Promovendo uma verdadeira intercooperação entre diversas cooperativas do estado, o Dia C no Centro Oeste impactou mais de 10 mil pessoas, mobilizando cooperados e voluntários em ações que reforçaram o lema do Dia C 2023: ‘Cooperativas para o desenvolvimento sustentável’. Com ações coordenadas entre diversos parceiros, os trabalhos tomaram diversos municípios da região, mostrando na prática o poder das cooperativas. Confira os destaques:
Goiás
Com o tema “Cooperar faz bem para a Saúde”, a campanha Dia C 2023 em Goiás reuniu cerca de 5 mil pessoas no Jardim Botânico de Goiânia no sábado, 1º de julho. A reserva ambiental também foi o palco para a celebração do Dia Internacional do Cooperativismo e recebeu como legado do evento um viveiro de mudas e um berçário de plantas (horto medicinal), com capacidade para produção de 5 mil mudas mensais, que serão disponibilizadas à população goianiense. Dois pergolados também serão concluídos até o fim do mês de julho, juntamente com as demais benfeitorias.
Parceiro do Sistema OCB/GO no Dia C Goiás, o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, ressaltou em seu discurso a importância do apoio mútuo entre o cooperativismo e o poder público para promover a qualidade de vida na cidade. “Não fazemos nada sozinhos, precisamos estar juntos trabalhando para que Goiânia tenha o melhor. Nós somos a capital mais verde do Brasil, a segunda mais verde do mundo e trabalhos como este (parceria do cooperativismo na melhoria do Jardim Botânico) nos tornará a cidade mais verde do mundo”, anunciou.
Rogério Cruz ressaltou ainda que a celebração do Dia C GO no Jardim Botânico, junto com as cooperativas, traz conhecimento e desperta a consciência ambiental entre os goianienses. “Se cada um fizer a sua parte, com certeza teremos uma cidade mais verde e mais limpa a cada dia”, enfatizou.
O Presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira também ressaltou a importância das parcerias com o poder público, as instituições e as cooperativas. “São 10 anos de celebração do Dia C em Goiânia, ampliando e fortalecendo parcerias. Nesse período, já atendemos mais de 450 mil pessoas e, como já é um marco desse grande evento, estamos prestando serviços e levando lazer e alegria para a população, reforçando os laços com as cooperativas e deixando importantes benefícios para o Jardim Botânico”, ressaltou.
Mato Grosso
Este ano de 2023 completa 10 que as cooperativas de Mato Grosso realizam ações em benefício das comunidades onde atuam. Nos últimos nove anos, no período de 2013 a 2022, as cooperativas mato-grossenses já beneficiaram 1.390.193 de pessoas, com 1.037 projetos sociais junto às comunidades onde elas estão presentes, envolvendo 79.088 mil cooperados e funcionários voluntários. Esses números vão crescer com as ações que estão sendo realizadas durante os 365 dias do ano de 2023. “O Dia de Cooperar está cumprindo, nesses 10 anos, o que ele se propôs, que é de chegar às comunidades onde atua com ações que elas estão necessitando. O sétimo princípio do cooperativismo (Interesse pela Comunidade) está extremamente vivo nas cooperativas, e que não pode esquecer, pois é um dos grandes diferenciais do cooperativismo”, salientou o presidente do Sistema OCB/MT, Onofre Cezário de Souza Filho.
Várias cooperativas se mobilizaram e aceitaram a proposta do Sistema OCB/MT em promover ações de intercooperação. Uma delas foi realizada pela Escola Municipal Ana Cristina de Sena, no bairro Novo Mundo, na cidade de Sinop (480 km de Cuiabá), idealizada pela cooperativa educacional Coopersino, com a participação das cooperativas Cresol, Sicredi Celeiro, Unicred, Coanorte e Sicoob Norte. Além das cooperativas teve também a participação da Faculdade do Município com apresentação de cursos, robótica e serviço de massagem; a Secretaria de Saúde Municipal também esteve presente com os serviços de vacinas, pesagem para bolsa família, testagem de glicemia e análise bucal; a Secretaria do Meio Ambiente, juntamente com a UFTM, apresentou estudos com os animais silvestres; e ainda houve serviços para regularização da conta de água. De acordo com os organizadores do evento, passaram pelo evento cerca de 2000 pessoas.
Mato Grosso do Sul
A tarde do dia primeiro de julho foi marcada por cooperação e atividades em prol da comunidade nas cidades do Mato Grosso do Sul. O Dia C, Dia de Cooperar, foi realizado no Parque Jacques da Luz, em Campo Grande e atendeu mais de 3.100 pessoas, das 13h às 17h. Em parceria com as cooperativas Conacentro, Sicoob Ipê, Sicoob Unique BR, Sicredi Campo Grande, Sicredi União MS/TO e Oeste da Bahia, Unimed Campo Grande e Uniodonto Mato Grosso do Sul e as empresas Ótica Ver & Viver, O Boticário e a Funesp, foram oferecidos à comunidade atendimentos nas áreas de saúde e bem-estar, educação financeira, consultoria financeira, bazar solidário com doação de agasalhos e cobertores, palestras sobre empreendedorismo, oficina de pipa, gincanas e jogos com as crianças, atendimento em beleza para mulheres, clínica de tênis para crianças e atendimento/orientação jurídica. O presidente do Sistema OCB/MS, Celso Régis, ressaltou a importância do Dia de Cooperar. “Estamos muito felizes em estar celebrando o Dia de Cooperar, o dia de nós mostrarmos para a sociedade o quanto é diferente a nossa forma de organização econômica, e o quanto atitudes simples movem o mundo.”
Além do evento em Campo Grande, o Dia C também foi celebrado em diversas cidades. Em Dourados, as cooperativas Cergrand, C.Vale, Coopasol, Sicoob Centro-Sul MS, Sicoob Uni Sul MS, Sicredi Centro-Sul MS, Unimed Dourados e Uniodonto Sul MS realizaram uma festa julina na APAE Dourados com diversas atividades para a comunidade.
No município de Naviraí, as cooperativas Copasul e Sicredi Centro-Sul MS organizaram a Corrida e Caminhada Solidária e arrecadaram R$ 15 mil em benefício da Rede Feminina de Combate ao Câncer. Em São Gabriel do Oeste, as cooperativas AuroraCoop, Cooasgo, Cooperoeste, Sicredi Celeiro e Sicoob Fronteiras realizaram diversas ações no Parque Aquático Municipal e arrecadaram alimentos, cobertores e agasalhos.
Diversas ações também aconteceram em Amambai, Anaurilândia, Angélica, Antônio João, Aral Moreira, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Caarapó, Caracol, Coronel Sapucaia, Deodápolis, Eldorado, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Juti, Laguna Carapã, Mundo Novo, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranhos, Ponta Porã, Sete Quedas e Tacuru.
Fonte: Sistema OCB GO/MT/MS
Discussão sobre post