• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Atividades culturais e sociais reúnem 3 mil pessoas no Dia de Cooperar em Minas Gerais

MundoCoop POR MundoCoop
11 de julho de 2024
ACONTECE NO SETOR
Atividades culturais e sociais reúnem 3 mil pessoas em ações do Dia de Cooperar

Atividades culturais e sociais reúnem 3 mil pessoas em ações do Dia de Cooperar

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

A Praça da Assembleia, em Belo Horizonte,  foi palco de uma grande festa de celebração do Dia de Cooperar – o Dia C – no último sábado, dia 6 de julho. Cerca de 3 mil pessoas participaram do evento promovido pelo Sistema Ocemg. Com atividades culturais, educativas e sociais para toda a família, o Dia C destacou o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a inclusão social, mostrando que, pela cooperação, é possível construir um futuro melhor para todos.

A programação, totalmente gratuita, contou com apresentações musicais, de dança e circense. A contação de histórias proporcionou momentos leves e divertidos. As cooperativas presentes compartilharam suas histórias, produtos e serviços, ampliando o conhecimento da sociedade sobre a força do setor. Também houve distribuição de mudas de plantas, doação de livros, orientação financeira, espaço com dicas de saúde e opção para relaxamento.

O presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, vê o sucesso do evento como um sinal da crescente proximidade do cooperativismo com a comunidade. “É preciso reconhecer a importância desse movimento que faz negócios com ética e transparência, sempre focado no social e cultural, com uma visão centrada nas pessoas”, analisa. “A parte econômica fomenta o social e dá a cobertura necessária. Nosso diferencial é conseguir resultados importantes e aplicá-los nas comunidades onde nossas coops estão inseridas”.

53842334447 5ac9a99127 k
Foto: Sistema Ocemg

Participação da população

A família do funcionário público Itamar Costa costuma aproveitar as manhãs de sábado na Praça da Assembleia. Ao chegarem, encontraram a celebração do Dia C, que encantou Valentina, de 8 anos. “Achei o evento muito divertido e colorido. A parte que eu mais gostei foi a da leitura. Ganhei um livrinho que vou levar para casa, pois gosto muito de ler”, disse a menina entusiasmada.

Costa e sua esposa Litiza também ficaram muito animados. “Percebemos que é um trabalho significativo para todos. Torcemos pelo seu crescimento, para que as ações alcancem um grupo maior de pessoas”, comentou Itamar. “Ficamos impressionados e parabenizamos o movimento cooperativista por esse importante apoio à sociedade”, completou Litiza.

A estudante Marina Parreiras vê o Dia de Cooperar como uma celebração de um apoio contínuo à comunidade. “Ajudar as pessoas mais vulneráveis deve ser uma responsabilidade de todos nós. Eventos como este, que nos aproximam desses projetos, são fundamentais”, observa. “Estou começando a entender o cooperativismo agora e acho incrível esse apoio direto às pessoas”.

O Dia de Cooperar demonstra a capacidade transformadora do cooperativismo. Realizado anualmente, esse movimento solidário mobiliza cooperativas e voluntários em prol de causas sociais, beneficiando milhares de pessoas. Em 2023, o Dia C em Minas Gerais teve um impacto significativo: 277 cooperativas de 409 municípios se uniram em ações voluntárias, contando com a ajuda de mais de 14 mil voluntários. Esses esforços coletivos impactaram positivamente a vida de mais de 579 mil pessoas em todo o Estado.

Desde a sua criação, há 15 anos, o Dia C não parou de crescer. Já foram realizadas 15 edições, que beneficiaram mais de 14 milhões de pessoas e envolveram mais de 500 mil voluntários. O reconhecimento do Dia C vai além das fronteiras nacionais. Em 2019, o movimento recebeu uma bênção especial do Papa Francisco, um marco que ocorreu dez anos após sua criação.

Entre as apresentações musicais, marcaram presença o Coral Infantil do Instituto Credicom, o grupo Soul Guetto de Danças Urbanas, o Circo de Brinquedos, do Instituto Circolar e a banda Os Baianeiros, que encerrou o evento.

Os visitantes também puderam conhecer atrações que destacam o cooperativismo em Minas Gerais, com foco em suas práticas ESG (Ambiental, Social e Governança). Uma estação imersiva apresentou os projetos de sustentabilidade das cooperativas. Além disso, teve um espaço de degustação de produtos de cooperativas alimentícias como Cemil, Aurora, Cooxupé, Coopatos, Cocatrel, Cogran e Coopemapi.

O evento contou ainda com áreas dedicadas ao artesanato e oficinas de reciclagem, com a Cooperárvore, Dedo de Gente, Instituto Unimed-BH e Cooperativa Central de Produtores Rurais – CCPR. As crianças tiveram um cantinho para lerem e escutarem histórias promovido pela Fencom, além do Espaço Kids organizado pelo Sicoob Credicom e Instituto Unimed-BH.

A Coopsaúde ofereceu serviços de saúde como aferição de pressão, e atividades lúdicas para crianças. Informações sobre educação financeira estiveram disponíveis no espaço de crédito cooperativo, com iniciativas promovidas pelo Crediminas, Cecremge e Unicred.

53843490993 965bba2f34 k
53843669640 5bcc5f9970 k
53843483788 0104156e25 k

Fotos: Sistema Ocemg

Mulheres são maioria no cooperativismo

Majoritárias na ocupação de vagas de trabalho no cooperativismo, as mulheres representam 53,8% do emprego no setor que, em Minas Gerais, reúne 3,2 milhões de cooperados e já representa 12,6% do Produto Interno Bruto (PIB) estadual.

“O papel das mulheres é preponderante para o desenvolvimento sustentável das cooperativas. Defendemos a participação e a ampliação feminina em todas as áreas, porque isso é estratégico para o crescimento do nosso setor”, reforça o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato.

encontro mulheres cooperativismo

Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas reuniu centenas de mulheres no Grande Hotel Termas de Araxá em 2023 | Crédito: Divulgação Sistema OCEMG

Ele destaca a criação do Comitê Estadual de Mulheres no Cooperativismo pelo Sistema Ocemg, em 2022, e, no mesmo ano, a retomada do Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas, como dois exemplos da organização da força feminina cooperativista para tratar de equidade de gênero, liderança e inovação no segmento.

Casos de sucesso se espalham pelo interior de Minas Gerais. A Cooperativa de Transportadores Autônomos de Cargas e Passageiros (Coopmetro), em 2009, contava com pouco mais de 100 cooperados e quatro funcionários. Com sede em Pará de Minas, agora é liderada por uma mulher, Tionília Cristina Souza, que implantou uma gestão de impacto. Hoje, são quase cinco mil cooperados e mais de 400 trabalhadores.

“Quanto mais diversa uma organização, mais ela tem capacidade de acolher as demandas de quem ela representa. Eu escuto e proponho soluções aos cooperados para trazer uma gestão mais humana e estratégica”, defende Tionília Souza.

Diretora-presidente da Cooperativa dos Profissionais de Educação em Guaxupé (Coopeg), Beatriz Ribeiro do Valle Antonelli ajudou a fundar a Escola Interativa e colabora com sua manutenção: “Precisamos dar voz às mulheres em diversas idades, funções e posições, cada vez mais, para um crescimento consistente do cooperativismo”.

Scucato destaca que esses exemplos mostram a potência feminina mineira no cooperativismo. Conquistas que se fortalecem com as ações do Comitê Estadual de Mulheres Cooperativistas, que promove workshops regionais para fomentar a criação dos comitês municipais. Em 2023, foram criados 15 desses comitês por cooperativas mineiras.

A promoção de programas de incentivo para uma maior participação feminina na gestão das cooperativas faz parte das 25 diretrizes estabelecidas durante o 15º Congresso Brasileiro de Cooperativismo, que vão nortear o planejamento estratégico das entidades que compõem o Sistema Cooperativo Brasileiro nos próximos cinco anos. Um forte sinal de que o talento das mulheres está em alta no modelo cooperativista de negócios, esclarece o presidente do Sistema Ocemg.

E completa: “Conquistar mais espaço e atuar como liderança trazem benefícios intangíveis para as mulheres, que se fortalecem no mercado de trabalho cooperativista. Quem mais tem a ganhar com a presença delas, porém, é o cooperativismo”.


Fonte: Sistema Ocemg/Diário do Comércio

ANTERIOR

Dia C na Região Sul ressalta desenvolvimento regional e impacto das cooperativas

PRÓXIMA

Dia C mobiliza cooperativas para fortalecer laços com a comunidade no Centro-Oeste

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Com apoio do Sistema OCB/GO, cooperativas de reciclagem participam do Congresso Nacional de ESG
ACONTECE NO SETOR

Com apoio do Sistema OCB/GO, cooperativas de reciclagem participam do Congresso Nacional de ESG

13 de maio de 2025
energia
ACONTECE NO SETOR

Cooperativas catarinenses são pioneiras em projeto nacional de eficiência energética

13 de maio de 2025
Paraná firma acordos com região italiana para inovação e cooperativismo
ACONTECE NO SETOR

Paraná firma acordos com região italiana para inovação e cooperativismo

12 de maio de 2025
Cooperativas educacionais participam da 30º Bett Brasil, com apoio do Sescoop/SP
ACONTECE NO SETOR

Cooperativas educacionais participam da 30º Bett Brasil, com apoio do Sescoop/SP

10 de maio de 2025
Câmara aprova novo marco legal das PPPs com inclusão de cooperativas
ACONTECE NO SETOR

Câmara aprova novo marco legal das PPPs com inclusão de cooperativas

9 de maio de 2025
Sistema Ocesp realiza formatura da 37ª turma do Programa Aprendiz Cooperativo
ACONTECE NO SETOR

Sistema Ocesp realiza formatura da 37ª turma do Programa Aprendiz Cooperativo

9 de maio de 2025

Discussão sobre post

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Comissão Mista vai analisar crédito consignado digital
ECONOMIA & FINANÇAS

Comissão Mista vai analisar crédito consignado digital

13 de maio de 2025
Com apoio do Sistema OCB/GO, cooperativas de reciclagem participam do Congresso Nacional de ESG
ACONTECE NO SETOR

Com apoio do Sistema OCB/GO, cooperativas de reciclagem participam do Congresso Nacional de ESG

13 de maio de 2025
Cooperativa de crédito liberou R$ 43 bilhões no Plano Safra 24/25
AGRONEGÓCIO

Cooperativa de crédito liberou R$ 43 bilhões no Plano Safra 24/25

13 de maio de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 123

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.