Entre 2023 e 2024, os investimentos globais em publicidade aumentaram 12,6% e ultrapassaram a marca de US$ 1 trilhão – um volume histórico conforme apontam dados do estudo “Global Ad Spend Outlook 2023/24”, publicado pela Warc.
Os investimentos vêm moldando o setor através de transformações constantes, impulsionadas por avanços tecnológicos e mudanças nos hábitos dos consumidores, como a crescente preocupação com sustentabilidade. Essas tendências seguirão guiando as estratégias de Marketing em 2025.
Na avaliação de Rafael Pittigliani, CEO da NeoPerformance, um dos imperativos para a nova era será o uso estratégico da inteligência artificial. A ferramenta permite às empresas encontrar e oferecer as melhores soluções, possibilitando a construção de campanhas adaptadas em tempo real aos contextos de mercado.
Veja, abaixo, outras tendências de Marketing Digital que, segundo Pittigliani, deverão ser acompanhadas de perto por marcas e agências de publicidade:
Retail Media
A integração entre dados de e-commerce e campanhas de performance será ainda mais relevante. Estratégias como a exclusão de audiências com base em consumidores já existentes da marca para alcançar novos consumidores, aliada ao cruzamento de dados de marcas e varejistas, se destacam. Dados offline, como compras em lojas físicas vinculadas a programas de fidelidade que compartilhem seus dados, também poderão ser aliados em campanhas digitais.
Dados em tempo real e personalização
Com a maior integração entre plataformas e a pulverização dos esforços de mídia, campanhas continuarão sendo ajustadas em tempo real para atender os objetivos das empresas aliados às necessidades específicas de públicos segmentados. A tendência é combinar dados de marcas e varejistas para maximizar os resultados.
A inteligência artificial no Marketing
Mais do que uma tendência, a inteligência artificial se consolidou como um pilar do Marketing. Ela é usada para analisar o desempenho de campanhas, compreender o comportamento do consumidor e identificar padrões que tragam oportunidades para as marcas. A tecnologia também assume um papel crucial na criação de criativos personalizados, alinhando estratégias ao gosto do público.
Funil disruptivo
O tradicional funil de vendas está sendo desafiado por novos comportamentos de consumo. Hoje, o consumidor não trilha mais as conhecidas etapas do funil de conversão, fazendo o seu próprio caminho. O acesso a opiniões de usuários e informações sobre produtos espalhadas pela internet tornam a conexão entre marcas e consumidor mais autênticas, exigindo estratégias mais dinâmicas para atender diferentes necessidades em múltiplos pontos de contato.
O papel da sustentabilidade no Marketing
Sustentabilidade não é mais opcional, mas parte essencial das estratégias empresariais. 60% dos consumidores entrevistados pela Bain & Company para o estudo global “Bain Consumer Lab ESG Survey 2024” disseram que a preocupação com as mudanças climáticas cresceram nos últimos dois anos, indicando um tema a ser abordado pelas marcas em campanhas autênticas.
Novas formas de consumo de mídia
Plataformas como Tik Tok e Instagram continuam sendo destaque, mas serviços como Spotify e streamings de vídeo estão criando novos formatos de mídia. Para marcas, essa diversidade amplia as oportunidades de engajamento com o consumidor; para os creators, diversificar plataformas é um movimento recomendável para o fortalecimento da presença digital.
CEOs como influenciadores digitais e microinfluenciadores
CEOs assumem, cada vez mais, o papel de influenciadores de suas próprias marcas. Paralelamente, microinfluenciadores seguem como peça-chave para campanhas segmentadas, graças a conexão genuína com suas audiências.
Fonte: Mundo do Marketing