• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Cooperativas ganham competitividade com programa de transformação digital

Primeira etapa atendeu nove cooperativas dos ramos da agricultura familiar, trabalho e reciclagem

MundoCoop POR MundoCoop
16 de abril de 2025
ACONTECE NO SETOR
Cooperativas ganham competitividade com programa de transformação digital

Cooperativas ganham competitividade com programa de transformação digital

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

O Programa de Transformação Digital para Cooperativas foi idealizado para apoiar as pequenas coops nos primeiros passos em um processo de transformação digital. Por meio de consultorias individuais, as ações da equipe de Inovação do Sistema OCB/GO buscaram identificar oportunidades para promover o uso estratégico de tecnologias digitais.

Bruno Fonseca

O principal desafio da iniciativa foi oferecer apoio imediato, com resultados de curto e médio prazo, para cooperativas que não são nativas digitais e que precisam se manter competitivas e sustentáveis em seus negócios. “Já nas primeiras sessões de consultoria, ficou claro o quanto uma entrega prática e de impacto pode fazer diferença para as cooperativas. Muitas delas mal tinham presença no ambiente digital — algumas, nenhuma. E, por isso, desconheciam totalmente as oportunidades que esse universo pode oferecer”, revela o analista Bruno Fonseca.

O programa é resultado de uma parceria estratégica entre o Sistema OCB/GO e o Sebrae Goiás, firmada por meio de um convênio que intenta fomentar a cultura e disseminar práticas de inovação para as cooperativas do Estado. Em sua execução, a proposta também contou com o apoio do IEL Goiás, como parceiro técnico na implementação e no acompanhamento das consultorias.

“O digital permite alcançar lugares onde as estruturas físicas não chegam. Mais do que isso: dá visibilidade à cooperativa, facilita a comunicação com o público, torna os processos internos mais eficientes e ainda abre caminho para explorar novos mercados.”, destaca Bruno Fonseca- analista do SESCOOP/GO

As beneficiadas

Participaram dessa primeira edição, nove cooperativas dos segmentos da agricultura familiar, reciclagem e trabalho, beneficiando direta e indiretamente cerca de 250 cooperados. As participantes estão localizadas em diferentes regiões do Estado de Goiás e têm atualmente faturamento anual de até R$ 4,8 milhões.

Coopermel 1
Coopermel recebe o projeto do Sistema OCB/GO, em Porangatu.

O programa foi estruturado em algumas etapas principais. A primeira delas é o Diagnóstico de Maturidade Tecnológica e Digital. Ao longo do trabalho, foram realizados dois diagnósticos com cada cooperativa: um no início das atividades e outro ao final, com o objetivo de avaliar a evolução no processo. A análise permitiu medir o progresso e identificar oportunidades de melhoria.

Segundo Bruno Fonseca, “embora a proposta principal esteja baseada em consultorias práticas e na execução direta pelas cooperativas, essas capacitações têm papel fundamental na preparação dos participantes para atuarem de forma estratégica no ambiente digital”.

Entre os temas abordados ao longo do treinamento estão o alcance de novos clientes por meio de ferramentas digitais, estratégias de atendimento e relacionamento, gestão de tráfego pago, uso de ferramentas de inteligência artificial e gestão de redes sociais.

Segundo a equipe da Coordenação de Inovação da Casa do Cooperativismo Goiano, há muito tempo, a transformação digital e a inovação deixaram de ser apenas diferenciais competitivos. “Hoje, são fatores essenciais para a sobrevivência e a sustentabilidade das cooperativas em um mercado cada vez mais dinâmico e desafiador”.

Sites

Cada cooperativa participante recebeu uma solução digital escolhida entre as seguintes opções: criação de site, landing page ou e-commerce; solução de gestão de tráfego pago por três meses; produção de vídeos institucionais; pacote de artes para redes sociais; criação ou redesign de identidade visual; ou implantação de sistema de CRM. No entanto, por conta da realidade delas, todas optaram neste primeiro momento pela criação de site.

image 16
A cooperativa de costureiras de Rubiataba também ganhou seu novo site na Web.

O projeto foi iniciado no segundo semestre do ano passado e os últimos produtos foram entregues no início de 2025. Como a execução dependia de algumas construções realizadas pelas próprias cooperativas, o tempo de duração das consultorias variou, com uma média de seis meses por cooperativa.

“Percebemos que, na maioria das vezes, não é por falta de vontade que as cooperativas deixam de agir, mas por não saberem que podem. Elas simplesmente não imaginam que têm acesso a ferramentas e soluções capazes de transformar sua forma de atuar e ampliar seus horizontes”, esclarece o especialista no assunto. Ao final, cada uma recebeu sua primeira versão de página na web.

Para a Cooperativa Mista de Agricultura Familiar do Novo Gama (Coopgam), participar do Projeto Transformação Digital foi um marco divisor em sua trajetória. “Hoje a Coopgam é uma marca forte e reconhecida e o posicionamento digital proporcionou uma ascensão e projeção ímpares no mundo digital”, conta o presidente da coop, Licindo Passos.

O site da Coopgam conta sua história e a experiência dos cooperados no cultivo e processamento da mandioca, com uma aba exclusiva para o produto carro chefe, que é a mandioca de mesa Japonezinha. “Agora possuímos ferramentas digitais robustas que conectam pessoas, clientes e usuários ao nosso negócio. Temos um canal de comunicação digital em nossas redes sociais”, revela Marcilene Mariano da Assessoria de Marketing da cooperativa.

Conheças todas as cooperativas beneficiadas:

· Cooperativa Novo Gama –cooperativa de agricultura familiar sediada em Novo Gama. Destaca-se pelo cultivo da mandioca variedade “japonesinha”, desenvolvida pela Embrapa Cerrados, adaptada a solos pedregosos e com alta produtividade.

Site: https://coopgam.com.br/https://coopgam.com.br/

· Cooper Pontalina-GO– cooperativa de reciclagem situada em Pontalina. Realiza a coleta seletiva nos bairros da cidade, promovendo sustentabilidade e educação ambiental, com destaque para sua atuação comunitária e participação em programas de capacitação.

Site: https://cooperpontalina.com.br/

· Cooper Linhas Rubi–cooperativa de costureiras localizada em Rubiataba. Atua principalmente na confecção de peças de vestuário, exceto roupas íntimas e as confeccionadas sob medida.

Site: https://rubiataatelie.com.br/

· Coopermel–cooperativa da agricultura familiar localizada no Norte goiano. Além da produção de mel de floradas do Cerrado, expandiu suas atividades para o cultivo e comercialização de hortaliças, folhagens, mandioca e milho, atendendo a programas como o PNAE e o PAA.

Site: https://coopermelpgtu.com.br/

· Cooprec–cooperativa de reciclagem sediada em Goiânia. Atua na gestão sustentável de resíduos, transformando cerca de 820 toneladas de lixo por mês em renda para os cooperados.

Site: https://cooprec.org/

· Coop-Recicla–cooperativa de reciclagem com sede em Rio Verde. Realiza triagem e comercialização de materiais recicláveis por meio de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), parcerias com empresas e atendimento direto à população.

Site: https://cooperativarecicla.com.br/

· Cooperxixá– cooperativa de reciclagem localizada em Itapuranga. Atua na coleta de resíduos não perigosos, com foco também na recuperação de materiais metálicos e plásticos, além de ações de conscientização ambiental nas escolas.

Site: https://cooperxixa.com.br/

· Coopgo–cooperativa de transporte por aplicativo fundada em Goiânia (GO). Reúne motoristas de transporte privado individual de passageiros, oferecendo uma alternativa local no setor de mobilidade urbana, com o diferencial de gestão feita pelos próprios cooperados.

Site: http://coopgo.com.br/

· Sol Invictus– cooperativa de geração e distribuição de créditos em energia solar, com sede em Goiânia. Atua na promoção da energia renovável entre os cooperados, gerando sustentabilidade ambiental e benefícios econômicos por meio da compensação de créditos de energia.

Site: www.solinvictus.coop.br


Fonte: Sistema OCB/GO

ANTERIOR

Especial 10 Tendências para o Cooperativismo: Tecnologias Verdes

PRÓXIMA

Syngenta promove encontro estratégico para fortalecer parcerias no setor cooperativista

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

Avanços e desafios do cooperativismo serão debatidos em audiência pública
ACONTECE NO SETOR

Avanços e desafios do cooperativismo serão debatidos em audiência pública

20 de junho de 2025
Cooperativas promovem trabalho digno e desenvolvimento sustentável pelo Brasil
ACONTECE NO SETOR

Cooperativas promovem trabalho digno e desenvolvimento sustentável pelo Brasil

19 de junho de 2025
Semana de Competitividade reforça compromisso com sustentabilidade
ACONTECE NO SETOR

Semana de Competitividade reforça compromisso com sustentabilidade

18 de junho de 2025
Sistema Ocepar e Senai Paraná lançam Hub Senai Paraná Cooperativo de Produtividade
ACONTECE NO SETOR

Sistema Ocepar e Senai Paraná lançam Hub Senai Paraná Cooperativo de Produtividade

18 de junho de 2025
Juceg condecora Sistema OCB/GO em comemoração aos seus 125 anos de história
ACONTECE NO SETOR

Juceg condecora Sistema OCB/GO em comemoração aos seus 125 anos de história

16 de junho de 2025
Sistema OCB/RR defende protagonismo das cooperativas de transporte locais na inclusão socioeconômica
ACONTECE NO SETOR

Sistema OCB/RR defende protagonismo das cooperativas de transporte locais na inclusão socioeconômica

16 de junho de 2025

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

destaque2 1
DESTAQUES

Especial 10 Tendências para o Cooperativismo: Transparência em Negócios

21 de junho de 2025
Cooperativas alagoanas participam de Feira voltada à economia solidária
AGRONEGÓCIO

Cooperativas alagoanas participam de Feira voltada à economia solidária

21 de junho de 2025
Cooperativa acelera transformação digital com adoção de IA e chatbots para ampliar eficiência
GESTÃO & NEGÓCIOS

Cooperativa acelera transformação digital com adoção de IA e chatbots para ampliar eficiência

21 de junho de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 123

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.