O crescimento de 29% acumulado pelo crédito cooperativo em 12 meses, até junho do ano passado, foi quase o dobro, em relação aos 17% de evolução registrados pelo sistema financeiro tradicional, em matéria de recursos destinados ao agro no mesmo período.
Com base nesta estatística do Banco Central, especialistas da área colocam a utilização de modernas ferramentas de relacionamento digital dentre os principais motivos para esta autêntica goleada das cooperativas de crédito agrícola, frente à sua concorrência.
Tem sido cada vez mais frequente os candidatos a uma linha do gênero serem atendidos por chatbots, nas fases preliminares do processo, e já a partir da análise de crédito, se beneficiar com a agilidade e eficiência típicas da Inteligência Artificial, outro componente marcante hoje em dia no setor, em várias de suas rotinas.
Estima-se atualmente que mais de 7 milhões de cooperados, Brasil afora, já tenham se beneficiado de recursos assim. O que lhes permitiu aprimorar sensivelmente a experiência vivida no campo do crédito, para que – no campo de fato – possam também atuar bem melhor.
Dentre os casos deste tipo está o da cooperativa portalegrense Unicred, onde 85% dos primeiros contatos, bem como aqueles relacionados a detalhes de rápida resolução, independem de intervenção humana.
A gama de opções utilizada nesse formato híbrido de atendimento envolve, além das plataformas de conversação digital, WhatsApp, API e Facebook Messenger, também a atuação de atendentes, na eventualidade de ser necessário.
Fica aí, portanto, um excelente exemplo a ser seguido, pois não faltam segmentos na economia brasileira carentes de atenção especial na forma como a simbiose entre homem e máquina os atende, desde que disponham de bons recursos humanos e da necessária inteligência sistêmica para tal.
Fonte: Infocredi 360
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