Com o objetivo de fortalecer o protagonismo feminino e ampliar o desenvolvimento de novos negócios no cooperativismo, uma comitiva de 32 pessoas partiu do Amazonas e chegou a Vitória, no Espírito Santo, na última segunda-feira (21/10). Composta por 26 mulheres de oito cooperativas de agricultura familiar do Amazonas, dois representantes do Sebrae/AM e quatro membros do Sistema OCB/AM, a comitiva veio em busca de inspiração e conhecimento das práticas de sucesso do cooperativismo capixaba.
As participantes integram o comitê Elas pelo Coop, uma iniciativa do Sistema OCB/AM para capacitar mulheres nas cooperativas amazonenses. Em seu segundo dia no Espírito Santo, o grupo visitou a Coopram, cooperativa de empreendedores rurais em Domingos Martins, onde foram recebidas pelo presidente Darli Schaefer e sua equipe, que compartilharam a trajetória e os processos da coop.
Em seguida, no dia 23/10, a comitiva seguiu para Muqui, onde visitou a Cafesul, cooperativa de cafeicultores, com destaque para o grupo Póde Mulheres, composto por cafeicultoras que abriram suas propriedades para troca de experiências e aprendizado prático.
De volta a Vitória nesta quinta-feira (24/10), o grupo foi recebido na sede do Sistema OCB/ES para conhecer o trabalho da organização estadual, acompanhadas pela analista de Desenvolvimento Humano, Bianca Rocha, e pelos analistas de Desenvolvimento Cooperativista, Caroline Zanetti e Vinícius Schiavo.
Após uma série de cursos preparatórios no Amazonas, essas visitas técnicas representam um marco para o comitê Elas pelo Coop, cuja próxima etapa desafia cada cooperativa a desenvolver novos produtos com os aprendizados adquiridos. “Foi uma honra receber essas mulheres e acompanhá-las nesse intercâmbio. Esperamos que as práticas capixabas inspirem adaptações inovadoras no cooperativismo do Amazonas”, afirma Carlos André Santos de Oliveira, diretor-executivo do Sistema OCB/ES.
Fonte: ES360