• POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
  • MÍDIA KIT
MundoCoop - Informação e Cooperativismo
Sem resultado
Ver todos os resultados
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
  • ECONOMIA & FINANÇAS
  • DESTAQUES
  • AGRONEGÓCIO
  • GESTÃO & NEGÓCIOS
  • ACONTECE NO SETOR
  • SOCIAL
  • INTERNACIONAL
  • ENTREVISTA
Sem resultado
Ver todos os resultados
MundoCoop - Informação e Cooperativismo

Um agro sem marketing – Diego Silva é CEO da Agro Agência Assessoria

MundoCoop POR MundoCoop
3 de dezembro de 2024
ARTIGO
Diego Silva é CEO da Agro Agência Assessoria

Diego Silva é CEO da Agro Agência Assessoria

CompartilheCompartilheCompartilheCompartilhe

O agronegócio desempenha um papel fundamental na economia e na sociedade brasileira, tornando indispensável sua visibilidade estratégica. O setor representa cerca de um quarto do PIB nacional, segundo a CNA, e 1 a cada 3 empregos no país está ligado, direta ou indiretamente, ao agronegócio. No entanto, apesar de sua relevância, a compreensão e a aplicação do marketing no agro, por parte das entidades representativas do setor, ainda são limitadas.

A definição de marketing, segundo a American Marketing Association (AMA), é a “atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para clientes, parceiros e a sociedade em geral.” No entanto, a percepção de muitos líderes do agronegócio não reflete essa complexidade. O marketing frequentemente é confundido com comunicação ou limita-se às vendas, perdendo-se o potencial estratégico que poderia alavancar o setor.

Essas constatações foram originadas na minha pesquisa, junto à Universidad de La Empresa, no Uruguai. Foram entrevistados sete líderes do agronegócio brasileiro, buscando entender como eles e suas associações interpretam e praticam o marketing. Em muitas instituições, o setor de marketing é visto apenas como responsável por gerir mídias sociais; em outras, ele é confundido estritamente com as atividades de assessoria de imprensa. Há também aqueles subordinados ao departamento de vendas. Essa confusão revela uma visão superficial do marketing, limitando sua aplicação à execução de ações táticas, em vez de abordagens estratégicas que entreguem valor sustentável ao mercado.

O marketing é uma ciência social que tem como objetivo compreender necessidades e desejos, além de criar valor para todos os envolvidos; entretanto, na prática, as associações pouco conhecem seus representados em profundidade. Outro fator crítico é o poder decisório do marketing institucional, frequentemente concentrado nas mãos dos dirigentes das entidades, e não em técnicos do setor do marketing, o que interfere no processo.

Na prática, as instituições representativas sabem pouco sobre quem realmente representam: qual o perfil, as dores, a faixa etária de seus públicos. E quando essas informações básicas são conhecidas, as ações para contribuir e representar não são quantitativas nem qualitativas. O “marketing”, da forma como é desenvolvido, mostra maior preocupação com curtidas no Instagram do que com a percepção da instituição perante seus clientes, o próprio produtor rural.

Um exemplo dessa limitação é a tendência das campanhas se limitarem ao curto prazo, com foco em resultados imediatos. Porém, o verdadeiro potencial do marketing está na construção de relacionamentos e na promoção de valores de longo prazo. Nesse contexto, Freytag (1990) destaca que um uso estratégico do marketing pode fortalecer a identidade das marcas e instituições, consolidando a confiança entre produtores e consumidores.

Para ilustrar, é possível observar o caso de uma cooperativa agrícola que, ao investir apenas em mídia social e não integrar outras ferramentas de marketing, perde a oportunidade de gerar um engajamento mais profundo com seus clientes e stakeholders. Enquanto, em empresas de outros setores, o marketing é visto como uma área integrada e estratégica, no agronegócio ele ainda é fragmentado, carecendo de uma visão mais abrangente e conectada com as melhores práticas de mercado.

O desafio do setor agropecuário é reconhecer a necessidade de profissionalizar e ampliar o papel do marketing. Para isso, é essencial que os dirigentes compreendam a importância de delegar a especialistas e alinhar as estratégias às reais necessidades do mercado. Quando bem executado, o marketing no agronegócio tem o potencial não apenas de melhorar a imagem institucional, mas também de educar e sensibilizar o público sobre a importância da produção rural para a economia e a sociedade.

Em resumo, infelizmente, a maior parte do agro sabe pouco de marketing e investe proporcionalmente a esse conhecimento. O entendimento entre as instituições sobre esse setor não é homogêneo; cada uma compreende e executa o marketing à sua maneira. Superar essa barreira é essencial para que o setor alcance novos patamares e contribua de forma ainda mais efetiva para o desenvolvimento do Brasil. Afinal, marketing não é apenas promover imagem e produtos, mas também criar e entregar valor em todas as interações com o mercado e com seus representados.


*Diego Silva é Técnico em agronegócio, jornalista, mestre em marketing e CEO da Agro Agência Assessoria

ANTERIOR

É possível cooperar sem nos comunicar?

PRÓXIMA

Ubots realiza 1º workshop com cooperativas sobre PA Físico e governança no WhatsApp

MundoCoop

MundoCoop

Informação e inspiração para o cooperativismo.

Relacionado Posts

tiago
ARTIGO

O futuro do cooperativismo é digital e humano – Tiago Amor é CEO da Lecom

27 de junho de 2025
Roberto Abreu é diretor de soluções da Blend IT
ARTIGO

A revolução das plataformas digitais na inovação e transformação empresarial – Roberto Abreu é diretor de soluções da Blend IT

27 de junho de 2025
hugo
ARTIGO

Autorresponsabilidade em tempos de distração digital: um desafio para todos nós – Hugo Santos é autor, consultor e palestrante

25 de junho de 2025
marcelo
ARTIGO

Intercooperar para prosperar – Marcelo Mafra é Executivo de negócios e relacionamento da Tecban

25 de junho de 2025
Louize Pereira Oliveira é Coordenadora de Cidadania e Sustentabilidade do Sicoob
ARTIGO

Educação Financeira: há diferença entre homens e mulheres? – Louize Pereira Oliveira é Coordenadora de Cidadania e Sustentabilidade do Sicoob

24 de junho de 2025
Felipe Almeida é Diretor Comercial da ABC71
ARTIGO

Por que a gestão em nuvem é essencial para empresas na era digital? – Felipe Almeida é Diretor Comercial da ABC71

22 de junho de 2025

NEWSLETTER MUNDOCOOP

* Preenchimento obrigatório

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

tiago
ARTIGO

O futuro do cooperativismo é digital e humano – Tiago Amor é CEO da Lecom

27 de junho de 2025
Capacitação de produtores rurais experientes impulsiona o agronegócio brasileiro
RADAR

Capacitação de produtores rurais experientes impulsiona o agronegócio brasileiro

27 de junho de 2025
Roberto Abreu é diretor de soluções da Blend IT
ARTIGO

A revolução das plataformas digitais na inovação e transformação empresarial – Roberto Abreu é diretor de soluções da Blend IT

27 de junho de 2025
LinkedIn Instagram Facebook Youtube

FALE COM A MUNDOCOOP

MundoCoop - O Portal de Notícias do Cooperativismo

ANUNCIE: [email protected]
TEL: (11) 99187-7208
•
ENVIE SUA PAUTA:
[email protected]
•
ENVIE SEU CURRÍCULO:
[email protected]
•

EDIÇÃO DIGITAL

CLIQUE E ACESSE A EDIÇÃO 123

BAIXE NOSSO APP

NAVEGUE

  • Home
  • Quem Somos
  • Revistas
  • biblioteca
  • EVENTOS
  • newsletter
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Revista MundoCoop
  • Biblioteca
  • Newsletter
  • Quem Somos
  • Eventos
  • Anuncie

1999 - 2025 - © MUNDOCOOP. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você está dando consentimento para que os cookies sejam usados. Visite o nosso Política de Privacidade e Cookies.