A Índia é o quinto maior parceiro comercial do Brasil com um fluxo expressivo de transações que correspondem a US$ 11 bilhões por ano. Nesta quinta-feira (13), a Casa do Cooperativismo recebeu o embaixador do Brasil na Índia, Kenneth Félix Haczynski da Nóbrega, para tratar de oportunidades para o cooperativismo nos dois países.
“Os esforços do Sistema OCB são para fortalecer a internacionalização da nossa organização e dos negócios das cooperativas brasileiras. As parcerias com o Itamaraty e toda sua rede diplomática têm papel fundamental, uma vez que esse é o caminho onde a intercooperação pode avançar”, pontuou o presidente Márcio Lopes de Freitas. Ele reforçou ainda que o Brasil tem interesse em estreitar o relacionamento tendo em vista que a Índia é um grande mercado consumidor em expansão.
“É o país mais populoso do mundo com 1,4 bilhões de habitantes. Eles têm demanda forte por segurança alimentar. Sabemos dessa dependência de parceiros externos e queremos contribuir. Por outro lado, o Brasil não é autossuficiente na produção de fertilizantes e a Índia é um grande produtor deste insumo, especialmente, por meio da Cooperativa de Fertilizantes dos Produtores Rurais da Índia (IFFCO) – maior cooperativa de fertilizantes do mundo. Nossas cooperativas do Ramo Agro podem impulsionar seus negócios com essa parceria também”, explicou Márcio Lopes.
Outro ponto favorável à essa aproximação é que atualmente da Índia comanda o G20 – grupo formado pelos países com as maiores economias do mundo – e no âmbito do organismo há um grupo de trabalho direcionado ao cooperativismo. No próximo ano, a presidência da organização será brasileira e o Sistema OCB deverá conduzir os trabalhos sobre cooperativismo, em parceria com a Aliança Cooperativa Internacional.
A cooperação entre a OCB e a cooperativa indiana de fertilizante (IFFCO) foi firmada, em 2021, por meio de um memorando de entendimento para facilitar o comércio de fertilizantes para as coops brasileiras. A coop indiana conta com 30 milhões de associados e figura como uma das 30 maiores empresas do país em faturamento anual. A Índia possui ainda uma das maiores cooperativas de laticínios do mundo, a Amul. Com 76 anos de atuação e 3,6 milhões de cooperados, é considerada uma das 20 maiores do mundo e conta com um faturamento anual de US$ 5,1 bilhões.
Em outubro, a Reunião Especializada de Cooperativas do Mercosul (RECM) realizará missão de prospecção comercial à Índia. O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) organiza a viagem que passará pela Índia, Singapura e Filipinas em parceria com o Ministério de Relações Exteriores (MRE). A próxima Assembleia Geral da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), em 2024, também será realizada na Índia e espera receber duas mil pessoas em Nova Delhi.
Fonte: Sistema OCB
Discussão sobre post