O Sistema Ocepar recebeu, na tarde dessa segunda-feira (02/09), a visita de um grupo da Cooperativa Guillermo Lehmann, sediada em Pilar, na Província de Santa Fé, Argentina, composto por 19 pessoas, em sua maioria conselheiros, além de dois participantes do Grupo de Jovens e funcionários. Os visitantes foram recepcionados pelos superintendentes da Ocepar, Robson Mafioletti, e da Fecoopar, Nelson Costa, pela coordenadora de Economia e Mercado da Gerência de Desenvolvimento Técnico da Ocepar (Getec), Carolina Bianca Teodoro, e pelos analistas da Getec, Salatiel Turra e Alexandre Amorim.
Os cooperativistas argentinos vieram à Casa do Cooperativismo Paranaense com o propósito de conhecer o funcionamento do sistema cooperativista no Estado. “Nós fizemos a apresentação institucional, com destaque para as ações de planejamento setorial e importância das cooperativas para o desenvolvimento do Paraná”, esclareceu Carolina.
O roteiro de visitas do grupo inclui ainda passagem pela Associação Paranaense dos Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (APCRH), na capital paranaense, e às cooperativas Sicredi Campos Gerais e Grande Curitiba PR/SP, em Ponta Grossa, Castrolanda, em Castro, e Frísia, em Carambeí, na região dos Campos Gerais.
A Cooperativa Guillermo Lehmann é composta por 3 mil produtores agrícolas, distribuídos em 374 localidades de 14 províncias argentinas. Possui 240 colaboradores diretos permanentes e 193 colaboradores diretos não permanentes. Além disso, gera 810 empregos indiretos. Atualmente, ela conta com mais de 40 assessores técnicos e comerciais, especializados em Consignação Agrícola, Nutrição Animal, Coleta de Grãos, Insumos Agrícolas, Sementeiras, Combustíveis e Seguros. Já o Grupo de Jovens é formado por 70 integrantes.
Fonte: Sistema Ocepar, com informações do site da Cooperativa Guilhermo Lehmann