Belém vai receber o primeiro barco movido a hidrogênio verde do Brasil. O anúncio foi feito durante a reunião com os representantes da Itaipu Binacional e o prefeito Igor Normando, durante reunião no Palácio Antônio Lemos, na tarde desta quinta-feira, 6. A embarcação, que será adquirida através de financiamento, usa hidrogênio produzido por um processo químico que separa o hidrogênio do oxigênio partir de energias solar e eólica.
Segundo o secretário executivo da COP 30, André Godinho, o barco “ecológico” vai chegar em breve e poderá ser usado em serviços municipais de atendimento à população das ilhas. “Na coleta de resíduos das ilhas ou, talvez, como uma unidade móvel da Guarda Municipal para fiscalizar as ilhas”, sugere o secretário entre as possibilidades para uso da embarcação.
Ainda durante a reunião, os representantes da Itaipu Binacional trataram da parceria para as obras de construção, reconstrução, ampliação e modernização dos galpões de quatro cooperativas de catadores de materiais recicláveis de Belém. O objetivo é assegurar mais eficiência operacional ao sistema de reciclagem, dar mais dignidade aos trabalhadores, gerar renda e estimular a economia com responsabilidade socioambiental. “São projetos de impacto social muito grande”, reforçou André Godinho.
Participaram da reunião o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Euler Sizo; o secretário de Obras e Infraestrutura, Rafael Laurido Accioly Ramos; o coordenador de convênios em Belém, Luiz Yoshio Suzuke; o coordenador da área de gestão de resíduos sólidos da Itaipu Parquetec, Paulo Henrique Squinzani; e o diretor de Tecnologias da Itaipu Binacional, Alexandre Gonçalves.
Modernização da estrutura para atuação de catadores de recicláveis
Na ocasião foi discutido um grande pacote de investimentos que envolve a modernização da coleta seletiva e a construção de novos galpões para a Cooperativa de Materiais Recicláveis, marcando mais um passo na valorização do trabalho dos catadores e no cuidado com o meio ambiente. Além disso, a finalização das obras do Departamento de Inovação e Bioeconomia, que já está sendo estruturado próximo ao Ver-o-Peso.
O diretor de Tecnologias, Alexandre Gonçalves, ressaltou a importância da parceria entre a Prefeitura de Belém, a Itaipu Parquetec e Fadespa nos projetos de voltados para a reciclagem. “Foi uma reunião muito produtiva e importante sobre o projeto fantástico que vai ser voltado para a reciclagem e valorização não só do produto, como também dos recicladores.”
COP 30
A Prefeitura de Belém está se preparando para receber a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada de 10 a 21 de novembro na capital paraense. A COP 30 deve reunir delegações de todo o mundo, incluindo chefes de estado, diplomatas, empresários, pesquisadores, ONGs e ativistas.
A realização da COP 30 no Brasil permitirá ao país demonstrar seus esforços em áreas como energias renováveis, biocombustíveis e agricultura de baixo carbono. Com isso, algumas das ações de preparação em Belém estão sendo realizadas, como obras de melhoria urbana, obras de preservação ambiental, construção de um monumento em homenagem ao evento e obras de modernização da coleta seletiva para reciclagem.
Fonte: Rede Pará