Está chegando a hora de colocar a participação democrática em ação nas cooperativas. Nesse modelo societário, os membros do negócio – os cooperados – têm a oportunidade de manifestarem sua opinião e ajudarem a decidir os novos rumos do empreendimento colaborativo. E é durante as assembleias gerais que esses direitos são exercidos.
Ainda não sabe para que essas assembleias servem, seus objetivos e quais tipos existem? Então recomendamos que leia o artigo Saiba como funcionam as assembleias gerais das cooperativas em nosso site antes de continuar a leitura por aqui. Mas se você já entende um pouco do assunto, é só seguir em frente!
Neste primeiro trimestre de 2025, cooperativas de todo o país deverão realizar as suas Assembleias Gerais Ordinárias (AGOs), exceto as cooperativas de crédito, que poderão cumprir o rito legal até o término do primeiro quadrimestre. Por isso, é importante se preparar previamente para esse momento e conhecer todas as regras para realizar uma assembleia em conformidade com a legislação cooperativista.
Para quem desconhece os procedimentos determinados pela Lei nº 5.764 (uma dor frequente em cooperativas recém-constituídas), o processo parece complicado e burocrático à primeira vista. No entanto, cada etapa precisa ser seguida para garantir a validade da assembleia perante os órgãos oficiais.
Conhecer os trâmites das assembleias gerais e cumpri-los à risca é indispensável para preservar a reputação e a regularidade da cooperativa. Por isso, enquanto organização que representa as cooperativas do Espírito Santo, o Sistema OCB/ES quer te ajudar a implementar essas boas práticas e assegurar o cumprimento do princípio da Gestão Democrático, o segundo entre os sete do cooperativismo.
Manual de Assembleias Gerais 2025
Produzimos um conteúdo extremamente rico com orientações sobre a convocação e realização de assembleias gerais. De forma descomplicada, o nosso Manual de Assembleias Gerais 2025 explica o passo a passo para a condução de uma AG, antes, durante e após a assembleia acontecer.
Com 74 páginas, o documento conta com um sumário interativo para facilitar a busca por informações específicas. Além de abordar os ritos de uma AGO, a publicação ainda explica as características das Assembleias Gerais Extraordinárias (AGEs) e detalha especificidades das cooperativas de crédito e de trabalho.
Acesse o manual gratuitamente e consulte-o sempre que surgir alguma dúvida!
Cursos gratuito sobre assembleias gerais
Com o intuito de auxiliar as suas cooperativas a conduzirem suas assembleias, o Sistema OCB/ES abriu 40 vagas para o curso Convocação e Realização de Assembleias Gerais, gratuito e online. As aulas ocorrerão nos próximos dias 12 e 12 de fevereiro, das 10h às 12h. O curso será ministrado pelo assessor jurídico do Sistema OCB/ES Arlan Taufner.
O instrutor irá abordar o panorama legal das sociedades cooperativas, regras gerais de convocação, especificidades da Lei 12.690/12 e da LC 130/09, tipos de assembleias gerais, modalidades de realização e condução dos eventos, normativo do DREI, materiais de apoio, confecção e arquivamento de atas e exercício simulado, além de contar com um espaço para debates ao final.
Outra dica para entender e dominar os procedimentos para a realização de assembleias gerais é o curso Assembleias Gerais: como realizar e estimular a participação, gratuito e disponível na plataforma CapacitaCoop, do Sistema OCB.
O curso possui carga horária de 3 horas e pode ser concluído em até 10 dez dias, de forma assíncrona. Durante as aulas, você poderá compreender os aspectos gerais sobre as assembleias em cooperativas. Além disso, terá a chance de aprender mais sobre a legislação, as boas práticas de incentivo à participação dos cooperados e a elaboração de documentos obrigatórios para a realização desses eventos.
Após visualizar todos os conteúdos e atingir o percentual mínimo de acertos na avaliação final, você receberá um certificado digital atestando a sua participação no curso.
Fonte: Sistema OCB/ES