Transformar a sociedade e garantir o desenvolvimento social e econômico é um dos principais objetivos do cooperativismo desde a sua criação. E há meia década, o Instituto Credicitrus materializa esse propósito, agregando valor às comunidades situadas em sua área de atuação.
Constituído em 28 de agosto de 2019, os alicerces do que o Instituto é hoje remetem a um ponto mais longínquo no passado. Em 2005, Leopoldo Uchôa – um dos maiores nomes do cooperativismo brasileiro – liderou a criação do Fundo de Investimento Social, o FIS. A iniciativa tinha como objetivo criar uma fonte contínua de recursos para ações voltadas à sociedade, e com isso, o FIS passou a receber anualmente 1% das sobras do resultado da Credicitrus, solidificando o pilar social da cooperativa.
“Entre 2005 e 2019, investimos quase R$ 20 milhões em 330 projetos, transformando realidades em 89 municípios de São Paulo e Minas Gerais. Com a criação do Instituto em agosto de 2019, nasceu um propósito grandioso: Construir Oportunidades. Transformar Vidas. Não apenas seguimos o legado recebido, mas ampliamos ainda mais os impactos da Credicitrus na sociedade, consolidando o Instituto como um grande diferencial da Cooperativa”, destaca Maria Tereza de Souza Lima Uchôa, Presidente do Instituto Credicitrus e Vice-Presidente do Conselho de Administração da Credicitrus.
Em cinco anos de atividade, o Instituto Credicitrus esteve à frente de mais de 120 projetos, 80 parcerias e 900 ações, direcionadas através de quatro vertentes: oportunidades para o cooperado, eventos de impacto social, desenvolvimento e inovação e negócios sustentáveis. Ainda, impactou mais de 270 mil pessoas, número que cresce gradualmente ano após ano.
As ações, são possíveis graças a um importante ecossistema, onde os cooperados – através da utilização dos produtos e serviços da instituição financeira cooperativa – contribuem para que os pilares do Instituto, social, educacional, ambiental e cultural, sigam em crescimento constante. “Essa dinâmica permite que, quanto mais a cooperativa cresce, mais recursos sejam gerados para ampliar sua presença nas comunidades. É nesse sentido que o Instituto se posiciona como um exemplo para empresas e empresários no Brasil, demonstrando que é possível incorporar a responsabilidade social no cerne da estratégia de negócios”, aponta Walmir Fernandes Segatto, Vice-Presidente do Instituto Credicitrus e Presidente Executivo da Credicitrus.
Com ações que reforçam e consolidam o papel da cooperativa na sociedade, o Instituto coleciona uma trajetória de sucesso, devidamente reconhecida em diversas ocasiões. As ações, atravessam os principais segmentos da sociedade, e possibilitam que o impacto social e econômico seja contínuo, reverberando através das comunidades.
“Em cinco anos, o Instituto trabalhou para transformar dezenas de organizações da sociedade civil em empreendimentos sociais sustentáveis. Lançou programas de profissionalização e empreendedorismo para cooperados, recuperou áreas ambientais, incentivou e proporcionou o acesso à cultura e fomentou a inovação”, apontam os porta vozes.
Para os próximos anos, o Instituto Credicitrus projeta aumentar ainda mais o seu impacto, expandindo o trabalho realizado até aqui, e hoje, nesta nova fase, abre suas fronteiras para que pessoas e empresas possam investir em responsabilidade social com a segurança e governança do Instituto. “Nossa perspectiva para a próxima década é continuar sendo um catalisador de transformação, expandindo nossos projetos, parcerias, sempre com a missão de construir oportunidades e transformar vidas”, finalizam.
CINCO ANOS EM NÚMEROS
+ de 120 projetos
+ de 900 ações realizadas
+ de 80 parcerias firmadas
+ de 270 mil pessoas impactadas