A União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes Brasil), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e a Organização das Nações Unidas (ONU/DESA), realizou entre os dias 19 e 21 de agosto de 2025, em Belém (PA), o Workshop Internacional “O Papel das Cooperativas da Agricultura Familiar no Contexto da COP 30”.
O workshop internacional teve como objetivo inserir o cooperativismo da agricultura familiar no centro da agenda climática global, reconhecendo sua contribuição para a produção sustentável de alimentos, a preservação da biodiversidade e a promoção de uma transição energética justa.
O encontro reuniu mais de 200 lideranças entre dirigentes de cooperativas, representantes de 15 ministérios do governo federal, parlamentares, especialistas, embaixadas, organizações internacionais e sociedade civil, consolidando-se como um espaço estratégico de preparação para a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), que acontecerá em novembro em Belém.
A MundoCoop, grande apoiadora do setor e um dos principais veículos do país no segmento cooperativista, esteve presente com um painel destacando o papel da comunicação para alavancar as cooperativista, sobretudo as familiares. No painel, destacou-se o Ano Internacional das Cooperativas como um momento chave para as cooperativas, e como as iniciativas voltadas à visibilidade ganham impulso nesse momento histórico. A cobertura completa estará disponível em breve nos canais da MundoCoop.
Outros destaques
O evento contou com a presença de representantes de sete organizações internacionais e de delegações de dez países, além da participação do Secretariado da UNFCCC, que reforçou a importância das cooperativas como agentes de transformação no combate à crise climática.
Foi também apresentado e debatido o Manifesto do Cooperativismo da Agricultura Familiar para a COP 30, documento que reúne 12 pleitos estratégicos das cooperativas brasileiras, como: acesso a financiamento climático, valorização das cadeias da sociobiodiversidade, incentivo às energias renováveis e fortalecimento de políticas públicas voltadas à agricultura familiar.
Durante três dias, foram debatidos temas como:
- Justiça climática e segurança alimentar;
- Transição energética e biocombustíveis;
- Agroecologia, bioeconomia e sociobiodiversidade;
- Acesso a financiamento climático e mercados sustentáveis;
- Inclusão produtiva de mulheres, jovens e povos tradicionais.
Compromisso da Unicafes Brasil
A presidente da Confederação Unicafes Brasil, Fátima Torres, destacou que o workshop marca “um passo histórico para que a voz dos agricultores e agricultoras familiares seja ouvida nas negociações globais sobre o clima”.
O presidente da Associação Unicafes Brasil, Aparecido Alves, enfatizou que o evento promoveu desenvolvimento sustentável, a justiça social e a resiliência diante das mudanças climáticas, fortalecendo cada vez mais a agricultura familiar e suas cooperativas como protagonistas de um futuro mais justo e sustentável.
A realização do evento reafirma o compromisso da Unicafes Brasil de articular governo, sociedade civil e organismos internacionais para garantir que a alimentação saudável, a renda no campo e a sustentabilidade ambiental, geradas pelas cooperativas da agricultura familiar, estejam presentes nas decisões da COP 30.





Fonte: UNICAFES, com adaptações da MundoCoop