• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

‘Caminhos do Brasil’ transforma comunidades com cooperativismo e cultura

MundoCoop POR MundoCoop
14 de julho de 2023
ACONTECE NO SETOR
ENTREVISTA: 'Caminhos do Brasil' transforma comunidades com cooperativismo e cultura

ENTREVISTA: 'Caminhos do Brasil' transforma comunidades com cooperativismo e cultura / Imagem: Projeto Caminhos do Brasil

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

A turnê do Projeto “Caminhos do Brasil” começou no dia 1 de julho e vai até 9 de dezembro. Durante sua trajetória, ela passará por cidades como Cachoeiras de Macacu (RJ), Guaçuí (ES), Pintadas (BA), São José do Cerrito (SC) e Capelinha (MG). O Projeto pretende visitar por 32 cidades brasileiras com o objetivo de mostrar a essência do cooperativismo e da união das pessoas em prol dele.  

A viagem faz parte da terceira etapa do projeto que apresenta aos moradores desses diferentes locais o livro “Te encontro em qual conto?”, escrito por Ângela Carneiro a partir de relatos de brasileiros de várias regiões. Além do curta-metragem “Graviola – O Encontro”, idealizado pela Graviola Produções, com apoio do Instituto Sicoob por meio da lei de incentivo à cultura.  

Luiz Edson Feltrim, superintendente de Cidadania e Sustentabilidade do Centro Cooperativo Sicoob (CCS), conta que o Projeto Caminhos do Brasil apresenta histórias do cotidiano, em que relatos sobre o cooperativismo se tornaram contos e filme. “Agora são disseminadas por meio da caravana nos municípios brasileiros, a fim de fortalecer o vínculo comunitário por meio do acesso à cultura e ao conhecimento sobre cooperação”, comenta Luiz. 

O livro e o filme 

No livro, as pessoas encontram diferentes contos que inspiram ao mostrar situações do cotidiano em que o cooperativismo esteve presente. A obra também apresenta ilustrações de Isadora Gonzaga.

Já no curta-metragem, quem assistir vai poder acompanhar a história de uma mulher que tem o sonho de espalhar cultura pelo país, e quer transformá-lo em realidade com seus projetos de empreendedorismo. Mesmo com muitas adversidades e desafios, ela conhece o cooperativismo, que gera impactos positivos em sua vida e na das pessoas que estão ao seu redor.  

img 1 20
Da esquerda para a direita: Graziela Domingues, diretora do projeto; Marjory Rocha, coordenadora de produção e Giulia Fionani, produtora cultural / Imagens: Graviola Produções

Para conhecer um pouco mais dos desafios e dos bastidores do Projeto, entrevistamos Graziela Domingues, diretora do projeto; Marjory Rocha, coordenadora de produção e Giulia Fionani, produtora cultural.  

Quando nasceu o projeto?  

Graziela Domingues: O projeto foi iniciado em 2022 com o objetivo de difundir o cooperativismo e conectar as pessoas por meio dessa troca de experiências. Queremos mostrar que as relações com o outro, em diferentes “Brasis”, pode ser muito benéfica e agregadora 
 
Por que ele foi criado? No que foi inspirado?  

Graziela Domingues: Ele foi inspirado em passear por trajetórias de cooperação, e a fim de ressignificar relações entre família, trabalho, comunidade e cidade. Faz nascer, sob novas perspectivas e olhares, a condição de esperança que a cooperação humana traz. 

 
Qual é o seu objetivo e o que pretende alcançar?  

Giulia Fionani: O Caminhos do Brasil possui três produtos: o primeiro dele é o livro “Te encontro em qual conto?”, onde fizemos o levantamento de histórias reais de transformação por meio do cooperativismo; o segundo produto é o material audiovisual, o curta-metragem “Graviola – O Encontro” que conta a história de como surgiu a ideia desse projeto. A terceira e última fase é a nossa caravana passando por diversas cidades do Brasil e apresentando esse material. Queremos promover encontros com a população local e debates com temas relacionados à cooperação como arte, cultura, sustentabilidade e educação. 
 
Como ele será feito? Em que fase está?  

Marjory Rocha: Começamos coletando histórias em diversas cidades pelo Brasil, e elas foram transformadas no livro “Te encontro em qual conto?” e, também, produzimos o curta-metragem “Graviola – O encontro”. No dia 1 de julho foi comemorado o Dia Internacional do Cooperativismo, e aproveitamos a data para iniciar a nossa caravana, que vai passar por 32 cidades apresentando o projeto e promovendo encontros culturais e debates sobre o tema até o mês de dezembro deste ano. 
 
Quais são os desafios?  

Graziela Domingues: Nosso principal desafio é tornar cada caravana singular a sua própria cidade de acontecimentos. Nós queremos potencializar a cultura e a cooperação local, trazendo grupos artísticos e convidados das próprias cidades para que a Caravana seja um impulsionamento local nesses debates e encontros. Logo, cada Caravana é diferente e singular em cada canto do Brasil. 

 
Como lida com eles?  

Marjory Rocha: Trouxemos para o nosso dia a dia o cooperativismo e a energia de cooperação, isso fez com que a equipe tivesse uma grande sintonia para lidar de forma leve e assertiva com os obstáculos envolvidos em um projeto tão grande. Além disso, contamos com produtores locais para fazer parte do nosso projeto, fomentando assim, a produção cultural local. 

 
O que tem aprendido com o projeto?  

Graziela Domingues: Aprendemos muito com todas as histórias e pessoas que encontramos nessa trajetória desde o início do projeto. Conseguimos acompanhar como realmente a cooperação tem impactos afetivos e produtivos na vida das pessoas, mesmo que de diferentes regiões do Brasil, tanto no lado pessoas como no profissional. 

 
Qual retorno tem tido?  

Graziela Domingues: Nós ainda estamos no início dessa jornada, tivemos 2 Caravanas até então. Mas o nosso retorno já é o mais positivo possível, conhecer histórias, pessoas e lugares que se conectam com o projeto é uma experiência inenarrável. 
 
Quantas pessoas estão envolvidas?  

Marjory Rocha: Nossa equipe tem crescido cada vez mais nessa jornada do Caminhos do Brasil. Graziela Domingues, diretora da Graviola, Marjory Rocha coordenadora de projetos e Giulia Fiorani na produção, estão desde o início do nascimento do Caminhos do Brasil. Hoje temos um time grande por trás dessa produção e da comunicação desse projeto. Contando ainda com nossas produções locais, são muitas pessoas envolvidas! 

 
O que o projeto representa para as cooperativas e quais estão envolvidas?  

Graziela Domingues: O Caminhos do Brasil, além de ser um projeto rico por contar as histórias das pessoas de diversas cidades, traz uma grande visibilidade para as cooperativas e sua importância, assim como de todos aqueles que sobrevivem com elas. Isso é muito importante para trazer mais pessoas ao movimento e divulgar o trabalho realizado por elas. Vamos dar destaques a cooperativas de mulheres, cooperativas mirins, cooperativas financeiras, cooperativas de trabalhos rurais, cooperativas de educação e muitas outras! 

Conheça mais sobre o projeto:  A programação com detalhes do encontro e a lista completa de cidades está no site oficial do projeto: www.projetocaminhosdobrasil.com.br.  


Por Priscila de Paula – Redação MundoCoop

Tags: acontecebrasilcomcomunidadescooperativismoculturaentrevistasetortransforma
ANTERIOR

Cooperativas operam em mais de 55% dos municípios e ultrapassam 9 mil agências

PRÓXIMA

Cooperativa movimenta R$ 2,1 bilhões para fomentar o empreendedorismo feminino no Brasil

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Projeto fotográfico retrata impactos do cooperativismo no Brasil
ACONTECE NO SETOR

Projeto fotográfico retrata impactos do cooperativismo no Brasil

17 de maio de 2025
Por que as cooperativas resistem melhor às crises?
ACONTECE NO SETOR

Por que as cooperativas resistem melhor às crises?

16 de maio de 2025
Sistema Ocesp participa de conferência de cooperativismo organizada pela ONU
ACONTECE NO SETOR

Sistema Ocesp participa de conferência de cooperativismo organizada pela ONU

15 de maio de 2025
1 1 1
ACONTECE NO SETOR

Vem aí o primeiro Prêmio SomosCoop Melhores do Ano RS

15 de maio de 2025
Sistema Ocergs promove treinamento em Gestão de Desenvolvimento Humano
ACONTECE NO SETOR

Sistema Ocergs promove treinamento em Gestão de Desenvolvimento Humano

14 de maio de 2025
Com apoio do Sistema OCB/GO, cooperativas de reciclagem participam do Congresso Nacional de ESG
ACONTECE NO SETOR

Com apoio do Sistema OCB/GO, cooperativas de reciclagem participam do Congresso Nacional de ESG

13 de maio de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Projeto fotográfico retrata impactos do cooperativismo no Brasil
ACONTECE NO SETOR

Projeto fotográfico retrata impactos do cooperativismo no Brasil

17 de maio de 2025
Plano Safra 1
DESTAQUES

Cooperativas de crédito facilitam acesso aos recursos do Plano Safra

17 de maio de 2025
Manfrini Andrade é Advogado Cooperativista
ARTIGO

Cooperativismo: nossa “aposta” é na educação – Manfrini Andrade é Advogado Cooperativista

16 de maio de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 123

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.