O cooperativismo na Região Norte do Brasil se destaca como um importante instrumento para o desenvolvimento regional sustentável, impulsionando a economia local, gerando renda e oportunidades para as comunidades, e promovendo a preservação ambiental.
A região Norte se destaca pela presença marcante do cooperativismo rural, com ênfase na produção agrícola familiar, extrativismo vegetal e pesca artesanal. As cooperativas agrícolas contribuem significativamente para a organização da produção, agregação de valor aos produtos e acesso a mercados, beneficiando pequenos agricultores e ribeirinhos.
Neste ano, diversas ações consolidaram o papel das cooperativas do norte do Brasil como pilates de uma sociedade mais justa e sustentável.
Em Manaus, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), em parceria com a Organização das Cooperativas do Estado do Amazonas (OCB/AM) promoveu ações que marcam o “Dia C”, data que celebra o cooperativismo brasileiro. Na ocasião, a Sepror distribuiu 1.500 mudas frutíferas como de citros, pitaya e café, além de 8 toneladas de alimentos que foram adquiridos pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
Por parte do Programa Estadual de Combate ao Desperdício (Pcodepa), coordenado pela Sepror, a equipe promoveu uma ação inovadora ao oferecer degustação de alimentos produzidos a partir de doações de alimentos coletados em feiras e supermercados da capital. A ação foi realizada na Zona Norte da cidade, no Centro de Educação de Tempo Integral João dos Santos Braga.
A Sepror incentiva de maneira institucional os trabalhos realizados por cooperativas, associações, valorizando as ações de impacto socioambiental das cooperativas amazonenses. De acordo com o secretário da Sepror, Daniel Borges, é por meio do cooperativismo que diversas iniciativas do setor primário têm se destacado, desenvolvendo não apenas a produção rural, mas também aprimorando a qualidade de vida das famílias. “É um modelo de trabalho comprovadamente eficaz em qualquer área, em qualquer nível de atividade. Quanto mais cooperativismo, mais sucesso, mais projetos bem sucedidos”, enfatizou o secretário.
José Marched, presidente do Sistema OCB Amazonas, responsável pelo dia C, finalizou o evento dando destaque aos benefícios que essa comunidade recebe com um dia de atividades como ocorreu neste sábado. “O Dia C não se encerra aqui. Além do que foi oferecido na área social com documentação, atendimentos médicos e odontológicos e orientações, muitos desdobramentos surgem e principalmente sobre a importância do cooperativismo que dá uma nova perspectiva de vida para essas pessoas”, destacou.
No Pará, as cooperativas com unidades no município de Humaitá se uniram para promover uma ação social para marcar o Dia de Cooperar (Dia C). Nesta segunda-feira (8) foram instaladas novas lixeiras na Praça Getúlio Vargas, adquiridas de forma conjunta pelas cooperativas. Três pares de lixeiras serão destinados à praça do centro da cidade e dois vão para a Praça Zeno Weiler da Vila Jardim.
A ação conjunta no município foi em parceria entre a Sicredi Noroeste, Cresol Cooperar, Cotricampo, Cotrisal e Cotrimaio. A partir do benefício gerado à comunidade, as cooperativas ressaltam a concretização de três princípios do cooperativismo: a promoção da “educação, formação e informação”, também a intercooperação por meio do trabalho conjunto realizado e o interesse pela comunidade.
A COOPERNORTE, em parceria com o SEST SENAT e as cooperativas Sicredi, Sicoob e Cresol, celebrou o Dia de Cooperar na sede do SEST SENAT em Paragominas. O Dia de Cooperar em Paragominas ofereceu diversas atividades gratuitas, com destaque para ações voltadas às crianças. A união das cooperativas e parceiros foi fundamental para garantir o sucesso da iniciativa.
“A COOPERNORTE acredita no poder transformador do cooperativismo e no impacto positivo que essas ações podem gerar na comunidade. Agradecemos a todos que participaram e se envolveram nas atividades”, destacou Cirede Carloto, coordenadora do Núcleo de Mulheres Cooperativistas da COOPERNORTE.
Fonte: OCB/PA/Sepror/Rádio Alto Uruguai
Discussão sobre post