A Univeiling, educação corporativa do Veiling Holambra, e o projeto Flor com Amor, se uniram para capacitar jovens da comunidade em tecnologia e programação. O programa de impacto social intitulado Veiling Qualifica é feito em parceria com a startup Next Coders. Nesta oportunidade, é oferecido uma bolsa de estudos, notebook, materiais, consultoria mercadológica e uma imersão no cotidiano da cooperativa com foco no departamento de tecnologia da informação.
“O Programa Veiling Qualifica dá a oportunidade de os jovens se desenvolverem na área de tecnologia e oferece uma imersão completa no nosso universo. É um programa que valoriza nossa comunidade, e isso vai de encontro com os princípios do cooperativismo, que é o elo impulsionador dos nossos negócios.”, explica Adriana Delafina, Gerente de Pessoas e Gestão.
Para primeira turma, foram selecionados 10 jovens com idade entre 18 e 24 anos das cidades: Mogi Mirim, Jaguariúna, Holambra, Artur Nogueira e Santo Antônio de Posse.
A trilha técnica do curso, que teve duração de três meses com a Next Coders, preparou os alunos para a carreia de desenvolvedor de software, oferecendo conteúdos sobre tecnologias de Back-end e Front-end. Já na imersão, que durou cerca de um mês, os jovens tiveram a oportunidade de conhecer de perto os departamentos da cooperativa e suas operações diárias, além de realizarem uma imersão na TI, sendo orientados individualmente por programadores voluntários. A apresentação de projeto final teórico encerrou a primeira turma de um projeto que impactará positivamente a comunidade na qual a cooperativa está inserida.
“A minha experiência foi sensacional! Desde os 16 anos eu tenho estudado na área, mas nunca tive a oportunidade de ver como é o dia a dia da área de TI em uma empresa, ainda mais uma tão grande quanto a Veiling, e essa experiência tem agregado muito no meu conhecimento tanto profissional quanto pessoal e tem me feito enxergar um norte de qual área seguir na minha carreira.”
Pedro Romão, 18 anos
“Essa experiência foi transformadora, permitindo-me vivenciar de perto o impacto da tecnologia em um ambiente dinâmico e inovador. A jornada ampliou meus horizontes, aprimorou minhas habilidades e reforçou minha paixão pela área. Sou imensamente grato por essa oportunidade única que contribuiu tanto para o meu desenvolvimento profissional quanto pessoal.”
Wagner Sousa, 22 anos
Conteúdo exclusivo publicado na Revista MundoCoop – Edição 120