O World Coop Management (WCM), maior evento cooperativo da América Latina, encerrou sua 10ª edição ontem (15), no Minascentro, em Belo Horizonte. E mais uma vez, a MundoCoop, Mídia Oficial do evento, esteve presente para acompanhar as maiores discussões da atualidade.
Reunindo cooperativistas do Brasil e mundo para refletir sobre os caminhos da “Liderança exponencial” no movimento, o segundo e último dia do WCM contou com uma programação repleta de especialistas e personalidades para se conectar com o público.
No Palco Mundo, Michael Flynn, Diretor de Educação Executiva na Trinity Business School, Irlanda, conduziu a conversa sobre “Liderança e tomada de decisões estratégicas em um mundo incerto”.
Michel reforçou a necessidade de uma nova abordagem ao se pensar em estratégias de negócios. Nisso, destaca o foco na inovação e nas mudanças constantes como as maiores prioridades, principalmente nos tempos atuais, traduzidos pelo Mundo VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo).
“Que mudança temos aspirado?”
– Nathan Schneider
“O caminho da conectividade: um horizonte para o movimento cooperativo na era digital” foi o norte da palestra do professor de Estudos de Mídia na Universidade do Colorado, Nathan Schneider, que deu continuidade as apresentações.
Schneider defendeu a união em prol dos interesses do cooperativismo, ao mesmo tempo que sinalizou a urgência de intensas transformações do movimento. Para ele, é preciso “virar o financiamento cooperativo de pernas para o ar”, apostando em estratégias que visam o topo do mercado.
Conversando sobre atitude empreendedora, inovação e resiliência nos negócios, o Painel SomosCoop empreendedorismo reuniu César Saut, Vice Presidente da Icatu Seguros, Afonso Rocha, Superintendente do Sebrae, Xiomara Nuñez de Céspedes, Presidente do Comitê de Equidade de Gênero da Aliança Cooperativa Internacional, e José Francisco Ávila, Conselheiro do México para Cooperativas das Américas.
Afonso abriu o painel enfatizando a importância de fomentar o cooperativismo com o objetivo de criar lideranças que mudem a sociedade. O bate-papo também trouxe à tona o papel das cooperativas para capacitar, incluir e apoiar novos negócios e profissionais, principalmente as mulheres.
“A centralidade do indivíduo mudou o ambiente de negócios e trouxe ganhos para o mundo”
– César Saut
Cesar Saut, por sua vez, enfatizou que o empreendedorismo com propósito é o que destaca o cooperativismo no mercado e sociedade, onde negócios que buscam desenvolver comunidades são mais prósperos.
O FATOR HUMANO
Inspiração foi elemento recorrente na 10ª edição do WCM. Esse que foi traduzido na participação do Doutor e livre-docente pela Escola de Comunicações e Artes da USP, Clóvis de Barros com a palestra “A vida que vale a pena ser vivida”.
“As iniciativas cooperativas proporcionam vida melhor a aqueles que as integram”
– Clóvis de Barros
Ainda para trazer reflexões que impactaram o dia a dia e o pensamento de vida de cada um dos participantes, o encerramento do evento contou com a presença de Carlinhos Brown para falar sobre “Música em comunidade”.
NOVIDADE NO COOPERATIVISMO
Toda programação e conteúdo do WCM 2024 foi dividida em diversos palcos simultaneamente durante os dois dias de evento. E foi nessa dinâmica que o Palco 360 recebeu, entre inúmeras apresentações e debates, a apresentação do CoopsParty Summit Goiás, que acontece nos dias 18 e 19 de novembro deste ano.
Na ocasião, o Sócio-Fundador da MundoCoop, Luis Claudio, e o presidente do Sistema OCB GO, Luis Alberto, convidaram a todos a integrar esse grande evento que irá acontecer em território goianiense e promete transforma o futuro do cooperativismo através da inovação.
Presidentes das organizações cooperativas de diversos estados do país estiveram presentes e deixaram seu apoio a iniciativa, reforçando sua importância não só para as cooperativas da atualidade, mas das futuras gerações que integrarão o movimento. Além disso, também fizeram questão confirmar presença no evento.
O Coopsparty Summit Goiás é uma realização da MundoCoop, Wex e Sistema OCB/GO.