Na região mais populosa do país, o Dia C tomou os principais espaços das capitais e das cidades do interior, para atividades que impulsionaram o cooperativismo como uma ferramenta importante para o desenvolvimento das comunidades. Através de atividades recreativas, prestação de serviço e ações culturais, cooperativas de diversos ramos uniram a comunidade onde estão presentes, com seus cooperados.
Confira os principais destaques:
Minas Gerais
Em Belo Horizonte, mais de 3 mil pessoais se reuniram na Praça da Assembleia. Através de atividades socioculturais que envolveram toda a comunidade, o público pode desfrutar de uma manhã de ações de todos os tipos, com brincadeiras, apresentações de dança, música e teatro. Além disso, cooperados puderam usar o espaço para expor seus produtos e serviços, expandindo suas redes de conexão e negócios.
Diversas cooperativas participaram com atividades e ativações próprias. A Coopatos, apresentou seu projeto de plantio de mudas, que reaproveita as embalagens de seus próprios produtos, além de promover a degustação de queijos. Junto com ela, outras cooperativas trouxeram seus produtos ao público. Já o Instituto Sicoob, com amplo trabalho de capacitação e desenvolvimento das comunidades, apresentou o seu projeto contínuo de educação financeira que desenvolve, com foco especial nas crianças, distribuindo ao público o livro infantil “Marina esqueceu de desligar a televisão”, quarto volume da Coleção Financinhas, criada para ajudar a disseminar conceitos de planejamento financeiro e fortalecer uma mentalidade saudável em relação ao dinheiro e ao consumo consciente entre as crianças.
No município de Varginha, o Dia C mobilizou diversas cooperativas. Unimed Varginha, Unicred, Sicredi, Sicoob Credivar, Sicoob Paraisocred, Minasul, Coccamig e Coopersulminas, se uniram para uma ação com muita música, danças, cultura e brincadeiras para as crianças. Em Campos Gerais, cerca de 3 mil pessoas se reuniram na Praça da Matriz para participar da segunda edição do Ação Entre Amigos – Unidos pela CooperAção. A iniciativa, que integra o Dia C 2023 da Coopercam, reuniu 45 colaboradores voluntários, que se dedicaram a ajudar na organização da ação. Em sua segunda edição, a Ação arrecadou um valor significativo em dinheiro, com parte convertida, para a Vila Vicentina, em cerca de 800 itens de produtos de higiene pessoal e limpeza e 1.200 kg de alimentos, artigos de primeira necessidade para o dia a dia da entidade.
‘’Gostaria de agradecer o empenho e o carinho de todos os voluntários para a realização da segunda edição da nossa ação. É de extrema importância a contribuição de todos para o resultado desse projeto e para o sucesso do Dia de Cooperar. É muito bom poder contribuir – e no caso da Coopercam já são 10 anos – com as necessidades dessas entidades que fazem um lindo trabalho em prol da nossa comunidade”, destacou Pâmela Corrêa, supervisora de marketing da Coopercam e coordenadora do projeto.
Rio de Janeiro
Cerca de 2 mil pessoas passaram pelo Parque Madureira no último sábado, dia 1º de julho, para festejar o Dia de Cooperar, que teve a participação de mais de 15 cooperativas e sete instituições parceiras na oferta de serviços gratuitos à população. A ação, promovida pelo Sistema OCB/RJ, levou mais de 500 voluntários ao local. A iniciativa contou também com muita música e atrações culturais no palco do evento, que marcou a volta da celebração presencial da data. Confira as fotos.
O presidente do Sistema OCB/RJ, Vinícius Mesquita, agradeceu a todos que se uniram para construir a festa. “O Dia de Cooperar não é só hoje. Esse evento mostra o quanto o cooperativismo tem um compromisso com a sociedade, com gente. O cuidado das pessoas e da comunidade é um dos seus princípios. Temos cooperativas que realizam ações todos os dias do ano, outras estão aqui todo fim de semana para prestar atividades de cooperação”, afirmou Mesquita, ressaltando em seguida que o evento mostra a força do cooperativismo para transformar o Estado do Rio de Janeiro.
Participaram do evento as seguintes cooperativas: Coopanest, Coopas, Coopbank, Coop Emergia Solar, Coopidade, Coopserj, Datacoop, Sicredi Rio, Unicred Porto Alegre, Unimed Rio, Unijazz Brasil, Uniodonto Ferjes, Cooptec, Coopcult, Coopvieira, Sicoob, Coopcredtransrio, Mistura Carioca e Cooberj. As Instituições parceiras foram: Coordenadoria Geral de Atenção Primária CAP 3.3, Detran, Comlurb, Fundação Leão XIII, Sebrae, Instituto Embelleze e Águas do Rio.
Na Celebração do Dia de Cooperar o público teve acesso aos seguintes serviços: vacinação contra gripe; aferição de pressão arterial e de glicose; aferição de glicemia capilar; emissão de documentos; pintura artística para crianças; oficinas de música, de maquiagem e de artesanato; roda de leitura; contação de histórias; higiene bucal; corte de cabelo; manicure massagem escalda-pés; educação financeira; educação no trânsito; e orientações sobre empreendedorismo (gestão e marketing). O evento também contou com a distribuição de mudas e de kits de higiene bucal e muitas atrações musicais, dançantes e culturais no palco da iniciativa.
Espírito Santo
A comunidade do bairro Divino Espírito Santo, em Vila Velha, teve uma manhã de atrações e serviços gratuitos pensados para toda a família no próximo sábado, 1º de julho. Das 8h ao meio-dia, os moradores poderão participar do Dia de Cooperar 2023, uma iniciativa que busca mostrar o poder de transformação do cooperativismo. Entre os serviços disponíveis, os moradores tiveram acesso a emissão de carteira de identidade, corte de cabelo masculino e feminino, orientação profissional e jurídica, cadastro para realização de mamografia e atendimentos do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e do Procon. O Juizado Itinerante da Lei Maria da Penha também estará no local.
O Dia de Cooperar também reuniu ações educativas e de lazer, com jogos cooperativos, contação de histórias, orientação de trânsito e financeira, teatro, pula-pula e escorregador. Carlos André Santos de Oliveira, diretor-executivo do Sistema OCB/ES, resumiu suas expectativas. “Tudo o que foi ofertado ao longo dessa manhã foi pensado com muito carinho para levar até a população serviços relevantes”, disse.
São Paulo
Em São Paulo, o Sistema Ocesp, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), realizou o Mutirão Dia de Cooperar. A ação levou ao Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador (CERET) serviços gratuitos à população oferecidos pelas cooperativas Sicredi, Sicoob Unimais Metropolitana, Unimed Nacional, Uniodonto Paulista, Coopermiti, além de parceiros da SMDET. O evento contou com a participação do secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Armando Junior. “É fundamental termos a OCESP junto com a Prefeitura de São Paulo para promovermos ainda mais o cooperativismo, fazendo com que a população efetivamente conheça e reconheça o modelo como uma forma de geração de trabalho e renda”, comentou o secretário.
Entre os diversos serviços oferecidos, houve circuito de aferições em saúde, orientação sobre higiene bucal, educação financeira para adultos e crianças, coleta e descarte de resíduos eletroeletrônicos, oficina de mosaico, espaço pet, dinâmicas de atividade física, música ao vivo, feira de artesanato (por meio do programa Mãos e Mentes Paulistanas), além de atendimento aos trabalhadores e empreendedores por meio do Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo e da Ade Sampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento.
Fonte: Sistema Ocemg/Ocesp/Tribuna Hoje
Discussão sobre post