A maior feira da floricultura nacional, realizada nos dias 13 e 14 de março pela Cooperativa Veiling Holambra, consolidou-se mais uma vez como o maior evento de negócios do setor de flores e plantas ornamentais no Brasil. O evento reuniu mais de 160 produtores e movimentou cerca de R$ 100 milhões em transações, segundo estimativas de Jorge Possato, CEO da Cooperativa.

O evento recebeu 2.306 visitantes e atraiu médios e grandes distribuidores de todo o país, que puderam conhecer as principais tendências para o mercado em 2025, além de planejar compras para datas estratégicas, como o Dia das Mães e o Dia dos Namorados. O Veiling Market proporcionou um espaço exclusivo para negociações diretas entre produtores e distribuidores, evitando a dinâmica do leilão da cooperativa, onde as vendas acontecem em ritmo acelerado, com uma transação a cada 1,5 segundo.
Com essa possibilidade de aquisições antecipadas, os distribuidores garantiram melhores condições de preço e disponibilidade de produtos, que serão entregues conforme a necessidade do mercado. Os compradores incluem centrais de abastecimento (Ceasas e Ceagesp), supermercados, garden centers, floriculturas, redes de autosserviço e decoradores, que aproveitaram a oportunidade para assegurar estoques para os próximos meses.
O sucesso da 29ª edição reforça a importância do Veiling Market como um termômetro do setor, impulsionando o desenvolvimento do mercado e garantindo previsibilidade para produtores e distribuidores. Para a próxima edição, em setembro de 2025, o evento deve seguir apostando em inovação e na intermediação da negociação entre produtores e distribuidores do segmento de flores e plantas ornamentais.
Novidades da floricultura nacional para 2025
Um dos diferenciais do Veiling Market é a possibilidade de fechar negócios. Essa negociação direta entre os produtores e distribuidores (centrais de abastecimento, como Ceasas e Ceagesp, supermercados, garden centers, floriculturas, redes de autosserviço e decoradores, entre outros), dispensa a participação deles no concorrido leilão da Cooperativa, onde as transações acontecem com extrema rapidez, sendo que, a cada 1,5 segundo, uma nova venda é concluída. Tudo é tão rápido e dinâmico que, em até três horas após a arrematação, os produtos já estão nos boxes dos compradores, prontos para seguir viagem em caminhões refrigerados rumo aos pontos de venda. No evento, a compra feita antecipadamente já permite a reserva dos produtos e a entrega na data desejada.
Segmentos inéditos

Diante da necessidade de encontrar uma forma mais eficiente e segura de comercializar plantas para pets, a Clorophila Brasil está lançando potes lacrados com plantas orgânicas para pets. O sistema oferece uma solução para os desafios logísticos (evita o manuseio e a deterioração durante o transporte em longas distâncias) e nutricionais, já que as plantas são ricas em fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes, ajudando na digestão e no bem-estar dos animais. A empresa é o primeiro produtor da Cooperativa Veiling Holambra com certificação de produtor orgânico, e aproveitou a realização do 29º Veiling Market para lançar e divulgar o seu produto para toda a rede de distribuidores (centrais de abastecimento, como Ceasas e Ceagesp, supermercados, gardens centers, floriculturas, redes de autosserviço e decoradores).
Os potes oferecem benefícios nutricionais importantes para cães, gatos, pássaros e roedores. Para gatos, em especial, a ingestão dessas plantas auxilia na eliminação de bolas de pelo, um problema comum na espécie. Os produtos são leves, fáceis de armazenar e podem ser utilizados tanto em viagens quanto no dia a dia dos animais. Por estarem lacrados, elimina-se o problema do manuseio e da deterioração durante o transporte. Fernanda de Cillo, representante da Clorophila Brasil, destaca que a iniciativa visa atender um público cada vez mais exigente e preocupado com a saúde dos pets. “Os brasileiros tratam seus animais como membros da família, e isso reflete no aumento da procura por produtos mais saudáveis e naturais. Nossos potes lacrados unem praticidade, qualidade e sustentabilidade”, afirma.
Embalagens perfumadas
O Grupo Swart e o produtor Marcelo Almeida inovaram e, em 2025, estão lançando embalagens perfumadas. Ao longo dos anos, os melhoristas dedicaram-se a criar variedades de flores sem perfume, atendendo a uma demanda específica dos decoradores, para que os cheiros das flores não interferissem nos ambientes dos eventos, principalmente gastronômicos. Pensando em oferecer uma experiência diferenciada para quem recebe flores como presente, o Grupo Swart, por exemplo, produtora do kalanchoe Amor em flor®, inovou ao criar embalagens perfumadas junto com o produtor de orquídeas Marcelo Almeida. As fragrâncias exclusivas, desenvolvidas especialmente para as marcas, são aplicadas diretamente nas embalagens e liberadas aos poucos, proporcionando aromas marcantes e duradouros. Essa tecnologia utiliza microcápsulas que liberam perfume ao menor atrito, como ao manusear a planta. O aroma foi cuidadosamente desenvolvido em parceria com uma empresa especializada em fragrâncias em São Paulo. A partir de diversas opções, foi possível criar um perfume que traduzisse a essência dessas flores e o significado de presentear alguém especial.
Vitrine de tendências e palestras
O espaço “Vitrine de Tendências” destacou as inovações no setor de flores e plantas ornamentais, focando a transformação dos garden centers em espaços de vivência, aprendizado e socialização. O espaço incentiva a observação da natureza, integração com o design e práticas sustentáveis. A iniciativa acompanha tendências globais, promovendo reflexões sobre o futuro do varejo ornamental. O Veiling Market trouxe a oportunidade para que os profissionais e entusiastas do setor floral se atualizarem por meio de palestras sobre as principais tendências do mercado de flores, plantas ornamentais e decoração. Michel Benevenute falou sobre “Flores e folhas: como criar arranjos de grande impacto visual alinhando a sustentabilidade no design floral”. Durante sua apresentação, ele demonstrará como combinar mix de flores, texturas e folhagens verdes que estão em alta, criando arranjos inovadores e sustentáveis. O conceito de “overground folhagem” estará em evidência, mostrando como as folhas podem ser protagonistas nas composições florais.
Dia da Mulher aumentou as expectativas
Na semana do Dia da Mulher, a Cooperativa Veiling, centro de distribuição de flores e plantas mais dinâmico do país, mais uma vez acelerou o ritmo das entregas. Com mais de 500 docas, o fluxo de carga e descarga chegou a movimentar cerca de três mil caminhões para atender à demanda do período, que registrou cerca de 17 milhões de unidades de flores e plantas circulando pelo local. Por isso, os produtores estão bastante otimistas para as vendas antecipadas para o Dia das Mães (15%) e para o Dia dos Namorados (10%) que, juntos, representam ¼ das vendas anuais do setor.



Qualidade garante venda antecipada de flores e plantas para o Dia das Mães e dos Namorados
O rigoroso controle de qualidade das flores e plantas que comercializa, permite que a Cooperativa Veiling Holambra (CVH) realize a maior e mais importante feira da floricultura nacional na qual os distribuidores de todo o país (centrais de abastecimento, como Ceasas e Ceagesp, supermercados, gardens centers, floriculturas, redes de autosserviço e decoradores), têm a oportunidade única de garantir o abastecimento de produtos e assegurar preços para as duas principais datas comemorativas do primeiro semestre: o Dia das Mães e para o Dia dos Namorados.
É essa qualidade que permite que os distribuidores se sintam seguros para adquirir as flores e plantas ornamentais que ainda estão sendo cultivadas nos sítios, estufas e fazendas, negociando diretamente com quem as planta, sem a necessidade de participar do leilão diário realizado pela Cooperativa. Para os produtores, essa venda antecipada significa a garantia da venda do que ainda nem foi colhido, enquanto, para os distribuidores, a compra feita com antecedência assegura que terão os produtos desejados para as datas comemorativas a preços melhores.
Fonte: Ateliê da Notícia