A busca por práticas sustentáveis e socialmente responsáveis tem impulsionado um novo paradigma nos negócios. Nesse contexto, a responsabilidade social se revela não apenas como um compromisso ético, mas também como uma oportunidade de inovação e crescimento. Durante o CoopsParty Summit Goiás, o maior evento de inovação do cooperativismo, o painel “Política de Responsabilidade Socioambiental nas Cooperativas”, mediado por Carla Anjos do Sebrae, e com a participação de Kathleen Krause do Banco Central e Maurício Rodrigues da ESGreen, aprofundou essa discussão.
Como ressaltou Maurício Rodrigues, o objetivo atual é criar um ecossistema onde o ESG seja um tema central em todas as conversas, integrando diferentes setores e incentivando a colaboração. A crescente demanda por transparência e ações sustentáveis tem colocado o tema no centro das atenções do mercado, e cada empresa e cooperativa, independentemente do seu porte ou setor, possui um papel fundamental nesse cenário.
Os painelistas destacaram a importância de olhar para dentro das organizações e identificar as iniciativas que já contribuem para a agenda ESG. Muitas cooperativas possuem programas e projetos que, embora não estejam formalmente classificados como ESG, geram impactos positivos na sociedade e no meio ambiente. Ao mapear essas ações, as cooperativas podem otimizar seus recursos e fortalecer seus resultados.
Mauricio destacou, neste contexto, o trabalho que a ESGreen tem desenvolvido, sobretudo com as cooperativas. Segundo ele, as ferramentas disponibilizadas desempenham um importante papel na mensuração das métricas ESG no setor das cooperativas, de modo a facilitar que o mercado identifique as cooperativas como grandes motores para a transição para um modelo de negócio ainda mais sustentável.
Ao integrar os princípios ESG em suas estratégias de negócio, as organizações podem gerar valor para seus stakeholders, fortalecer sua reputação e contribuir para um mundo mais justo e equitativo.
ESGREEN LANÇA A FERRAMENTA MAIS COMPLETA DE SCORE ESG DO BRASIL
A ESGreen, líder em gestão de riscos ESG na América Latina, acaba de revolucionar o mercado com a ferramenta de avaliação ESG mais completa do Brasil. Com a capacidade de calcular o score ESG tanto para empresas quanto para pessoas físicas, a nova ferramenta se alimenta de informações provenientes de 50 fontes diferentes. Os dados, cobrem aspectos fundamentais em quatro pilares estratégicos: ambiental, tributário, jurídico e climático.
Ao consolidar informações de diversas fontes, a ferramenta gera insights acionáveis que auxiliam na tomada de decisões estratégicas. Essa agilidade e precisão são essenciais para empresas que buscam conformidade regulatória e alinhamento com práticas sustentáveis.
“Estamos muito orgulhosos em apresentar a ferramenta de Score ESG mais completa do Brasil. Este lançamento reforça nosso compromisso com a inovação e a sustentabilidade, oferecendo às empresas uma solução robusta para avaliar riscos e melhorar suas práticas ESG”, destacou Mauricio Rodrigues, CEO da ESGreen, lembrando do compromisso da consultoria com as cooperativas e com todo o mercado brasileiro.
A ferramenta utiliza algoritmos avançados e fontes de dados confiáveis para gerar scores ESG precisos e personalizados em tempo real. Para gerar o score de uma empresa ou pessoa física, basta informar o CNPJ ou CPF. Em poucos instantes, o sistema apresenta uma análise detalhada, com informações estruturadas e insights acionáveis.
Para a ESGreen, a nova ferramenta traz um importante marco na jornada de empresas rumo a um futuro mais sustentável, sendo uma aliada para uma maior transparência e comprometimento com os princípios ESG.
Conteúdo exclusivo publicado na Revista MundoCoop – Edição 121