A ONU declarou oficialmente 2025 o Ano Internacional das Cooperativas. A decisão reconhece a importância das cooperativas na promoção do desenvolvimento econômico e social das comunidades e dos países.
A escolha é justa. As cooperativas exercem papel essencial para o desenvolvimento econômico sustentável: as cerca de 3 milhões de cooperativas existentes no mundo geram 10% dos empregos globais. Com mais de 1,2 bilhão de cooperados em todo o planeta, o movimento se encontra em pleno crescimento. Se todas as cooperativas formassem uma nação imaginária, ela seria um modelo de prosperidade, participação e igualdade.
Mas como cada um de nós pode ajudar a construir um mundo com mais cooperação? Neste fim de ano, quando fazemos resoluções para 2025, enumero três dicas práticas para começar imediatamente:
1 – Participe de uma cooperativa local
Encontre uma cooperativa na sua cidade e se junte a ela. É uma forma prática de se beneficiar dos serviços e produtos oferecidos pela cooperativa e contribuir para o desenvolvimento da sua comunidade. Se você já é cooperado, nada impede que você participe de outras cooperativas.
2 – Promova a educação sobre cooperativismo
Organize ou participe de eventos que eduquem as pessoas sobre os princípios e benefícios do cooperativismo. A conscientização é fundamental para a expansão do movimento.
3 – Incentive a criação de novas cooperativas
Se você tem uma ideia de negócio que pode ser encaminhada de modo cooperativo, em qualquer setor da economia, considere a ideia de formar uma nova cooperativa. Isso engaja parcerias, cria oportunidades e fortalece a economia local.
O Ano Internacional das Cooperativas é o momento ideal para lançar luz sobre a contribuição das cooperativas para um mundo menos desigual.
A mudança começa em cada um de nós. Ao adotar os princípios cooperativistas em nosso dia a dia, estamos plantando as sementes de um futuro com harmonia entre a produção coletiva e a liberdade individual de participar e decidir.
Cooperativismo: faça parte de algo maior!
*Marcelo Vieira Martins é CEO da Unicred União