Representantes de cooperativas educacionais do Espírito Santo participaram do maior evento de inovação, tecnologia e educação da América Latina, o congresso Bett Educar 2024. A capacitação ocorreu entre os dias 23 e 24 de abril, na Expo Center Norte, em São Paulo.
O evento reuniu lideranças da Cooperativa Educacional de Linhares (CEL), da Cooperativa Educacional de São Gabriel da Palha (Coopesg), da Cooperativa Educacional de Pinheiros (Coopepi), da Cooperativa Educacional de São Mateus (Coopesma) e da Cooperativa Regional de Educação e Cultura Saber (Coopeducar).
Na oportunidade, estiveram presentes Queila Zorzanelli, diretora da CEL; Renée de Souza, coordenadora pedagógica da coop; Ana Caroline Torres, diretora pedagógica da Coopesg; Lilian Carla de Souza, coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental da coop; Simone Rigo, analista de Desenvolvimento Humano; Suellen Lorenci Verly de Ataides, gerente administrativa da Coopepi; Marcilene da Silva, coordenadora pedagógica da educação infantil da Coopeducar; Vanice Brunelli, gestora da Coopeducar; e Zenilza Aparecida Barros, diretora pedagógica da Coopesma.
Durante o congresso, as participantes tiveram acesso a palestras, workshops, exposições e debates com profissionais do setor, onde puderam conhecer e se aprofundar nas novas abordagens e práticas educacionais.
A gestora da Coopeducar, Vanice Brunelli, destacou a relevância da troca de experiências viabilizada pelo evento. “A participação no congresso oportuniza conhecimentos significativos para reflexão das práticas do dia a dia das escolas, aprimorando o nosso olhar sobre o que podemos aperfeiçoar”, observou.
Segundo Ana Caroline Torres, diretora pedagógica da Coopesg, poder participar de um evento como o Bett Educar é um privilégio. “Se você deseja se manter atualizado sobre o universo educacional, o congresso Bett Educar é o caminho. Trouxemos para a nossa escola vários pontos para serem analisados, como a inovação dentro do ambiente escolar e a escola como um espaço de vivência. Ou seja, além de compartilharmos as nossas vivências com as demais instituições de ensino, nós também aprendemos”, ressaltou.
Sob essa mesma perspectiva, a diretora da CEL ressaltou os benefícios da participação das coops educacionais no congresso. “Estar presente em eventos como esse refletem em inúmeros resultados positivos, como atualização profissional, networking, troca de conhecimentos de inovação e experiências. Assim, conseguimos investir no nosso desenvolvimento, proporcionando a construção de uma educação de qualidade e mais inclusiva”, avaliou Queila Zorzanelli.
De acordo com Zenilza Aparecida, diretora da Coopesma, os momentos de conhecimento foram essenciais para o desenvolvimento da educação cooperativista. “Participar dos dois dias de congresso foi de grande valia para conhecermos e acompanharmos as tendências da educação. Assim, conseguiremos investir em uma educação com cada vez mais qualidade”, completou.
Carlos André Santos de Oliveira, diretor-executivo do Sistema OCB/ES, reforça a importância de o cooperativismo capixaba estar ocupando esses espaços. “É fundamental que nossas cooperativas educacionais se mostrem cada vez mais inovadoras e tecnológicas, acompanhando o fluxo educacional do mercado”, afirma a liderança.
SOBRE O CONGRESSO BETT EDUCAR 2024
O congresso Bett Educar deste ano teve como temática central “Inovação com propósito: educação em diálogo com as transformações sociais”. O objetivo foi envolver profissionais da área da educação em conversas construtivas para criar soluções educacionais que atendam às necessidades emergentes da sociedade.
Fonte: Sistema OCB/ES
Discussão sobre post