O Sicoob, instituição financeira cooperativa com mais de 9 milhões de cooperados, está entre as 100 empresas listadas na edição 2025 do Anuário Integridade ESG como líderes em práticas de ESG no Brasil. No ranking geral, a instituição conquistou a 26ª posição, figurando entre as 30 melhores do país.
O Sicoob tem atuado de forma consistente para gerar valor nos territórios onde está presente, unindo soluções financeiras ao incentivo de iniciativas sociais, ambientais e em defesa do clima. A instituição investe em programas de educação financeira, inclusão produtiva e apoio a projetos de impacto local, ao mesmo tempo em que adota boas práticas administrativas voltadas à sustentabilidade e a mensuração de emissões de gases de efeito estufa. Esse conjunto de ações amplia a nossa contribuição para o desenvolvimento sustentável dos territórios e reforça o nosso compromisso com uma atuação que vai além da intermediação financeira.
“Estar entre as principais referências em ESG do país confirma a capacidade do cooperativismo de gerar valor sustentável para as comunidades onde atua. No Sicoob, práticas sociais, ambientais – incluindo ações em defesa do clima – e de governança não são um complemento, mas parte da nossa essência, que orienta decisões e permite fortalecer vínculos de confiança com a sociedade”, afirma Ênio Meinen, diretor de Coordenação Sistêmica, Sustentabilidade e Relações Institucionais do Sicoob.
O reconhecimento também reflete a capilaridade do Sistema, presente em mais de 400 municípios como única instituição financeira no conceito de “agência”. Essa proximidade com a realidade local amplia o impacto das iniciativas promovidas pelo Instituto Sicoob, que em 2024 beneficiaram mais de 4,4 milhões de pessoas em todo o país. “Nosso diferencial está em transformar presença local em impacto sistêmico. A rede de proximidade do Sicoob permite levar soluções financeiras, educação e apoio social a milhões de brasileiros, consolidando a marca como referência em responsabilidade e contribuição para o desenvolvimento sustentável do país”, complementa o executivo.
Impacto
Em 2024, mais de 4,4 milhões de pessoas foram beneficiadas pelas iniciativas do Instituto Sicoob, por meio de ações de educação financeira, voluntariado e campanhas de impacto social. Desse total, cerca de 3 milhões de pessoas foram alcançadas pelos programas institucionais, enquanto outras 1,4 milhão foram impactadas por campanhas sistêmicas e emergenciais, realizadas em mais de 2,4 mil municípios.
Além disso, 14,4 milhões de pessoas foram alcançadas pelas ações de comunicação promovidas em iniciativas como a Global Money Week, a Semana Nacional de Educação Financeira, a Semana do Cooperativismo e a Semana Mundial do Investidor.
Fonte: Sicoob