Nesta segunda-feira (25), o Sistema OCB/PA, Sistema OCB Nacional e a cooperativa COOPTUR-PR, reuniram lideranças de cooperativas, representantes do setor de turismo para compartilhar os pontos observados nas visitas técnicas realizadas nas cooperativas, TURIARTE, COOMFLONA (Santarém), CAMTA (Tomé-Açú) e COOPERTTRANS COMBU (Belém), participantes do Projeto Piloto Turismo Cooperativo.
O projeto é uma iniciativa da OCB Nacional com o apoio do Sistema OCB/PA que visa potencializar a atuação das cooperativas, fomentar o turismo de base sustentável, comunitária e local. Além de promover a intercooperação entre as cooperativas e parceiros, voltado ao fornecimento de produtos e serviços turísticos, de maneira integrada.
“Estamos felizes porque esse projeto vai nos ajudar a desenvolver o trabalho na nossa cooperativa, gerar renda para nossos cooperados e toda comunidade”, declarou Anderson dos Santos, presidente da cooperativa COOPERTTRANS COMBU.
Durante a apresentação, foram compartilhados os principais pontos observados nas visita técnicas, que tiveram como objetivo conhecer de perto as potencialidades e os desafios enfrentados pelas cooperativas do projeto. As visitas incluíram conversas com os cooperados, roteiros turísticos já estruturados e a análise das práticas utilizadas.
“Identificamos grandes diferenciais nas cooperativas visitadas, como o vínculo com as comunidades locais, à sustentabilidade e o compromisso com o desenvolvimento socioeconômico da região. Tudo isso em um roteiro que alia cultura, gastronomia típica e contato direto com a natureza amazônica”, destacou Márcio Miranda, vice-presidente da Cooptur-PR.
O levantamento destacou o potencial das cooperativas paraenses, aproveitando as riquezas naturais, culturais e históricas do estado. Com base nos dados coletados, as entidades parceiras trabalharão na elaboração de um plano de ação que inclui capacitações, mentorias e consultorias das cooperativas.
Durante o encontro, lideranças da OCB Nacional, OCB/PA reforçaram o compromisso com o sucesso da iniciativa, que tem o potencial de tornar o Pará uma referência nacional no segmento.
“O Projeto é uma ideia que visa o desenvolvimento de uma região com o apoio das cooperativas por todo o Brasil que vai gerar valor em um movimento integrado e cooperativo” pontuou Priscila Coelho, analista de ralações institucionais da OCB Nacional.
“A visita técnica foi um passo essencial para entender o que as cooperativas já têm de melhor e o que podemos desenvolver juntos. O turismo cooperativo é uma oportunidade de gerar impacto positivo não só para as cooperativas, mas para toda a comunidade local”, destacou Francisca Camilo, Analista de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB/PA.
A parceria entre o Sistema OCB Nacional e o Sistema OCB/PA reforça o papel do cooperativismo como motor de desenvolvimento local e sua capacidade de transformar realidades, promovendo a intercooperação entre as cooperativas.
Fonte: Ascom/Sistema OCB por Marciélen Souto