• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Cooperativa financeira é case de destaque em livro de Philip Kotler, referência mundial em marketing

MundoCoop POR MundoCoop
13 de junho de 2025
GESTÃO & NEGÓCIOS
Cooperativa financeira é case de destaque em livro de Philip Kotler, referência mundial em marketing

Cooperativa financeira é case de destaque em livro de Philip Kotler, referência mundial em marketing

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

O Sicoob, instituição financeira cooperativa com mais de 8,8 milhões de cooperados, foi reconhecido como um dos cases nacionais de destaque no novo livro de Philip Kotler, autor que revolucionou o pensamento de marketing no mundo. Com coautoria do publicitário Washington Olivetto (1951–2024), a obra Fundamentos do Marketing Moderno apresenta práticas relevantes e contemporâneas que refletem a evolução da comunicação de marca no cenário brasileiro.

Nesta edição, a instituição é citada como exemplo de como a estratégia de brand experience pode fortalecer o posicionamento e gerar impacto cultural, emocional e comercial. O principal destaque do case é a ativação realizada por meio do product placement na novela Terra e Paixão, da TV Globo, em que a marca foi inserida de forma estratégica e alinhada ao enredo, o que contribuiu para uma conexão mais autêntica com o público brasileiro.

A inserção na teledramaturgia aconteceu entre maio de 2023 e janeiro de 2024 e se destacou pela abordagem educativa e não intrusiva: a marca foi apresentada como uma solução real para os personagens da novela, ambientada no contexto do agronegócio. Foram seis inserções ao longo dos capítulos, totalizando mais de nove minutos de exposição integrada à trama. O resultado foi expressivo: no primeiro dia da exibição, as buscas por “Sicoob” cresceram 150% e os acessos ao site aumentaram 138%. A novela atingiu uma média de 19 milhões de lares e gerou cerca de 175 milhões de impactos.

Além disso, ao longo do período em que a ação esteve ao ar, o Sicoob registrou um aumento de 12,6% no número de cooperados e conquistou avanços relevantes em indicadores de força de marca, com destaque para o crescimento do reconhecimento da marca que foi de 73,36%, e para a evolução da percepção de uma “proximidade física” para “proximidade afetiva”. No ambiente digital, o engajamento no Instagram institucional subiu 643% e as impressões na plataforma X cresceram 556%.

De acordo com Cláudio Halley, superintendente de Estratégia e Gestão do Sicoob, esse reconhecimento traduz a solidez da estratégia da marca, construída com base em três pilares fundamentais: consistência, relevância e propósito. “Estar presente em uma obra de grande audiência como Terra e Paixão foi uma escolha estratégica e cuidadosamente planejada. Inserimos o Sicoob de forma contextualizada e relevante, reforçando o cooperativismo financeiro como uma alternativa real, moderna e acessível para milhões de brasileiros. Os resultados comprovam a assertividade dessa decisão: fortalecemos nossa marca, ampliamos nosso alcance e, sobretudo, avançamos em percepção e engajamento com o público. A presença do Sicoob em uma obra de referência como a de Philip Kotler evidencia a força do nosso posicionamento de marca, fundamentado em relevância, impacto e proximidade com a realidade do Brasil”, comenta Halley.

A publicação destaca ainda outros pilares que sustentam a estratégia de marca do Sicoob, como os investimentos em territórios de alto valor simbólico, como dramaturgia, música e esporte, a presença digital estruturada e a coerência na jornada de relacionamento com os cooperados. Além de reconhecer a performance da marca, o livro também dedica espaço à trajetória institucional do Sicoob, suas principais conquistas e indicadores, além de contextualizar o papel do cooperativismo financeiro como alternativa sólida ao modelo bancário tradicional. A análise é ancorada em dados oficiais fornecidos pela instituição e convida o leitor a refletir sobre o futuro dos serviços financeiros a partir de uma ótica mais inclusiva, democrática e sustentável.

A versão online em português do livro Fundamentos do Marketing Moderno já está disponível para aquisição na Amazon Kindle.


Fonte: Approach Comunicação

ANTERIOR

Cooperativismo discute desafios e oportunidades para o Proagro

PRÓXIMA

Credifoz apresenta nova identidade visual e passa a destacar a marca Ailos

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

FGCoop realiza posse do novo Conselho de Administração para o mandato 2025-2028
CONTEÚDO DE MARCA

FGCoop realiza posse do novo Conselho de Administração para o mandato 2025-2028

13 de junho de 2025
Credifoz apresenta nova identidade visual e passa a destacar a marca Ailos
CONTEÚDO DE MARCA

Credifoz apresenta nova identidade visual e passa a destacar a marca Ailos

13 de junho de 2025
sicredi 3
CONTEÚDO DE MARCA

Cooperativa se torna palco de transmissões históricas com jornais ao vivo das afiliadas da Record TV e Band TV

12 de junho de 2025
Unimed adere à campanha de enfrentamento à violência contra a mulher
GESTÃO & NEGÓCIOS

Unimed adere à campanha de enfrentamento à violência contra a mulher

12 de junho de 2025
a 2
CONTEÚDO DE MARCA

Prêmio SomosCoop Melhores do Ano RS: perguntas e respostas

12 de junho de 2025
CoopSummit
CONTEÚDO DE MARCA

Ubots Coop Summit 2025: Conectar, Cooperar e Reconstruir

9 de junho de 2025

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sistema OCB dialoga sobre COP30 e agenda do cooperativismo no Governo Federal durante reunião em Brasilia
ACONTECE NO SETOR

Sistema OCB dialoga sobre COP30 e agenda do cooperativismo no Governo Federal durante reunião em Brasilia

14 de junho de 2025
Cooperativa de crédito impacta mais de 3.800 pessoas com ações de educação financeira
ECONOMIA & FINANÇAS

Cooperativa de crédito impacta mais de 3.800 pessoas com ações de educação financeira

14 de junho de 2025
Instituto de cooperativa goiana celebra aniversário com saldo de mais de 7 mil pessoas impactadas com projetos realizados
SOCIAL

Instituto de cooperativa goiana celebra aniversário com saldo de mais de 7 mil pessoas impactadas com projetos realizados

14 de junho de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 123

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.