A Assembleia Geral Ordinária do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop) foi realizada no dia 8 de abril de 2025, de forma híbrida, na sede do Sicoob Comperj, no Rio de Janeiro. O encontro reuniu representantes dos sistemas cooperativos de crédito de todo o país e foi transmitido ao vivo pelo canal do FGCoop no YouTube, permitindo ampla participação das instituições associadas.
Durante a Assembleia, foram aprovadas as contas relativas ao exercício de 2024 do FGCoop, com base no relatório de auditoria independente e parecer do Conselho Fiscal. Também foram deliberados temas estratégicos como a fixação do limite global de remuneração da diretoria Executiva e a fixação da remuneração do Conselho de Administração.
Um dos pontos centrais da reunião foi a eleição de novos membros para o Conselho de Administração, com mandato até a Assembleia Geral Ordinária de 2028. Também foi eleita a nova diretora da área de Risco e Governança e feita a designação do novo presidente do Conselho de Administração. As indicações aprovadas na Assembleia ainda serão submetidas à apreciação do Banco Central, conforme previsto na regulamentação vigente.
A representação das instituições associadas na Assembleia segue critérios estatutários: cooperativas singulares filiadas a centrais são representadas por suas centrais ou confederações; os bancos cooperativos, por suas confederações; e as cooperativas não filiadas, pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).
Designação da presidência do Conselho
Durante a Assembleia, foi aprovada a proposta de designação do Conselheiro Independente João Francisco Sanchez Tavares como novo Presidente do Conselho de Administração do FGCoop. Tavares é Conselheiro independente do FGCoop desde 2022. Executivo com sólida formação em Administração e especialização em Finanças, possui mais de 20 anos de experiência em instituições financeiras, com forte atuação em áreas como crédito, planejamento, governança e inovação. Atuou como Diretor-Presidente do Banco Cooperativo Sicredi e das instituições centralizadas do sistema por cinco anos, e tem passagens por programas executivos em universidades como Chicago, Insead e MIT.
Nova diretora de Risco e Governança
Erika Akemi Kimura Reis foi eleita para a diretoria de Risco e Governança. Com ampla formação acadêmica e sólida experiência no setor financeiro e cooperativista, Erika tem passagens por instituições como a Cooperforte e já atuou como docente em temas como ESG, gestão estratégica e mercado financeiro.
Conselheiros eleitos para o triênio 2025–2028
Foram eleitos os seguintes conselheiros:
Adriano Michelon – Representante da Cresol. Diretor Superintendente da Central Cresol Baser e Vice-Presidente da Cresol Confederação, possui mais de 25 anos de atuação no cooperativismo.
Antônio Carlos Bizzo Lima – Conselheiro Independente. Economista com carreira executiva no Banco do Brasil e Banco Patagonia, é membro ativo do IBGC e especialista em governança.
Celso Ronaldo Raguzzoni Figueira – Representante do Sicredi. Presidente da Central Sicredi Brasil Central, com ampla trajetória em conselhos do sistema cooperativo.
Ivan Marcos Wentz – Representante das cooperativas não filiadas a centrais. Atua há mais de 44 anos no cooperativismo, com foco em gestão estratégica e controles internos.
Ivo José Bracht – Representante de instituições de dois níveis (Ailos, Credisis, Unicred, Uniprime). Diretor Executivo da Central Ailos, com mais de 20 anos de experiência e atuação destacada no FGCoop e OCB.
Luiz Antônio Ferreira de Araújo – Representante do Sicoob. Presidente do Sicoob Central Rio, com sólida formação jurídica e trajetória no Ministério Público da Guanabara.
Sobre o FGCoop
O Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop) é uma associação civil sem fins lucrativos, de abrangência nacional e com personalidade jurídica própria no âmbito do direito privado. Sua função principal é salvaguardar os recursos confiados por indivíduos às cooperativas financeiras, garantindo a segurança dos depósitos realizados. Em situações de intervenção ou liquidação de cooperativas associadas, o FGCoop tem o papel de recuperar depósitos, limitados a até R$ 250 mil por CPF ou CNPJ, conforme as disposições do regulamento. Além de prover garantias financeiras, a entidade monitora de perto a saúde financeira das cooperativas financeiras associadas. Mais informações no site: www.fgcoop.coop.br


Fotos: Bruno Bou Haya