no parque.
O Dia C Goiás 2024 trouxe como tema a “Cultura Cooperativista” e contou com a participação de 27 cooperativas e 12 órgãos e instituições parceiras. Foram oferecidos serviços de saúde, como aferição de pressão arterial, glicemia e avaliação nutricional, higiene bucal, aulas de bordado, de educação cooperativista, consultoria de carreira e consultoria de imagem, entre outros.
As cooperativas também doaram alimentos, fraldas descartáveis, fizeram a troca 43 litros de óleo de cozinha usado por detergente líquido e distribuíram gibis, livros infantis e outros brindes e guloseimas para as crianças. E como ocorre tradicionalmente no Dia C, em Goiás, uma unidade do Hemocentro recebeu doações de sangue no local.
O Espaço Cultura Cooperativista, novidade desta edição, ofereceu uma experiência interativa para os visitantes, com destaque para atividades lúdicas e educativas para crianças e adultos, um espaço reservado à leitura e a palestra de uma consultora de imagem, promovida pelo Comitê de Mulheres do Sistema OCB/GO.
No local os visitantes puderam conhecer o projeto Sementescoop, em que personagens literários interagem com as crianças de forma divertida e educativa para disseminar informações básicas sobre cooperativismo. Outro destaque das atividades culturais foi o espetáculo teatral com os personagens atemporais do Sítio do Pica-Pau Amarelo, conhecidos tanto pelo público adulto quanto pelo infantil, para ilustrar os princípios do cooperativismo, de forma leve e acessível.
Fonte: Sistema OCB Goias e Distrito Federal
Discussão sobre post