Os jovens terão um grande papel no futuro do Brasil, principalmente se levarmos em conta o fato de estarem engajados no combate à degradação ambiental, à corrupção ativa e à desigualdade social. A transformação nacional pode ser reforçada por meio do cooperativismo, questão debatida no 2º Encontro Estadual de Jovens Cooperativistas, evento organizado pelo Sistema OCB/GO na sexta-feira e neste sábado, em Goiânia.
“A juventude deve assumir o protagonismo da transformação da nação”, afirmou o palestrante Augusto Júnior. O especialista é diretor de Mobilização e Relações Institucionais do Instituto Four, instituição sem fins lucrativos que busca desenvolver líderes no Brasil.
Para o palestrante, especialista na área da liderança, o cooperativismo é uma ótima ferramenta para enfrentar esses obstáculos. “O cooperativismo é uma das principais ferramentas de crescimento econômico conjugada com inclusão social”.
Augusto reforçou os impactos do setor na economia. “Propósito, protagonismo, paixão e performance são as características essenciais de um jovem transformador e isto gera um ambiente positivo para os negócios. Propósito e paixão movem aqueles que movem o mundo e nossa juventude está muito antenada nas transformações do nosso tempo”, ensinou.
Insights
Mateus Silva, engenheiro e analista de dados da cooperativa Complem, comentou sobre as considerações que teve durante o primeiro dia do encontro. “Nós, jovens, queremos tudo para ontem. Queremos um cargo melhor, uma liderança melhor. Mas, em eventos como esse, a gente começa a ver que tem muito por trás. A gente para de pensar no ‘eu’ e começa a pensar no coletivo”, refletiu.
Para conferir todas as fotos do evento, acesse: flic.kr/s/aHBqjBTJpd
Fonte: Sistema OCB/GO