Um estudo realizado pelo Sistema Ailos — que conta com 13 cooperativas de crédito e mais de 1,6 milhão de cooperados — identificou o perfil dos investidores cooperados. De acordo com o levantamento, a geração dos millenials mantém o maior percentual entre os investidores com 31,60%, seguido da geração X com 28,75%. A geração Z corresponde a 16,89%.
Em relação ao gênero, o estudo aponta que o público masculino representa uma fatia ligeiramente maior, com 51%. O documento explica que um ponto interessante é observar que a proporção do público feminino aumentou em 2024 em torno de 1%, se comparado com 2023.
Segundo Rafael Capistrano, coordenador de Investimentos do Sistema Ailos, “a diversidade no perfil dos investidores, que inclui uma forte presença de millennials e um equilíbrio entre os gêneros, sugere um ambiente favorável para novos investidores. Esse número pode estar diretamente ligado a uma mudança no comportamento dos cooperados, que buscam maior segurança financeira e um planejamento a longo prazo”, diz.
Outro dado apresentado pelo levantamento é em relação aos produtos financeiros mais procurados. “Destacamos a poupança. Uma vantagem competitiva como cooperativa de crédito também é o produto de cota capital como investimento a longo prazo”, completa Rafael.
Fonte: Sistema Ailos