Lançado pelo Sistema OCB, o Anuário Coop 2023 apresenta os resultados das cooperativas do Brasil, tendo como referência o ano de 2022. Segundo o levantamento, houve crescimento no envolvimento de mulheres no modelo de negócio. O cooperativismo agora conta com 41% de mulheres cooperadas, 22% de mulheres à frente das cooperativas e 51% de mulheres como colaboradoras, ultrapassando a presença masculina pela primeira vez.
Ainda de acordo com o documento, o modelo de negócio atingiu em 2022 a marca de 20,5 milhões de cooperados, 8,3% a mais do que no ano anterior. No Tocantins esse número também cresceu. Com 14.354 cooperados[EP1] , o Estado apresentou um crescimento de 6,7% quando comparado ao ano anterior e entre os colaboradores foi identificado um crescimento de 13,45%, somando 1.959 trabalhadores e trabalhadoras do cooperativismo no Estado. Para esses dados, foram consideradas apenas cooperativas com matriz no estado, não sendo contabilizadas filiais com matriz em outros estados.
Para o presidente do Sistema OCB/TO, Ricardo Khouri, os números foram muito positivos. “Nosso objetivo é apoiar o crescimento do cooperativismo. É um modelo competitivo e sustentável, no qual acreditamos. Observar esse desenvolvimento, além do aumento de mulheres com voz ativa, o que traz muitos benefícios para a gestão, é plenamente satisfatório”, comenta o presidente.
Elas Pelo Coop
O movimento Elas Pelo Coop é uma iniciativa nacional que busca o aumento do envolvimento e ocupação de mulheres em cargos de liderança nas cooperativas. No Tocantins, o movimento ainda se encontra em fase de implantação com a instalação de comitês nas cooperativas registradas.
Para reunir e engajar as mulheres nesses espaços, fortalecendo o movimento e a representação feminina, o Sistema OCB/TO realiza anualmente o Encontro de Mulheres Cooperativistas do Tocantins, que terá sua 15º edição neste ano.
onte: Surgiu
Discussão sobre post