Na tarde de ontem – 29 de outubro de 2025 – teve início no Centro de Convenções de Goiânia, em Goiânia (GO), o primeiro dia do CoopsParty Summit 2025, evento que se integra à FIC Goiás 2025 (Feira da Indústria, Comércio, Habitação, Serviços, Empreendedorismo e Cooperativismo de Goiás). A MundoCoop, realizadora do CoopsParty Summit, traz os principais destaques do primeiro dia.
A abertura marcou o começo de quatro dias de intensa programação, networking e inovação voltada ao cooperativismo e aos negócios. O evento tem como tema principal “Inovar é cooperar com o futuro”, conforme ressaltado pelo presidente Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira. Durante o discurso de abertura, Pereira afirmou que inovar significa “criar condições, antecipar necessidades futuras e preparar o caminho para o coletivo — nossas cooperativas, o setor produtivo e a sociedade, de maneira sustentável e justa”.
O CoopsParty se posiciona como o centro estratégico da conversa. Nele, especialistas debateram temas como inteligência artificial, governança compartilhada, ESG, juventude empreendedora e novos modelos de negócios — mostrando que o cooperativismo está disposto a não apenas acompanhar, mas influenciar as transformações que vêm.
Entre as palestras em destaque, Luís Artur Nogueira — economista e jornalista — ofereceu uma visão abrangente do cenário econômico nacional e global, focando especialmente nas oportunidades para o cooperativismo. Ele abordou que, apesar dos desafios macroeconômicos — como pressões fiscais, câmbio e juros — há janelas de crescimento para modelos mais colaborativos.
Também presente no evento, o influenciador e educador financeiro Eduardo Feldberg — mais conhecido como “Primo Pobre” — trouxe a palestra Educação e Organização financeira, voltada para finanças pessoais, com ênfase no público das cooperativas e nos profissionais que operam no ecossistema cooperativista. Na sua fala, ele destacou que, tanto para indivíduos quanto para cooperativas, a base é a organização financeira, pensar em ganhos, custos, riscos e metas de forma simples e clara. Um dos diferenciais: falou sobre “educação financeira para quem pensa em coletivo”, ou seja, não só “como eu invisto”, mas “como investimos enquanto rede/cooperativa”.
Além dos temas em destaque, o evento ainda destacou os desafios do home office e novos mercados, “Como Vender Serviços, Ideias e Projetos” na palestra de Kasuo Yassaka e ainda, a Segurança e Perpetuidade Empresarial.
CoopsParty Summit 2025
O CoopsParty Summit 2025 acontece no Centro de Convenções de Goiás, e integra o FIC Goiás. A programação segue até o próximo sábado, 1 de novembro. Saiba mais detalhes no site oficial do evento.
Por Redação MundoCoop












