Existem muitos jovens baianos interessados em conhecer e atuar no cooperativismo. Para impulsionar a participação jovem em cooperativas e preparar novos gestores para atuar de forma inovadora no setor, foi criado em nosso estado o Comitê de Jovens Cooperativistas da Bahia, vinculado ao Sistema Oceb, o Geração C BA. Na última quarta-feira, (23/10), foi realizada a primeira reunião (print, abaixo) deste órgão de caráter consultivo que tem por objetivo promover o fortalecimento da liderança jovem e o processo de sucessão no Sistema Cooperativista Baiano.
O momento marca a formação de espaços no cooperativismo baiano que contemplam uma maior diversidade e representatividade de segmentos importantes da nossa sociedade, na visão do presidente do Sistema Oceb, Cergio Tecchio. “O início da atuação do Comitê Geração C BA está alinhado às diretrizes dos dois últimos Congressos Brasileiro do Cooperativismo. Assim, fomos uma das Unidades Estaduais do Sistema OCB pioneiras na constituição do Comitê de Mulheres Cooperativistas da Bahia, o Elas Pelo Coop BA, e permanecemos na vanguarda, agora com o Comitê de Jovens Cooperativistas em nosso estado. Que seja o início de um trabalho profícuo que possa trazer os jovens ao centro dos debates e discussões relacionados ao cooperativismo baiano”, celebrou o dirigente do cooperativismo na Bahia.
Na primeira atividade formal do Geração C BA foi realizada uma apresentação sobre os objetivos do Comitê, o regimento interno, calendário de ações previstas e a trilha de aprendizagem da CapacitaCoop voltada às Jovens Lideranças (leia até o final e saiba mais).
Outra pauta foi a eleição de coordenador, vice-coordenador e secretário executivo. Nos próximos dois anos, Daniele Scopel, do Sicoob Costa do Descobrimento, e representante da Bahia no Comitê Nacional de Jovens do Sistema OCB – Geração C, assume a função de coordenadora do grupo. A coordenadora celebrou o momento e projetou a atuação futura. “O comitê de jovens nos dará oportunidades de compartilhar ideias, trocar experiências e construir novas ações. Será um espaço onde os jovens serão capacitados para atuar de forma participativa dentro das cooperativas com ideias diferentes. É um sentimento muito gratificante fazer parte da construção do primeiro comitê de jovens cooperativistas do estado da Bahia e poder marcar o início de uma grande trajetória que está por vir nos próximos anos e próximas gerações, além de contribuir para o crescimento do cooperativismo”.
A vice-coordenação ficará a cargo de Tamires Ferreira, da Cooperativa de Produção da Agricultura Familiar da Comunidade de Lagoa de Dentro e Região – Cooperlad. Já Marilua Damasceno, da Cooperativa de Trabalho Educacional de Porto Seguro – Cooeps, assume a secretaria executiva do conselho consultivo ligado ao Sistema Oceb. Enquanto secretária executiva do Geração C BA, Marilua Damasceno, explicou o papel que exercerão na instância de representação juvenil. “É uma oportunidade de sermos agentes ativos na transformação do cooperativismo em nossa região, de buscar fomentar o espírito cooperativista entre os jovens baianos, promovendo o desenvolvimento de habilidades e o fortalecimento das redes de colaboração. Acreditamos que a juventude tem um papel fundamental na construção de um futuro mais justo e sustentável, e o ‘Geração C BA’ é o canal pelo qual podemos expressar nossas ideias, compartilhar experiências e implementar projetos que fazem a diferença”, explicou a também representante da região Sul no comitê.
No próximo dia 22 de novembro, os membros eleitos aos cargos de coordenação, vice e secretariado, e demais membros indicados deverão ser empossados em reunião do Conselho Diretor da Oceb.
A importância do Geração C BA
Lyssa Araújo, do Sicoob Crediconquista e representante da região Sudoeste no Geração C BA, comentou a oportunidade de trazer os jovens para o cooperativismo. “Acredito que a criação do comitê ocorreu em tempo oportuno. Incluir jovens em assuntos cooperativistas se faz necessário para entender melhor o jovem de hoje, e aplicar inovações que sejam atraentes a esses para que o futuro seja cada vez mais Coop. Me sinto honrada de ter sido indicada para fazer parte do comitê e espero contribuir de maneira positiva e participativa”.
Para Pedro de Souza, da Cooperativa Nacional de Transporte Corporativo – Coomap, o trabalho dos próximos dois anos trará ganhos que permanecerão, após a participação no comitê. “É uma imensa honra participar deste comitê, e poder representar a minha cooperativa juntamente com outros jovens. O nosso primeiro momento foi bacana, conhecer um pouco sobre a trajetória de cada membro, sinto que faremos um bom trabalho voluntário e que ao findar essa jornada teremos uma bagagem a mais na vivência do cooperativismo”, concluiu o representante da região Metropolitana de Salvador no Geração C BA.
Dê o primeiro passo para se tornar uma Jovem Liderança
Quer saber mais sobre a atuação dos jovens no cooperativismo? Participe da trilha de aprendizagem CapacitaCoop – Jovens Lideranças! Uma forma de começar a se ambientar com o assunto é iniciar pela plataforma Jogar + Aprender, que oferece uma maneira interativa de explorar o cooperativismo com minijogos, vídeos, cursos e games que te levam a uma verdadeira imersão nos valores e princípios do cooperativismo. A constituição de Comitês de Jovens nas cooperativas baianas pode ser facilitada com as instruções contidas no “Manual de implantação e funcionamento de comitês de jovens em cooperativas”, elaborado pelo Sistema OCB. Além disso, sua cooperativa pode entrar em contato com o Geração C BA pelo contato (71) 3056-8914 ou e-mail [email protected]
Fonte: Ascom Sistema Oceb