Nos últimos anos, o Seguro D&O (Directors & Officers) ganhou espaço e relevância no Brasil. Se antes era visto apenas como uma formalidade de compliance, hoje é percebido como uma ferramenta essencial para a proteção e a gestão estratégica das organizações, inclusive no universo cooperativista.
Carol Ayub, Diretora de Riscos Financeiros da Tokio Marine, explica que “o crescimento do interesse pelo seguro D&O no Brasil se deve a uma combinação de fatores que refletem a evolução do ambiente corporativo e regulatório”. De acordo com a executiva, os líderes empresariais estão cada vez mais expostos a riscos legais, administrativos e reputacionais, o que torna essencial a proteção do patrimônio pessoal e o suporte à tomada de decisões.
A conscientização sobre responsabilidades individuais dos gestores, somada ao fortalecimento das práticas de governança, ampliou a procura por esse tipo de proteção. Nas cooperativas, esse movimento tem um peso ainda maior. “Um dos erros mais comuns é acreditar que a natureza coletiva da cooperativa elimina a responsabilidade individual de seus dirigentes. Na prática, gestores e conselheiros podem, sim, ser responsabilizados por decisões tomadas no exercício de suas funções”, explica.

Segundo Ayub, para além da proteção ao patrimônio, o D&O se tornou um aliado da liderança. “O Seguro D&O é muito mais do que uma formalidade de compliance, ele é uma ferramenta estratégica de gestão. Ao resguardar o patrimônio pessoal de dirigentes e conselheiros diante de riscos legais e administrativos, ele permite que esses líderes atuem com mais segurança e liberdade na tomada de decisões”, disse.
Essa segurança também fortalece a governança, amplia a credibilidade das organizações e contribui para decisões mais ousadas e transformadoras.
E no universo cooperativista, esse apoio é decisivo. “O seguro D&O pode ter um papel transformador no futuro das cooperativas ao fortalecer a governança e proteger os líderes em um ambiente cada vez mais complexo e regulado. Ao oferecer segurança jurídica e patrimonial aos dirigentes, ele estimula a tomada de decisões mais estratégicas e responsáveis, contribuindo para a sustentabilidade e a credibilidade da cooperativa no mercado”, enfatiza a executiva.
A garantia de tranquilidade e futuro
A evolução do D&O acompanha as novas demandas do mercado. Segundo Carol Ayub, as principais coberturas do seguro D&O abrangem os custos de defesa do segurado, incluindo honorários advocatícios, acordos e indenizações. A executiva esclarece que o produto também oferece coberturas adicionais relevantes, como gerenciamento de crises, confisco de bens, penhora online, inabilitação do segurado, além de casos de ‘segurado contra segurado’ e ‘tomador contra segurado’, e que a Companhia segue estudando possibilidades para dar conta de cenários cada vez mais complexos.
“Estamos trabalhando na atualização do clausulado com o objetivo de oferecer um texto mais enxuto, claro e direto, facilitando a interpretação e evitando discussões na regulação de sinistros. Essa revisão também ampliará o escopo de cobertura, com destaque para reclamações tributárias e gerenciamento de crises, além de já contemplar as adequações exigidas pela nova Lei de Seguro”, disse.
Nesse contexto, a Tokio Marine se torna um facilitador para alcançar a segurança oferecida pelo D&O. Com solidez e foco em soluções personalizadas, o que a torna uma parceira estratégica especialmente relevante para cooperativas, a Companhia possui “rating AAA.br com perspectiva estável pela Moody’s Local 1, o que representa o mais alto grau de confiança quanto à sua capacidade de honrar compromissos financeiros.” Além disso, está entre as cinco maiores seguradoras do Brasil em produtos de risco e entre as 4 primeiras no ranking de D&O, demonstrando ampla experiência na gestão de sinistros complexos e profundo conhecimento das necessidades de empresas de diferentes portes e perfis.
Esse posicionamento mostra não apenas a robustez da Companhia, mas também seu compromisso em antecipar tendências. “A Tokio Marine continuará investindo e inovando para garantir a relevância do seguro D&O nos próximos anos, acompanhando — e muitas vezes antecipando — as necessidades dos corpos gestores das empresas”, finaliza Ayub.
Mais do que uma apólice, o D&O é um investimento no futuro da liderança cooperativista. Com proteção robusta, coberturas modernas e o respaldo de um importante parceiro, cooperativas e seus dirigentes encontram tranquilidade para seguir inovando e crescendo de forma sustentável.
Conteúdo exclusivo publicado na edição 125 da Revista MundoCoop