Representantes de cooperativas de agricultores familiares de Nova Venécia, Muqui e Cariacica participaram, em dezembro de 2024, de um intercâmbio técnico para compartilhar experiências sobre produção, comercialização e organização no cooperativismo agroecológico. A iniciativa contou com o apoio do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e teve como foco o fortalecimento da agricultura orgânica no Espírito Santo.
As atividades foram iniciadas no dia 17 de dezembro, na Cooperativa da Agricultura Familiar de Cariacica (CAFC). Durante a manhã, os participantes conheceram o modelo de produção e comercialização de banana orgânica, que posiciona Cariacica como referência nacional no segmento. Na ocasião, também foram apresentados o sistema de organização da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) e o modelo de comercialização via Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que atende outros estados.
No período da tarde, o grupo visitou o município de Muqui, onde estiveram na Cooperativa dos Cafeicultores do Sul do Estado do Espírito Santo (CAFESUL). Os participantes conheceram as instalações da unidade de beneficiamento de café, o processo de torrefação e seleção de grãos, além da produção de bioinsumos, essenciais para a agricultura orgânica. Renato Theodoro, presidente da CAFESUL, destacou os projetos desenvolvidos em parceria com os cooperados, enfatizando as práticas sustentáveis.
“A CAFESUL vem fazendo um trabalho extraordinário com relação ao sistema de produção orgânica, qualidade e comercialização do café conilon. Voltamos da visita entusiasmados com a possibilidade de fazermos uma parceria com foco na agroecologia, para a comercialização de café orgânico”, afirmou Primo Dalmasio, presidente da cooperativa de Nova Venécia.
No dia 18 de dezembro, o grupo visitou a propriedade do produtor José Cláudio, conhecida pela produção de café orgânico de qualidade. A atividade foi acompanhada por Tássio de Souza, técnico do Incaper e coordenador regional do projeto Cafeicultura Sustentável. Durante a visita, os participantes observaram técnicas aplicadas na produção e participaram de uma sessão de avaliação e degustação de cafés especiais na sede da CAFESUL. O evento foi encerrado com uma avaliação geral das atividades e a formalização de novas parcerias.
Moisés Marré, extensionista do Incaper e coordenador da atividade, destacou a importância do evento para o desenvolvimento da agricultura familiar e orgânica no estado. “O encontro destacou a relevância do cooperativismo para fortalecer a agricultura orgânica, a produção de cafés de qualidade e a importância da agroecologia como eixo norteador das ações realizadas”, afirmou.
O intercâmbio contou com a colaboração da Cooperativa Veneciana da Agricultura Familiar, da CAFESUL e da CAFC, além de escritórios regionais do Incaper e da Coordenação de Agroecologia. A iniciativa reforça a integração entre os produtores e contribui para o fortalecimento de práticas sustentáveis no estado.
Fonte: Em Dia ES